Cabeceira de cama feita com varão de cortina de bambu e tapete eclético. Imagem: Kat Teutsch/Good Housekeeping

O quarto é com certeza um dos cômodos prediletos das casas no mundo todo. É comprovado cientificamente que o ser humano passa boa parte da vida dormindo – e a outra trabalhando (mas isso hoje não vem ao caso, ok?!). E para descansar o corpo e a mente, nada mais justo do que um ambiente limpo, organizado, e por que não muito bem decorado? Melhor ainda se essa decoração for feita pelo próprio dono: você!

Que tal criar uma cabeceira para sua cama bem criativa, exclusiva e com materiais que com certeza você tem em casa ou pode conseguir facilmente? Além de fugir dos padrões ainda é possível economizar muito, pois dependendo do modelo, uma cabeceira pode custar até mais caro que seu próprio colchão. Inspire-se então nessas ideias e modelos que vamos ensinar você a fazer!

Imagem: Kotilo 

1 – Cabeceira de cama feita com porta antiga

Normalmente após uma reforma em casa muitos materiais acabam sendo depositados na caçamba de lixo, mas que se bem reaproveitados podem render móveis e itens maravilhosos de decoração. Se esse for o seu caso e as portas antigas não tem um destino em vista, aqui está a solução! Que tal fazer uma cabeceira para sua cama?

Antigamente, as portas eram feitas com madeiras muito boas e bem resistentes e hoje, com uma boa dose de criatividade você pode dar novo fôlego a ela. E por ser compacta, é ideal para quem pretende comprar apartamentos ou kitnets à venda (ou em busca de kitnets para alugar). Anote o material que você vai precisar.

MATERIAIS:

– Uma porta velha

– Lixa

– Removedor de tintas

– Pincel

– Tinta da cor de sua preferência ou verniz

– Furadeira

– Buchas e parafusos grandes

Imagem: IDA Interior Lifestyle

PASSO A PASSO:

Comece lixando a porta para retirar imperfeições e acúmulos de tintas, pois quanto mais velhas, obviamente mais demãos ela já deve ter recebido. Caso deseje chegar à madeira original, utilize um bom removedor para auxiliar (como Varsol, por exemplo). Se optar por esse produto, utilize luvas, e despeje o líquido em um recipiente. Com um pincel, umedeça toda a madeira e espere dois dias.

– A tinta velha se soltará com muita facilidade. Com uma espátula vá raspando até soltar o máximo de resíduos. Depois lixe bem e limpe com um pano úmido. Pinte a primeira demão de tinta, espere secar um pouco e reaplique a segunda demão na madeira.

– Caso opte por fazer um trabalhado na madeira mostrando um pouco da história e ranhuras, você pode deixar alguns descascados na tinta, lixar outras partes e criar algo no estilo Old School que também fica bem legal. Depois só envernize.

– Feito o processo preferido, meça a área de fixação da cabeceira e verifique se a porta caberá no local ou precisará ser cortada. Caso as medidas estejam ok, demarque na madeira e na parede quatro lugares para perfurar com a furadeira afim de fixar bem com os parafusos. Só tome cuidado para não escolher uma parede com canos, pois aí é dor de cabeça na certa.

– Daí é só prender bem, e encaixar seu box. Está pronta sua cabeceira com porta velha!

Imagem: One Kings Lane

2 – Cabeceira com futons e varão de cortina

Essa ideia é bem fácil de fazer, pois dá menos trabalho justamente por ser feita com materiais prontos, a menos que você opte por fazer seus próprios futons. Aqui nessa cabeceira você precisará de um varão para cortina com suporte, e futons – que são aqueles almofadões mais quadradinhos.

Se o futon escolhido já tiver aquelas cordinhas para amarração, basta fixar o varão na parede desejada e prendê-los. Agora, se os que você escolher não tiverem, você necessitará de fitas de cetim ou pedaços de retalhos em formato retangular, linha e agulha para costurar nas almofadas e fazer as alças como no exemplo acima.

Imagem: Mobly

Você também pode comprar um super futon como esse grandão acima e pronto! Basta encaixá-lo no varão.

Imagem: Casa.com.br

3 – Cabeceira de Cama feita com Patchwork

Essa técnica é um charme e deixa qualquer decoração romântica, divertida e aconchegante, e não tem muito mistério para recriar essa ideia. Você vai precisar de uma trena ou fita métrica para medir bem certinho a largura da sua cama. Com as medidas tiradas, basta definir quantos quadrados fará e a altura que deseja dar para sua cabeceira.

Separe retalhos de tecido de várias estampas e texturas. Para fazer a base você precisará de um MDF (pode ser até aqueles fundos de guarda-roupas), pois a madeira servirá apenas para fazer a fixação da espuma e dos tecidos. Para a montagem, compre espuma numa espessura que não seja nem muito fina, nem muito densa, escolha uma suficiente para deixar a cabeceira “fofa”.

Digamos que sua cama tenha aproximadamente 1,60m de largura. Você poderá cortar quadrados com a medida de 40x40cm, o que dará quatro quadrinhos de patchwork por linha. Lembre-se de cortar toda a espuma na mesma medida. Então, corte o tecido na medida mínima de 50x50cm para encapar os quadradinhos e arremate as bordas com cola quente diretamente na espuma. Repita todo esse processo até “fechar” toda a medida da cabeceira que foi definida.

Concluída essa etapa, pegue o mdf na medida da cabeceira e passe cola de contato para grudar as almofadas. Depois é só parafusar na parede e desfrutar de sua obra de arte!

Imagem: Frank Murray/DIY Network

4 – Cabeceira de cama feita com remos de madeira

Para quem curte esportes e tem espírito aventureiro até mesmo na hora de dormir, essa ideia de cabeceira é simplesmente genial. Os remos deram um charme todo especial pela diferença de tamanhos e nuances naturais da madeira. Para fazer a fixação, uma ripa de madeira foi presa na parede e os remos colocados sobre ela. Lindo e fácil, não é?

Imagem: Minha Casa Minha Cara 

5 – Cabeceira de Cama feita com Pallet

Alternativa sustentável, os pallets servem para fazer diversos móveis e artesanatos, incluindo cabeceiras para cama. Acima, o pallet de cor natural ganhou um trabalho geométrico feito com linhas coloridas de lã, acredita?

Nessa ideia abaixo – que ficou um espetáculo – o pallet foi apenas lixado e envernizado, ganhando o toque fofo de um adesivo com tema de pássaros.

Imagem: Cathey with an E

Gostou das dicas? Então mãos à obra e não esqueça de nos enviar seus comentários e sua foto com a cabeceira feita por você!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários