Tem um contrato de aluguel rigoroso ou paredes tristes brancas? Sabia que não é preciso furar a parede para pendurar quadros, ilustrações e pinturas para dar um charme a mais em sua casa?

Uma das questões que mais costumam surgir nos contratos de aluguel são sobre os buracos nas paredes. Para muitos locatários, colocar pregos nas paredes para pendurar quadros e outros objetos simplesmente não é uma boa opção. Na hora de devolver o imóvel tem gente que passa por uma bela dor de cabeça.

Mas, com algumas ferramentas simples e criatividade, você pode transformar a sua casa e trazer mais vida ao seu espaço sem nenhuma preocupação. Separamos algumas maneiras diferentes para você ter arte em casa sem dor de cabeça. Vem com a gente!

SUA CASA = SEU REFÚGIO

Como um inquilino, você deve estar ciente de alguns cuidados que deve ter quando falamos em decorar uma casa ou um apartamento alugado. Mas nem por isso deve deixar de fazer com que qualquer espaço pareça ser a sua casa, independentemente de quão temporário aquele lugar é na sua vida.

Não há nada pior do que sentir que você está sempre “esperando” para decorar, esperando para possuir, esperando para comprar seu próprio lugar.

Conselho? Pare de esperar. A sua casa é a casa que você habita hoje, seja alugada ou não, e ela precisa ser o seu refúgio, porque é! E, felizmente existem tantas opções! 

Uma dos jeitos de fazer com que qualquer parede ou espaço pareça instantaneamente acolhedor é adicionar um pouco de cor (pintando as paredes) e depois dar aquele ‘up’ com um pouco de arte, através de quadros, ilustrações, objetos, flâmulas e pinturas. Vamos lá?

COMO PENDURAR QUADROS SEM FURAR AS PAREDES

 

1. GANCHOS ADESIVOS

Imagem: Homy

Os ganchos adesivos serão seus melhores amigos. São fáceis de instalar e fáceis de remover. Seus pôsteres, quadros, objetos realmente ficam com a mesma aparência que se você os tivesse pendurado com um prego, e sem manchas na parede ao serem removidos quando você for sair do espaço. Acontece que muitas vezes temos milhões de coisas para pendurar e o resultado final (às vezes, são muitos ganchos para comprar) pode ficar fora do orçamento – para algumas pessoas.

Para saber como aplicar e qual o peso que suportam, confira a embalagem de cada produto e marca.

2. APOIE NA PAREDE, NA ESTANTE

Prints de Isabelle Feliu e Degania, estão a venda no Society6. Imagem por Autumn Hachey.

Não existe um livro de regras no que diz respeito ao design, e a arte não precisa necessariamente viver 100% na parede! Se você tiver um espaço aberto, este pode ser um ótimo lugar para apoiar pôsteres, por exemplo, especialmente as grandes impressões. Você também pode combinar temas, cores, e mais! Várias obras no chão também são uma ótima maneira de exibir os quadros em sua casa de um jeito mais despojado. Apoiar nas estantes também é super tendência! Está com vontade de mudar as ilustras? Fácil! Apenas troque as impressões. Deseja adicionar mais? Legal. O seu espaço é o limite!

Imagem: @niasha_france

3. USE WASHI TAPE

Washi Tape! Para esse visual, a imaginação vale a sua! Você pode criar gallery wall, inúmeras molduras, colagens, inserir no meio detalhes e mais. Existem tantas opções de fitas coloridas por aí agora que você realmente encontra qualquer cor ou padrão. É uma solução simples que adiciona profundidade e textura às suas paredes.

Imagem: honestlywtf

4. JÁ OUVIU FALAR DE MASSA ADESIVA?

Imagem: Leonora

As massas adesivas são legais porque também são reutilizáveis. Para pregar em qualquer superfície, basta retirar um pedaço da embalagem, enrolar como uma bolinha e colar na parte de trás dos papéis. Ela não aguenta muito peso, mas se for só uma ilustra, seus pôsteres e postais, coisas mais leves, elas podem colorir as paredes e outras superfícies de uma maneira bem bacana!

5. PÔSTERES NA PRANCHETA

Imagem: Histórias de Casa / Fotografia: @alessandroguima

Outra ideia interessante é colocar pôsteres e ilustras na prancheta! Você pode utilizar a prancheta sozinha na parede ou criar uma composição também! Para prendê-las na parede, dá para usar fita dupla-face de espuma, tipo banana. Tente comprar uma específica que não marque a parede após a retirada, ok? É só alinhá-la à borda das pranchetas, com cuidado, e eles permanecerão ali por muito tempo.

Imagem: Casa de Colorir

OUTRAS IDEIAS

Imagem: Circu.net

Fixação com velcro, pendurar alguns pôsteres em um fio (tipo esse modelo das fotos com luzinhas neste post aqui), fazer suportes com madeira e mais. E você, tem alguma dica pra gente deixar a casa mais ‘tchan’ sem danificar as paredes? Conta aqui nos comentários!

Imagem: Oh Happy Day

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários