Escritórios pintar  parede branco shutterstock_130943540

As cores podem influenciar diversos aspectos de nossa vida, e agora temos (mais uma) comprovação. Uma pesquisa recente feita pela Universidade do Texas revela como a cor do escritório em que trabalhamos impacta no dia a dia.

Um fato é verdade: a maioria dos escritórios mantém as paredes brancas. Em uma sala, o branco pode deixar o ambiente mais fresco e limpo, mas segundo a pesquisadora Nancy Kwallek, melhor você repensar se a sua for assim. Segundo Nancy, as cores não só afetam o humor de uma pessoa, mas também podem prejudicar a eficácia nas tarefas do dia a dia.

A pesquisadora testou a relação que as cores tem na produtividade, ao dar diferentes tarefas para três grupos. As pessoas foram colocadas em três salas, cada uma de um tom: vermelho, branco e azul-esverdeado “aqua”. Resultado: alguns indivíduos foram capazes de bloquear os efeitos da cor, enquanto outros foram afetados diretamente por elas.

escritórios parede branca

Nancy viu que os que bloquearam, tiveram dificuldades em trabalhar na sala vermelha, enquanto os influenciados, tendiam a se distrair com o tom. Ambos os grupos, porém, cometeram mais erros quando trabalharam em uma sala completamente branca.

Ela explica: “O branco não nos ajuda a ser produtivo, e a maioria dos ambientes de trabalho são pintados de branco, off-white, ou cinza”, diz Kwallek. Azul aqua, no entanto, é uma boa escolha por ajudar na concentração. “Há estudos que mostram a preferência dessas pessoas pelo azul-esverdeado, a maioria sente que gosta de trabalhar num ambiente assim”, diz ela.

As cores puderam provocar uma variedade de emoções e as tarefas da equipe. Nancy então fala sobre algumas opções de pintura para você se inspirar:

Escritórios pintar  parede vermelho shutterstock_12162676

Vermelho para detalhistas: Uma cor forte como o vermelho estimula o batimento cardíaco e pode elevar a pressão arterial. Um estudo da Universidade de British Columbia (UBC) constatou que o vermelho pode ajudar a aumentar o desempenho em funcionários que têm que desenvolver tarefas mais detalhistas. (Saiba mais sobre os efeitos do vermelho aqui)

Escritórios pintar  parede azul shutterstock_231474223

Azul para criativos: Azul é uma cor calmante. Ela promove a comunicação, a confiança e a eficiência. O tom também ajuda as pessoas a serem mais criativas, abrindo a mente para novas ideias. No local de trabalho, azul seria uma boa cor para ser utilizada em uma sala de brainstorming, por exemplo, segundo o estudo UBC. (Saiba mais sobre o efeitos do azul aqui)

Escritórios pintar parede amarelo shutterstock_220650727

Não pinte salas de reuniões de amarelo: Cor do otimismo, o amarelo é bastante estimulante. No entanto, pode causar ansiedade, além de estudos mostrarem que as pessoas são mais propensas a perder a paciência em salas amarelas. Isso pode ser uma má escolha para usar em uma sala de reunião, justamente o lugar em que as pessoas se reúnem para discutir ideias e apresentar algo para o cliente. (Saiba mais sobre os efeitos do amarelo aqui.)

Escritórios pintar parede verde shutterstock_29325460

Verde para inspirar inovações: Semelhante ao azul, o verde é uma cor que acalma, promove harmonia e equilíbrio. Ele também pode melhorar o desempenho criativo, de acordo com uma pesquisa publicada no Personality and Social Psychology Bulletin. Verde seria uma boa escolha para um escritório onde inovação é a palavra chave. (Saiba mais sobre os efeitos do verde aqui)

Escritórios pintar parede cinza shutterstock_198624623

Evite cinza se quiser manter a motivação: O cinza é uma cor psicologicamente neutra, mas também não tem muita energia. É supressiva e prepara as pessoas para um estado mais letárgico, de acordo com o Color Affects, estudo feito por um consultor de psicologia das cores de Londres. O uso pesado do cinza pode promover falta de confiança e até mesmo uma certa tristeza no ambiente. A cor deve ser usada em pequenas quantidades em um escritório ou acompanhada de outros tons mais claros e alegres como vermelho, laranja ou amarelo.

Escritório cores shutterstock_226426912

Além de todas essas informações, com o nosso projeto autoral Gotas de Cor temos aprendido bastante sobre as cores. O laranja, por exemplo, também é ótimo para decorar salas de visitas se não houver excesso no seu uso, já que estimula a atividade e incentiva a socialização. O roxo é ligado a criatividade e é perfeito para escritórios mais despojados.

“Nós vemos 10 milhões de cores”, diz Kwallek. “Mas não é a cor por si só que tem esse efeito, também depende de como a pessoa responde.” Concordamos com a Nancy, e continuamos achando que você não deve pintar as paredes de seu escritório de branco. Dê uma chance para as cores e um “up” na sua produtividade!

Acompanhe novidades no Gotas de CorVia. Imagens: Shutterstock.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários