O Feng Shui é o estudo das relações entre o ser humano e o espaço, mostrando como os ambientes afetam o estado físico e mental em todos os aspectos da nossa vida, influenciando o sucesso em cada uma dessas áreas. Esta arte de organizar a vida lida com o conceito de fluxo de energia, mostrando como é importante deixar que as coisas fluam para que sejam bem-sucedidas. Para que as pessoas consigam os seus objetivos tanto pessoais como profissionais, elas precisam se manter num estado de organização com equilíbrio, balanço e conforto, proporcionando uma sensação agradável e positiva. Para aplicar o feng shui é preciso pensar em nove áreas: prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos, trabalho, espiritualidade, família e centro. E tudo isso baseado e aplicado no espaço de vida principal, através de uma mapa de energia que se chama baguá. Se tudo que é físico dentro do espaço está seguindo a regra do baguá, a vida tem mais condições de ser feliz.

COMO ENERGIZAR CADA UMA DAS ÁREAS COM OS SIMBOLISMOS CERTOS NO FENG SHUI

A técnica de harmonização é uma tradição milenar chinesa, que existe há 4 mil anos. O Feng Shui ajuda a liberar os ambientes de energias ruins e atrai a positividade, além de trazer sorte, alegria, sucesso, equilibrando as vibrações ao melhorar o fluxo de energia dos ambientes. Confira como usar os simbolismos certos em cada uma das áreas:

Equilíbrio entre seixos de pedras. As pedras e cristais da natureza trazem sorte e prosperidade para os ambientes. (Imagem: AjFile/Shutterstock)

CRIATIVIDADE E PROJETOS PESSOAIS/PROFISSIONAIS

Na área de criatividade, as cores que devem ser utilizadas são: branco e tons pastéis. O elemento é o metal e o número é 0 7. Nesta área deve-se colocar bastantes objetos metalizados, dos mais variados tipos de metais. Muitas pessoas acreditam que este número traz sorte, e segundo um estudo conduzido pela Betway, o número 7 é encontrado em vários elementos da vida, entre eles 7 cores do arco-íris, 7 continentes no mundo, 7 pecados capitais e 7 dias da semana, por exemplo.

AMIGOS, VIAGENS E PESSOAS

Na área dos amigos, viagens e pessoas que ajudam, as cores que devem ser utilizadas são: branco, cinza e tons metálicos. O elemento também é o metal e o número é o 6. Nesta área colocar o mesmo que na área da criatividade acima.

PROSPERIDADE, ABUNDÂNCIA, RIQUEZA

Na área da prosperidade, as cores que devem ser utilizadas são: azul e roxo. O elemento é madeira e o número é 4. Nesta área colocar: plantas, ervas, imagens de natureza, bambu e tudo o que for de madeira, tudo o que for alto e que representa crescimento vertical. Há também outros elementos próprios da cultura chinesa para acionar ainda mais o fluxo de energia deste ambiente.

Sala de estar em tons de verde, bambu na mesinha de madeira e um sofá bege. Ambiente perfeito para aumentar o fluxo de boas energias no ambiente e trazer consigo o significado de família e comunidade! (Imagem: Photographee.eu/Shutterstock)

FAMÍLIA, SAÚDE, IDOSOS

Na área de família, as cores que devem ser utilizadas são tons de verde. O elemento é madeira e o número é 3. Deve-se colocar as mesmas coisas que na área da prosperidade.

SUCESSO, FAMA, REPUTAÇÃO

Na área do sucesso, as cores que devem ser utilizadas são: vermelho, rosa pink e laranja. O elemento é fogo e o número é 9. Nesta área colocar: velas, troféus, premiações, certificados, diplomas, fotos de eventos e tudo o que lembra calor como plantas vermelhas e alaranjadas, e alimentos nos mesmos tons que também representam sucesso. Ter por perto as suas conquistas anteriores é importante para atrair ainda mais conquistas.

Quarto moderno em tom de rosa e branco. A cor é uma ótima opção para representar amor, carinho e trazer harmonia. (Imagem: Photographee.eu/Shutterstock)

RELACIONAMENTOS, CASAMENTO, AMOR

Na área dos relacionamentos, as cores que devem ser utilizadas são: rosa, vermelho e branco. O elemento é terra e o número é o 2. Nesta área colocar: cristais que trazem amor, imagens de pessoas que se ama, corações e flores. Não é por acaso que o número 2 representa o casamento e o amor, já que representa atenção, carinho e dedicação. E segundo o Feng Shui, o rosa também é a cor da beleza, do romantismo, do amor terno e carinhoso.

Decoração de escritório em azul escuro, detalhes em preto, mesa de madeira. A cor é propícia para atrair sabedoria e perfeita para ser utilizada em ambientes de trabalho. (Imagem: Photographee.eu/Shutterstock)

TRABALHO, JORNADA DE VIDA, CARREIRA

Na área do trabalho, as cores que devem ser utilizadas são: tons de preto e de azul-escuro. O elemento é água e o número é 1. Nesta área colocar: fontes de água e tudo que tem referência a isso. Além disso, se você for uma pessoa religiosa, dá para colocar simbolismos da sua religião.

ESPIRITUALIDADE, CONHECIMENTO

Na área da espiritualidade, as cores que devem ser utilizadas são: amarelo e marrom. O elemento é terra e o número é o 8. Nesta área colocar: livros, imagens de pessoas que representam os seus desejos de conhecimento, frases de inspiração e motivação. Nesta região, coloque alguns mantras criados por vocêSegundo um artigo do site Iquilibrio, o significado do número 8 é o infinito, sendo que o seu formato representa o círculo sem fim da vida e também da evolução espiritual e do conhecimento.

Terrário com suculentas e livros em uma estante. Livros ajudam na espiritualidade e evolução, já as plantas ajudam a energizar o ambiente positivamente e até mesmo a neutralizar o que não há de bom no espaço. (Imagem: Amilao/Shutterstock)

CENTRO E EU

Na área do centro e eu, as cores que devem ser utilizadas são: amarelos e marrom. O elemento é terra e o número é o 5. Nesta área colocar: potes de argila, pessoas meditando ou rezando, um altar e elementos com areia. Este deve ser um ambiente que lhe permita se conectar com o seu eu-interior, acalmando a mente e concentrando no agora. Segundo a Global Color Survey, 80% das pessoas acreditam que amarelo é a cor que melhor representa felicidade no mundo.

Rosto de Buddha, ametista, velas, madeira. Todos elementos atraem prosperidade no Feng Shui. De acordo com a técnica, você deve colocar o buddha de costas para a porta de entrada da sua casa, assim ele também atrairá riqueza espiritual e elevará sua vitalidade emocional. (Imagem: Maria Bocharova/Shutterstock)

PRINCÍPIOS BÁSICOS DO FENG SHUI E DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO

Dentro do Feng Shui há alguns princípios gerais, tais como não ter bagunça e desorganização, e ter um espaço com luz natural e boa ventilação. E a mais importante: deixar fluir a energia universal. Para guiar o feng shui dentro do lar é preciso utilizar a porta de entrada de energia como referência. Além disso, o baguá, deve ser adaptado de acordo com a planta do ambiente. Um outro ponto importante é o conceito de elemento sobrante e elemento faltante, quando temos uma área em excesso ou em escassez.

Esperamos que esta matéria te ajude a aplicar o feng shui na sua vida para que você tenha mais momentos de alegria e de felicidade em sua casa e na vida!

Imagens em parceria com: Shutterstock

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários