483 peças de vidros coloridos (vidro policromático) decoram este edifício minimalista transformando-o em um jardim de infância incrível em Tianshui, China. Os arquitetos responsáveis aplicaram elementos cheios de cor acima das portas e janelas, bem como nos corrimãos dos corredores e escadas, criando um efeito caleidoscópico em todo o seu redor.

Os responsáveis por projetarem o prédio foram os arquitetos do escritório SAKO, que contam em seu site que o efeito colorido foi pensado para evocar a imaginação e a criatividade das crianças. Durante o dia, a luz do sol entra nas salas de aula formando luzes e sombras coloridas. À noite, em contraste, as luzes brilhantes do interior emitem para fora das janelas cores que criam uma cena noturna muito bonita.

jardim de infância vidros coloridos Tianshui china

Um átrio aberto de três andares foi centralizado no espaço e é iluminado por um imenso teto de vidro, assim a luz solar natural consegue captar o vidro para criar um jogo colorido de luz e cromo no interior. Cada abertura na estrutura da escola é arqueada enquanto o átrio central é cercado por varandas ovais, levando às salas de aula.

A ESCOLA KALEIDOSCOPE EM TIANSHUI

Destinado a ser um espaço multifuncional, o átrio foi projetado para uso durante todo o ano, além disso, a escola é equipada com sistemas de aquecimento no piso e ar condicionado. Também existem várias janelas que podem ser abertas para ventilação no verão e fechadas para reter o calor no inverno.

“Nosso objetivo é inspirar a infinita criatividade das crianças através deste edifício impressionante à medida que elas crescem”, dizem os profissionais responsáveis pelo projeto. ‘Quando as crianças crescerem, elas também se lembrarão das paisagens espetaculares e se orgulharão de sua cidade natal. Esperamos que a escola Kaleidoscope possa ser adotada por todos e se torne um novo marco na cidade de Tianshui.’

A escolha de usar apenas aberturas arqueadas foi inspirada nas habitações tradicionais em forma de grutas encontradas no planalto de Loess, onde a cidade de Tianshui está localizada. Os primeiros tipos foram cavados nas encostas e consistem em duas ou três aberturas em arco que são interconectadas no interior.

‘As tonalidades das cores podem aumentar e diminuir à medida que os tons se sobrepõem e se tornam diferentes nos vidros coloridos, ou passam de um plano vertical para um plano horizontal e vice-versa’,escreveu o arquiteto Keiichiro Sako no instagram. “Espero que passar a infância neste belo arco-íris promova a criatividade das crianças.”

Via.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários