follow-the-colours-colour-futures-2015

Todos os anos, a Akzo Nobel (fabricante da Tintas Coral) divulga o Colour Futures, uma publicação com a previsão de tendências e cores na decoração. Esse é o 12º ano que a Global Aesthetic Center (Centro de Estética Global) da empresa convida um respeitado grupo de especialistas em design e cores para discutir ideias emergentes, comportamentos e sentimentos no mundo todo. Juntos, esses profissionais vindos dos quatro cantos do planeta compartilham seus pontos de vista e percepções. Depois de muitas observações, pesquisas e estudos de campo, chega-se a um consenso, essas ideias são “traduzidas” e ganham uma apresentação especial, na qual tivemos o prazer de participar na semana passada em São Paulo.

Além de lançar a cor do ano, esse estudo apresenta uma influência/tema dominante e mais 5 tendências de cores. Em 2015, o tema central do estudo chama-se “Cotidiano + Como encontrar maravilhas no dia-a-dia”. Os especialistas envolvidos perceberam que o estado de espírito primordial é o que ao mesmo tempo procura e acha aquele algo a mais que faz a diferença em nossas vidas. E que após anos proativamente buscando, conectando e descobrindo nosso potencial, 2015 traz o bônus: aquele algo + no nosso cotidiano. Estamos aprendendo a ver o mundo à nossa volta de maneiras novas e únicas. Estamos encontrando jeitos novos e sutis de adicionar cor às nossas vidas.

“Ao longo da última década, pudemos perceber, à primeira vista, que o mundo deixou de olhar para dentro (2004-2006); passou a ver o exterior e a estimular o crescimento (2007-2008), e, em seguida, despertou para um renovado sentido de consciência após a crise global de 2008 (2009-2014)”, afirma Benito Berretta, Diretor de Marketing da Tintas Coral. “Agora, 2015 mostra a celebração das diferenças e a sabedoria que é encontrada em histórias individuais e singulares. As tendências apontam, portanto, que o estamos caminhando para achar o maravilhoso no cotidiano: a magia de todo dia”. 

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-03

Colour Futures, da Tintas Coral, indica “Sombra de Cedro” como a cor de 2015. 

Essas tendências são antecipadas para o mercado com o objetivo de influenciar as pessoas a revitalizarem o que está a sua volta e determinam as tonalidades que vão guiar o ano seguinte levando em consideração áreas como moda, arquitetura, decoração e comportamento.

E vamos começar falando sobre a cor do ano. Uma cor quente, surpreendente e que reflete uma visão mais positiva do mundo. “Sombra de Cedro” é um tom laranja-acobreado caloroso que representa a ênfase renovada no ato de compartilhar. Essa tonalidade profunda, que substitui os tons frios e verdes dos últimos anos, pode ser combinada com rosas, neutros, brancos e demais tonalidades de laranja, além de tons metálicos, como dourado e cores amadeiradas.

“Sombra de Cedro” reflete e complementa as tendências para 2015 identificadas pelos especialistas em cores internacionais da marca. Além de espelhar o positivismo, ela representa a paleta natural da terra, desde tons de barro até matizes brilhantes de amarelo; tonalidades de pele que ecoam a interatividade entre os seres humanos e também as nuances de sépia que lembram o passado. 

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-06

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-02

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-07

“A cor de 2015 é um laranja acobreado inspirado nos materiais de cobre e objetos amplamente utilizados ​​no design, arquitetura e moda. Além disso, é uma cor que representa o tema “Cotidiano +: como encontrar maravilhas no dia a dia” de uma forma vasta, uma vez que é o tom da terra, metais, da pele. E mais: é fácil de usar e combinar”, diz Heleen van Gent, Diretora do Centro de Estética Global da Akzo Nobel Tintas Decorativas.

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-04

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-01

Todo esse conjunto de reflexões impacta não apenas na escolha da cor do ano e na paleta de 2015, mas também nas 5 tendências apresentadas pelo estudo global: “A natureza é grande, eu sou pequeno”; “Camadas mais camadas”; “Espaços ignorados”; “Ele e ela” e “Intercâmbio entre amigos”. Vem conhecer cada uma delas:

A natureza é grande, eu sou pequeno

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-10

Segundo essa tendência, a natureza representa tudo que é imprevisível e indomável; ela pode ser doce e calma ou brava e selvagem. Atentas a isso, as pessoas querem se lançar contra os seus elementos para descobrir a sua força. A tendência copia o belo fluir das cores e matérias da natureza para criar uma atmosfera calorosa e aconchegante.

Neste caso, a paleta de cores captura a sensação ensolarada do deserto do Arizona, vasto e amedrontador, mas ainda assim incrivelmente belo. Os ricos tons terrosos de sépia, ocre, terracota e argila criam uma paleta que é natural e forte – assim como a atmosfera que a inspirou. 

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-natureza-01

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-natureza-02

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-natureza

Camadas mais camadas

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-camadas-04

Essa tendência aponta que a vida das pessoas está cada vez mais multidimensional e a profundidade em vários níveis se revela na medida em que elas olham e exploram a si mesmas e ao meio ambiente. A paisagem digital adiciona ainda mais camadas ao mundo, não apenas em termos de espaço, mas também de tempo.

Esta tendência é traduzida pelo uso sutil de agrupamentos de cores, ao invés de um único tom. A combinação de várias tonalidades é essencial, em nuances predominantemente suaves e tons pastéis (todas reforçadas pela cor do ano), enquanto o uso de materiais desgastados, sobrepostos e opacos dá mais sensação de profundidade.

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-camadas-03

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-camadas-01

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-camadas-05

Espaços ignorados

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-espacos-01

De acordo com esse tema, na medida em que ter espaço é quase um luxo na vida moderna, nota-se o aprendizado sobre dar valor e fazer uso de áreas antes ignoradas e até desprezadas. Agora, há um olhar diferenciado para o inútil e o feio.  Segundo a tendência, o design de interiores ensina a maximizar o potencial de espaços subutilizados: um mezanino, um hall de entrada ou um canto sob a escada.

Este efeito pode ser levado às últimas consequências por meio do uso sutil das cores: por exemplo, tons escuros e claros usados em conjunto ajudam a criar a ilusão de profundidade tridimensional onde, na realidade, isso não existe. Com uma coleção sofisticada de cores, esta paleta segue três direções diferentes de nuances: cinza azulado, caqui e rosa neutro.

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-espacos-02

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-espacos-03

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-espacos-04Ele e ela

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-ele-ela-0

A quarta tendência do Colour Futures 2015 mostra que, cada vez mais, as pessoas celebram o melhor de cada gênero, tanto na importância da diferença, como na semelhança. O tema aponta que homens e mulheres estão progredindo na descoberta das particularidades de seu gênero e, ao mesmo tempo, reconhecendo como o masculino e o feminino podem complementar um ao outro.

Essa percepção é transportada para a paleta de cores por meio da presença de nuances tradicionalmente femininas, como ameixa, rosa pó e creme, combinadas com tons masculinos, a exemplo de caqui, cinza ardósia e verde azulado; mas elas também combinam e se complementam quando usadas em conjunto. O visual deste tema é clássico, discreto e assertivo.

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-ele-ela-01

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-ele-ela-03

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-ele-ela-05

Intercâmbio entre amigos

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-intercambio-01

O último tema de 2015 aponta que uma das mais significativas tendências sociais dos últimos anos tem sido repensar e redefinir o conceito de propriedade. Inspirada pela influência cada vez maior que o mundo digital tem em nas vidas das pessoas e a revolução gerada pelas mídias sociais, uma economia colaborativa e amiga baseada na troca foi estabelecida nos últimos anos.

Consumidores agora procuram produtos e serviços a partir de um modelo colaborativo baseado na ideia de compartilhar e emprestar por meio de uma comunidade de indivíduos que pensam de modo similar. É um sistema construído quase que totalmente com base na confiança e no entendimento de que é possível auxiliar os outros enquanto as pessoas ajudam a si mesmas.

Este mesmo conceito de novas combinações e enfoque eclético na resolução de problemas está refletido na família de paletas de cores quentes para 2015, que muitas vezes são usadas de maneiras imprevisíveis. Por exemplo, tons rosados e avermelhados de frutas adicionam suavidade quando usados em conjunto com verde limão e laranja, mas podem também trazer exuberância aos tons de ocre, marrons fortes e cinzas quentes.

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-intercambio-03

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-intercambio-02

follow-the-colours-colours-futures-tintas-coral-2015-intercambio-04

Gostou? Nós adoramos o Colour Futures de 2015! Você não precisa trocar a cor da sua casa ou escritório agora, mas talvez fique com vontade depois de conhecer todas essas cores! E aí, por qual tendência você se anima?

*Quer saber mais? Veja todo o estudo ou baixe a versão digitalizada do livro CF15 aqui

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários