É fato que somos apaixonados por cores, mas por estampas então nem se fala! Já vimos com a Clau Cicala o que faz quem é designer de estampas, então que tal criar suas próprias? Seja para usar na decoração, nas roupas ou para criar peças para dar de presente, hoje em dia é muito fácil criar e produzir suas próprias estampas.

Takarda gift. Imagem: Behance Jessica Hurrell

Uma das maneira para imprimir suas estampas é através da BeDiff: no site você já vê todos os preços sem precisar se cadastrar, anexa sua estampa, escolhe quantos metros quadrados quer de tecido e pronto! Recebe sua criação em casa.

Estampa aplicada em tecidos. Veludo New Off, Gloss e Malha Crepe Moss. Imagem: BeDiff

Você pode escolher um tecido da BeDiff ou levar um seu desde que atenda as especificações do site. Se você quiser testar todos os diferentes tecidos (são mais de 20!), também existe a opção de receber uma amostra de 30cmx30cm em casa com a imagem que você fizer upload.

No Brasil, também existem outras empresas de estamparias, como a Velotrol Design, que aplica as estampas desde bonés até móveis. O preço é somente por e-mail e você pode acompanhar pelo site ou pelo perfil do InstagramA Clau Cicala explica mais sobre como você pode aprender a desenvolver suas estampas em seu e-book gratuito.

Estampa aplicada em em móvel, sapato e boné. Imagem: Velotrol Design

Estampa aplicada em moletom, bermuda e camiseta. Imagem: Velotrol Design

A Rio Cor Estamparia também tem técnicas especiais para deixar seu tecido com muito brilho (Foil ou Perolado), ter um efeito 3D com uma tinta que expande (Puff) ou com efeito lavagem (Air Brush). Legal, não? 

Efeito Foil, efeito lavagem e efeito puff. Imagem: Rio Cor Estamparia

Outra opção é a Dtprint – que traz a possibilidade de você fazer suas próprias cangas, biquínis, maiôs, bolsas, além de imprimir tecidos tradicionais, calçados e móveis. 

Canga redonda. Imagem: Dtprint

Muitas parcerias surgem a partir de uma imagem que pode virar uma estampa, com marcas e lojas com coleções únicas como a que já falamos aqui, da Vans + Van Gogh Museum Amsterdam que criaram uma linha exclusiva a partir dos quadros do artista.

Imagina depois que você criar suas estampas, a possibilidade de ideias, colaborações e coleções que isso tudo pode virar?

Vans + Van Gogh Skull

E para conseguir aquele trabalho na área, a Clau já deu várias dicas pelo Instagram: portfólio objetivo, com as suas melhores estampas e que mostrem seu diferencial!

Estampa tropical para o verão 2019 da Print.Co Argentina. Imagem: Aline Chacon e Blue Waves: Black Lamb Studio

Você pode criar tanto digitalmente com Photoshop, Illustrator e Corel Draw ou desenhar à mão, digitalizar e mandar o arquivo para a gráfica escolhida. Total liberdade para aprimorar seu estilo e sua casa!

Azulejos no banheiro. Imagens: 41zero42

E não é só de tecidos que vivem essas empresas! A BeDiff também imprime em azulejos e você pode usá-los na cozinha, no banheiro, na entrada da sua loja, no paisagismo… Pode ser azulejo ou porcelanato, com tamanhos variados que vão de 10cm x 10cm até 30cm x 30cm. Você pode conferir todos eles no site da marca! Veja aqui como o azulejo fica legal em todos os ambientes da casa e algumas dicas para aplicar e cuidar.

Azulejos estampados no banheiro. Imagem: 41zero42

E como são feitas essa estampas? No canal da Lancasterque também imprime estampas, você acompanha um pouco mais de como é feita a produção, técnicas de aquarela, estampa rotativa e mais. No vídeo abaixo você pode ver a diferença entre estampa rotativa e digital e quais são as vantagens de cada uma:

O que é muito legal é sair do comum nas estampas. Lembra dos rolos de pintura para aplicar estampas? Ou dos maravilhosos pratos estampados da DéboraVocê só precisa achar seus produtos favoritos para começar ou continuar seu negócio com a arte da estamparia! 

Pense em algum tema que você goste bastante para desenvolver nas suas criações ou um objeto específico que você acredita que pode ser a base para o seu negócio. As fotos da estação espacial que viraram lenços e as crianças que estamparam seus desenhos nas próprias roupas são algumas das muitas formas de como sair da caixinha.

Jaqueta Adidas + Farm multicores, uma parceria que deu super certo! 

Por fim, veja nossas 10 dicas para se manter criativo(a) o ano todo e arrasar nas criações! 

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários