O granilite consiste em uma base cimentícia (areia e água, cimento brancoonde são adicionados grânulos de minerais (quartzo, granito, mármore – este chamado também de marmorite, vidro, etc.). A técnica foi amplamente utilizada em meados do século passado e atualmente é uma das maiores tendências no mundo da arquitetura e do design (também chamado de Terrazzo no exterior).

Trata-se de um revestimento que bate direto na memória de muitas pessoas, afinal quase todo mundo tem alguma lembrança relacionada ao granilite, não é mesmo? Na década de 40, a composição super durável foi muito usada em pisos de casas e halls de prédios no Brasil, e muitos ainda persistem firmes e fortes por anos.

Imagem: Colour Emotions

Com grânulos grandes ou pequenos, acabamento polido ou fulget (que mantém o relevo dos pedriscos), multicoloridos ou em tons pastel, aplicados sobre piso ou bancadas, em móveis ou utensílios  as possibilidades do granilite são enormes! 

Engana-se quem pensa que exista somente modelos com muita informação visual que, por vezes, podem ser cansativos aos olhos. Aqui trazemos muitas inspirações belíssimas das mais variadas aplicações que o produto pode ter. Aposto que ao final deste post você vai querer pelo menos um detalhe em granilite na sua casa! Vamos a algumas inspirações:

GRANILITE NO PISO E NAS PAREDES

O espaço corporativo da WeWork em Shangai foi instalado em uma antiga fábrica de ópio e na reforma feito pelo escritório Linehouse Design recebeu revestimento em granilite em tons pastel no piso e meia parede. Apesar de ser colorido, o resultado final ficou muito delicado. (Imagem: WeWork Weihai Lu)

O restaurante Odette, em Singapura, recebeu granilite em tons de rosa e branco que foi emoldurado por um mármore escuro no piso. Apesar de os ‘agregados’ no chão serem grandes, as cores escolhidas atribuíram bastante suavidade. (Imagem: Jovian Lim/Universal Design Studio)

O Penny Drop Café em Melbourne é um bom exemplo de como o granilite fica bem quando conjugado com outros acabamentos. O escritório We Are Huntly empregou materiais como madeira, ladrilho, textura de cimento e cobre, tudo em grande harmonia com o granilite cinza da parede. (Imagem: Brooke Holm/Archilovers)

O piso deste apartamento em Torino recebeu granilite com grânulos de cores contrastantes que foram bem arrematadas pelos móveis e adornos coloridos. O projeto do escritório italiano Marcante-Testa gerou uma atmosfera retrô e o material no chão apontou muito bem o estilo! (Imagem: Carola Ripamonti/Marcante Testa)

GRANILITE NO BANHEIRO

Em uma proposta bastante sóbria, o granilite compõe a pia. Os acabamentos na cor preta reforçam o ar contemporâneo do ambiente. Projeto BA Residence de Vincent Van Duysen. (Imagem: Architecture Product Fashion Photography/Ellen Claes)

O banheiro clean de uma família australiana recebeu granilite em tons predominantemente claros nas paredes. A marcenaria com acabamento amadeirado embaixo da bancada trouxe um aconchego para a composição com o material. O projeto é do escritório Zunica Interior Architecture & Design. (Imagem: Alex Reinders/Home Adore)

GRANILITE NA COZINHA

Surfando na onda do millennial pink, a bancada da fofíssima cozinha é um granilite rosa que compõe com uma marcenaria da mesma cor e um espelho em uma das portas. O projeto é o escritório belga Atelier Dialect.

O escritório espanhol Arquitetura-G projetou a reforma de um apartamento em Barcelona que também abriga um estúdio fotográfico. Os arquitetos deixaram um espaço livre generoso para as funções do estúdio com piso em granilite cinza. Em contrapartida, as funcionalidades do apartamento foram concentradas no bloco todo verde, com granilite da mesma cor. (Imagem: José Hevia/ArquitecturaG)

GRANILITE APLICADO EM OBJETOS

Para quem gosta da estética do granilite, porém não pode modificar pisos, paredes e bancadas do seu lar, que tal enfeitar seus móveis com esses puxadores em tons off white, por exemplo? Estão à venda na Anthropologie.

Um item de decoração muito bacana também é esse porta garrafas com uma vibe bem praiana pra deixar seu brinde mais relaxante. À venda também no site da Anthropologie.

No Brasil, as meninas da Gypso criam peças lindas em cimento com a estética granilite. São vasos, pratos, bowls, objetos decorativos, porta copos.

Composição linda em tons terrosos (que também são hits de 2018) criada pelo escritório dinamarquês Studio David Thulstrup. O escritório sempre utiliza granilite em seus projetos e as composições são incríveis! Vale a pena conferir as fotos do Instagram.

TENDÊNCIA MARMOREAL

Uma tendência dentro da tendência: o Marmoreal é fabricado pela empresa Dzek em parceria com o designer britânico Max Lamb, e se trata de um marmorite (quando os minerais agregados são exclusivamente em mármore) e possui uma estética bastante impactante que adorna lindamente os espaços.

Suas cores são advindas dos 4 tipos de mármores italianos utilizados e possuem tons alaranjados, amarelados e esverdeados aplicados em um fundo branco ou preto. O produto está fazendo bastante sucesso e é possível encontrar várias fotos inspiradoras com o uso do produto!

O marmoreal é composto de aproximadamente 95% de mármore e 5% de resina. Existe em diferentes formatos e pode ser aplicado em diversos ambientes. Confira:

Na cozinha acima existem duas grandes tendências além do marmoreal: a cor verde e os acabamentos em tons dourados. A composição recebeu também itens amadeirados e ficou super elegante! (Imagem: OakFurnitureland)

Pra você que não tem medo de se jogar na tendência nem na estampa, aí está um banheiro todo em marmoreal.

Marmoreal com fundo preto aplicado sobre bancada e rodabancada da cozinha. Os armários verdes e os puxadores em concha foram a cereja do bolo. Charmosíssimo!

Com a intenção de fazer componentes de banheiros que sejam ao mesmo tempo práticos e decorativos, a Dzek criou uma linha de utilitários que com certeza não passa despercebida nos ambientes.

Aplicação do marmoreal em área de escada com um corrimão azul fazendo um belo contraponto e criando um clima bem mediterrâneo.

Cozinha na tendência dos tons terrosos com marmoreal branco aplicado no piso e nas paredes. O teto contrasta com a pintura marrom. A bancada e os armários, por sua vez, são bem branquinhos para trazer leveza. (Imagem: YellowTrace)

Achou too much? Que tal apenas um objeto com a estampa? (Imagem: MissMoss)

TENDÊNCIA SUSTENTÁVEL 

Pensando nessas técnicas, existem marcas que se destacam como a Bottle-Up, uma ONG que fabrica peças a partir de vidros reciclados da ilha de Zanzibar, no continente africano. O crescente número de turistas aumenta também a quantidade de lixo produzido e, consequentemente, o número de garrafas descartadas. A partir desse problema, surgiu a solução de criar objetos e mobiliários com os vidros coletados. O resultado, além de ser gentil com a natureza, é belo para os olhos.

Banco feito em madeira e ‘granilite sutentável’ composto com vidros reciclados produzidos pela ONG Bottle-Up.

Objetos decorativos em ‘granilite sustentável’ também fabricados com vidro reciclado através do trabalho da ONG Bottle-Up.

GRANILITE BEM BRAZUCA

Caso você esteja se perguntando como e onde irá encontrar um granilite para a sua casa, a Expo Revestir (feira voltada para profissionais da área de Arquitetura e Design que aponta tendências de mercado) acaba de apresentar alguns produtos que em breve estarão em diversas lojas do Brasil. As novidades são modelos prontos e sua vantagem consiste na maior rapidez de instalação em comparação com a técnica de aplicação tradicional.

Linha Flake – Roca Cerâmica

O piso acima é um porcelanato que imita o granilite e está disponível na versão matte ou polida. O produto apresenta padronagem lisa ou geométrica e faz parte da Linha Flake que foi lançada pela Roca Cerâmica. (Imagens: Casa Vogue)

A Solarium também desenvolveu uma linha de revestimento para parede com efeito granilite em conjunto com a arquiteta Fernanda Marques. As peças apresentam um movimento super bonito e podem realçar a beleza de vários ambientes.

E aí, curtiu a volta desta tendência de uma maneira mais contemporânea? Saiba que o granilite também está emprestando sua estética para outros tipos de objetos e estampas decorativas!

Quer mais inspirações? Confira nosso board exclusivo no Pinterest sobre o assunto e veja mais belezuras!

 

Arquiteta e Urbanista, Paula Cançado acha todas as cores bonitas. Gosta de tudo que deixa a vida mais bela: um bom papo, uma refeição gostosa, uma viagem inesquecível e aquelas músicas que fazem dançar. Descobrir coisas novas a mantém em constante movimento.

Paula Cançado – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários