Para quem trabalha em casa, tem um projeto paralelo, hobby ou simplesmente gosta de adiantar o trabalho do escritório, ter um home office bem organizado é super importante. Independente do espaço (como já falamos aqui), seja onde seria o closet, dentro do próprio quarto, em baixo da escada ou na sala: todos nós precisamos de um canto legal para pagar contas ou responder nossos e-mails enquanto estamos no conforto do lar.

Se o seu escritório ainda é aquela eterna bagunça inacabada ou nem começada, decidimos te ajudar com algumas inspirações super modernas para você por em prática as suas ideias de decor. Quem sabe assim, não te animamos a transformar o seu hobby no seu tão sonhado negócio próprio e que vem sendo adiado há tempos? Dedicar-se a um projeto paralelo pode parecer mega difícil, mas na realidade hoje existem meios que tornam isso mais fácil do que você pensa. No mundo ideal, seria ótimo poder contratar uma equipe de designers, programadores, publicitários e outros profissionais da área, mas sabemos que a realidade é outra.

Quando começamos com o FTC, há 9 anos atrás, tínhamos pouca verba (quase nenhuma…rs), nem experiência e ferramentas online que facilitariam a criação do nosso site. Mas hoje é tão fácil que até temos uma pontinha de inveja de quem começa agora. Por exemplo: existem plataformas online de sites como o Wix, onde você cria até a sua loja virtual em minutos! Tudo simples e rápido com um sistema arraste e solte – você personaliza a aparência, escolhe templates, arrasta uma imagem onde quer colocá-la e pronto. Tão fácil quanto postar uma foto na sua rede social favorita. E você ainda pode até criar cupons de descontos para os seus produtos. Que bruxaria é essa?!

Dependendo do tipo de negócio que você irá montar (fotógrafo, design de interiores, maquiadora, aulas particulares, etc), seu site pode até contar com uma ferramentas de agendamentos, reservas de horários e até receber pagamentos antecipados. Com o plugin Wix Bookings, por exemplo, você continua a fazer suas tarefas diárias e a trabalhar no projeto que sempre desejou, como se tivesse uma assistente virtual! E se alguém desistir do horário marcado com você, o sistema te envia e-mails automáticos avisando o cancelamento, porque time is money, né?

Mas antes de tudo, é importante estudar o que possíveis concorrentes estão fazendo, utilizar os bancos de imagens gratuitos onde você vai achar imagens lindonas e sem problemas para usar, divulgar nas redes sociais o que está vendendo e outras pequenas dicas que já falamos aqui e que com certeza irão lhe ajudar. Então bora dar uma olhada em alguns desses escritórios que garimpamos pela internet? Quem sabe mudar a decoração de um ambiente não te anima a querer transformar essa ideia em algo a mais?

PRA DAR UM START NO SEU NEGÓCIO PRÓPRIO – HOME OFFICE INSPIRADORES
1 – TONS EM ROSA, LUZ NATURAL E PLANTAS

Imagens: Simone Augustin Photography © 2017 Houzz

A executiva de relações públicas Tanja Demmerath e seu marido, Magnus Pieper, juntamente com seus dois filhos, reinventaram esse ambiente em um antigo quartel do Exército dos EUA em Berlim para eles mesmos. A casa cheia de luz inclui este escritório brilhante com janelas angulares e paredes cor de rosa malva. Os detalhes das plantas contrastam com os tons pastel, além de alegrarem o espaço dando mais vida.

2 – DESIGN TOTALMENTE BRANCO E RELAXANTE

Este brilhante estúdio no fundo de um quintal no Canadá fica ao lado de um jardim e você nunca saberia que antigamente o espaço costumava ser uma garagem. Ele foi projetado por Andrea McClean Studio e estilizado por Laura Melling com um piso de azulejo geométrico e um design totalmente branco relaxante.

3 – A VARANDA COMO ESPAÇO DE TRABALHO

Tons complexos no interior e o uso de muita madeira natural complementam este apartamento de uma família grande em São Petersburgo, na Rússia. Os designers Denis Krasikov e Anastasia Struchkova lidaram perfeitamente com a criatividade e misturaram na decoração toda, a predominância das cores verde, cinza e preto. O mais legal é que a varandinha virou um espaço de trabalho descolado com vista para a cidade e espaço para receber visitas.

4 – ESCRITÓRIO VINTAGE E MODERNO

A escritora (e social mídia) Kelly Oxford contou com a ajuda do designer Orlando Soria e da Homepolish para projetar um escritório para ela em sua casa em Los Angeles. O home office elegante e aconchegante traz uma sensação vintage através da cor da parede aqua e a curadoria de móveis modernos e dos anos 60, referenciando alguns de seus heróis literários favoritos como inspiração como Joan Didion, Roald Dahl e Agatha Christie, além de filmes, livros, discos e outros objetos com estética retrô.

5 – SUPER CONTEMPORÂNEO, MOODY MID CENTURY

Uma paleta de cores mais sóbria mantém a vibração deste escritório em casa criado por Emily Henderson. Super contemporâneo, num ‘Moody Mid Century’, as paredes azuis escuras dão o tom, enquanto detalhes sutis como pés de mesa dourados, materiais naturais de madeira e objetos de escritório completam o visual.

6 – BRANCO E PRETO, UM CLÁSSICO

O home office de Amy, do blog Homey Oh My, parece ter saído de uma revista de decorações, mas ela jura que no dia a dia não é assim. Amy conta que sim, para decorá-lo, pegou inspiração em algumas de lojas favoritas, já que este é um canto de sua sala de estar, então priorizou tornando-o mais clean e minimalista para se encaixar com o resto da sala sem sacrificar a função. “Eu realmente tive que me desvencilhar do que estava aqui antes para fazer tudo caber e foi com certeza uma das coisas mais gratificantes que eu consegui nesta casa”. 

Uma dica: gavetas da escrivaninha, caixas e organizadores na estante facilitam muito a limpeza das coisas.

7 – DELIMITANDO ESPAÇOS COM COR

Está aqui uma boa ideia para delimitar um espaço, caso você precise criar um escritório moderno em casa sem gastar muito, ou quiser aproveitar vãos em baixo de escadas, por exemplo (funciona legal também!): pintar a parede de uma cor vibrante, acompanhando os móveis com o mesmo tom. Depois, basta comprar uma cadeira confortável. Na mesa, apenas os objetos mais importantes. Na estante, livros ou a decoração que você quiser. Este projeto foi criado pelo escritório de arquitetura BO6 na renovação de um apartamento em Geschutswerf, em Amsterdã, na Holanda.

8 – HOME OFFICE COM JARDIM

A equipe da MW Architects procurou criar um espaço de trabalho com amplitude ao estreitamente ligá-lo ao belo jardim da casa. O home office então apresenta uma estrutura com fachada de madeira e uma grande janela e porta sem molduras, permitindo a entrada de muita luz natural. Por dentro, o espaço fica mais legal ainda, onde paredes de tijolos expostos são misturados com estrutura em aço. O escritório então tem uma estética clean e ao mesmo tempo industrial. E o que você faz depois de um dia longo e estressante no escritório? Descansa no jardim, é claro!

9 – FEMININO, CLÁSSICO E ARTÍSTICO

Alison é a editora-chefe do site Oh Happy Day e ela basicamente comanda todo o blog, desde planejar o calendário editorial, produzir campanhas publicitárias, estilizar fotos, programar mídias sociais e gerenciar funcionários. Por isso, desde que reformou o seu home office, ela criou uma versão DIY de um calendário na parede para organizar sua rotina diária.

O estilo de Alison é feminino, clássico e artístico. Ela explica: “Para minha mesa, eu queria que fosse algo bem simples. Eu realmente gosto dessa cor rosa pálida que está em toda parte agora e preto e branco. Então, tentei manter uma paleta de cores bem simples. O calendário – eu uso todos os dias para ajudar a agendar nossa semana. Eu não gosto de desordem, então basicamente tentei mantê-lo super clean, clássico e simples”.

Depois que o calendário estava no lugar, ela escolheu alguns detalhes como um moderno relógio branco, uma luminária brilhante, alguns objetos em cobre para sua mesa e acrescentou objetos aconchegantes, como uma manta listrada e almofada rosa na cadeira (onde fica o estúdio é frio, então não é só para decorar!). O resultado final é lindo!

10 – TRANSFORMAÇÃO PRA SER APLICADA EM QUALQUER ESPAÇO

Um móvel de família que antes era um ‘problema’ acabou virando solução neste antes e depois. As paredes antes brancas destacavam ele muito deixando-o feio e sem nexo. Agora, a combinação de cores faz sentido e ter a parede em uma cor mais escura (cinza) criou instantaneamente uma área que parece verdadeiramente um escritório próprio e separado da sala da casa. Os detalhes ficam por conta da luminária em latão industrial, das plantas que quebram bem o cinza e das prateleiras flutuantes que permitem trocar a arte e a decoração sempre que Camille Styles enjoar.

Claro que existem inúmeras maneiras de você começar criar o seu home office moderno e seu negócio próprio, mas aqui estão alguns ótimos motivos e inspirações para você colocar as suas ideias para funcionar! Qual o seu preferido?

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários