Já parou para pensar é possível planejar o espaço da varanda do seu jeito? Uma das maneiras de deixá-la aconchegante é apostar em uma boa decoração. Confira! 

Imagem: Ikea Australia

Ahhhh, a varanda! Ela pode funcionar como uma extensão da área interna da sua casa ou apenas como um espaço de ventilação, de lazer, tudo de acordo com o seu objetivo. Para dar mais personalidade, em parceria com o pessoal da Construtora Trisul, que tem bastante experiência no assunto, reunimos algumas dicas bem bacanas de como utilizá-la e decorá-la para deixar o local mais aconchegante. Confira a seguir:

1. UTILIZE A ÁREA COMO JARDIM

Imagem: Ikea Australia

Plantas são ótimas opções para decoração de varanda. Além de trazer mais vida ao ambiente, cuidar delas proporciona momentos relaxantes e contato com a natureza. Em alguns terraços é viável até cultivar árvores frutíferas de pequeno porte, como jabuticaba e amora. Outra alternativa é a horta vertical, que é perfeita para espaços menores. Basta escolher uma parede que receba boa incidência de luz solar para colocar os vasos, ou arrumar estantes e carrinhos com vasinhos como as imagens acima.

2. OPTE POR MÓVEIS DE MADEIRA

Imagem: Casa dos Wilbert’s na Antuérpia 

Móveis feitos com materiais naturais, como a madeira, funcionam muito bem nas varandas. Pode-se utilizar espreguiçadeiras e mesinhas ou até mesmo construir um deck de madeira para o piso. Almofadas coloridas contrastam bem com esses itens e trazem mais energia para o ambiente. Outra forma de incluir a madeira é construir um painel na parede que possa sustentar um jardim vertical.

3. CRIE UM ESCRITÓRIO NA VARANDA

Sem espaço para o escritório? Utilize a varanda! Para isso, é preciso, essencialmente, de uma mesa, uma cadeira confortável e tomadas disponíveis para o computador, a impressora e o telefone. Também é possível fechar a área com grandes janelas de vidro. Assim, a vista será mantida e o excesso de ruído será evitado. Olha que legal essa ideia acima em São Petersburgo, na Rússia, criada pelos designers Denis Krasikov e Anastasia Struchkova.

4. TRANSFORME-A EM SALA DE JANTAR

Imagem: Doob Arquitetura/Casa de Valentina

Uma excelente forma de transformar a varanda em um espaço aconchegante é usá-la como sala de jantar. Já imaginou fazer todas as refeições aproveitando a vista, como se estivesse ao ar livre? Sem contar o fato de que a mesa e as cadeiras ficarão em uma área separada da sala de estar. Caso o local seja mais compacto, mesas redondas e bancos no lugar de cadeiras com encosto são mais adequados.

Imagem: Denilson Machado/MCA Estúdio/Divulgação

5. INVISTA EM UM ESPAÇO DE LAZER

Imagem: Cafe Stella/JacquelynClark

 

A varanda ainda é ideal como espaço de lazer, para organizar um open house e receber os amigos nos fins de semana, por exemplo. Para isso, pode-se optar por montar uma área com churrasqueira. Também é indicado reservar um local para a pia e uma área de apoio. Para aproveitar bem o espaço, você pode utilizar móveis planejados. Nas paredes, é interessante usar materiais de fácil limpeza, como azulejos ou cores mais fortes, principalmente no entorno da churrasqueira. Já para o piso, uma boa sugestão é o cimento queimado, que dá um aspecto mais moderno ao ambiente.

Você também pode aproveitar e montar um cantinho de acordo com a sua personalidade: um espaço com rede se você costuma descansar quando chega do trabalho e curte ler livros e meditar, bancadas para receber os amigos, e etc! O importante é se sentir bem no seu próprio lar.

“Lar” significa o lugar onde nossa alma sente que encontrou seu recipiente físico adequado, onde, todos os dias, os objetos em meio aos quais vivemos silenciosamente nos lembram de nossos compromissos e amores mais autênticos. 

Imagem: Histórias de Casa

Invista na decoração da sua varanda para deixá-la mais aconchegante proporcione momentos de prazer e descanso para si mesmo (a)!

Veja mais inspirações no nosso board exclusivo sobre o assunto no Pinterest!

 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários