As prateleiras para quadros vêm sendo incorporadas aos ambientes há algum tempo. Elas são um recurso prático para quem gosta de quebrar a monotonia da decoração e variar a posição de telas e pequenos objetos. A propriedade de modulação desse móvel pode ser ainda mais explorada em funções que vão além da já conhecida de apoiar quadros.

Selecionamos sete ideias de como empregar de maneira não óbvia suas prateleiras na parede e agregar novas funcionalidades a elas fazendo apenas algumas modificações ou somente alterando o posicionamento da peça. Confere!

7 IDEIAS NÃO ÓBVIAS DE USAR PRATELEIRAS NA DECOR

 

1 – MESA DE CABECEIRA

Em casos onde o espaço lateral da cama é pequeno ou difícil de encaixar um móvel tradicional, é possível investir em prateleiras para criar um espaço de apoio. Posicionando as duas peças de maneira espelhada é possível criar uma espacialidade de armazenamento de pequenos objetos.

Caso haja um ponto de elétrica próximo, ainda é possível criar um sistema de iluminação interna, que oferece mais um tipo de modulação de luz para o dormitório e facilita o acesso a esses itens apoiados na nova mesa de cabeceira.

2 – PLAYGROUND PARA FELINOS

Dividir o cotidiano com os bichanos significa que eles também têm direito de usar o ambiente. Uma alternativa para ampliar as espacialidades dedicadas aos animais nos interiores são as prateleiras. Posicioná-las em diferentes alturas, criando a possibilidade dos animais transitarem de uma pra outra cria um desenho interessante na parede e permite que eles tenham mais uma opção de circulação em casa.

3 – ORGANIZADOR VERTICAL

Posicionar prateleiras para quadros na posição vertical pode permitir o armazenamento de objetos que tenham formato longitudinal, como guarda-chuvas ou materiais esportivos. E para garantir que tudo ficará no lugar, é possível instalar puxadores e hastes de apoio. A maior vantagem dessa configuração é a liberdade de ajuste de altura e largura dos espaços conforme a necessidade dos seus objetos.

4 – APOIO PARA A ENTRADA

Apoios próximos à entrada são muito cômodos para armazenar objetos de uso frequente. Utilizando a prateleira dessa maneira também é possível ocultar parte desses itens que se acumulam próximos à porta. Com o auxílio de ganchos fixados diretamente na peça é possível criar cabideiros para roupas. E com pequenos ganchinhos e uma haste interna à peça ainda é possível criar um sistema de fechamento com tecido para ocultar objetos que não precisam ficar à mostra.

5 – GAVETEIROS

Também é possível ampliar o espaço da mesa de trabalho utilizando esse recurso. As prateleiras se ajustam facilmente a qualquer tipo de recipiente e cumprem a função de corrediças para armazenar objetos de uso frequente, com sistema semelhante ao de uma gaveta.

6 – JARDIM VERTICAL

É possível fazer uma seleção de plantas aéreas e criar um jardim vertical dentro de casa. As espécies aéreas não necessitam de terra para sobreviver e se adaptam bem a diferentes tipos de ambientes. Um pouco de musgo é suficiente para dividir espaço com essas plantinhas em uma peça que traz um pouco mais de verde para dentro dos espaços. E ainda é possível posicionar mais de uma prateleira na parede e criar diferentes modulações para o jardim.

7 – APOIO PARA BICICLETA

Bicicletas podem ser incorporadas à decoração de maneira muito simples. Com o auxílio de um gancho, as prateleiras podem ser uma boa solução para apoiar esse objeto e deixá-lo em destaque na sua parede. Essa solução também pode ser interessante caso não haja espaço para armazenar o equipamento enquanto ele não está em uso.

Que tal treinar o olhar e começar a ver os objetos de dentro de casa a partir de outra perspectiva? Assim como as prateleiras, podemos nos surpreender com as possibilidades que objetos cotidianos podem nos oferecer na decoração! 

Imagens: Ikea / Ikea HackersApartment Therapy 

Affonso é arquiteto e urbanista e tem dificuldade em ficar parado. Amante dos trabalhos manuais desde pequeno, criou sua loja online, a Caixote dos Milagres, em 2015. Por lá ele comercializa bordados que confecciona a partir de suas próprias ilustrações. Affonso adora artes, decoração e qualquer projeto de “faça-você-mesmo”. Acredita que com criatividade é possível transformar o espaço e as pessoas ao seu redor.

Affonso Malagutti – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários