suculentas faça você mesmo DIY

Você toma café e ficam ali inúmeras cápsulas que acabam indo pro lixo. Pois é, é interessante pensar no destino de cada uma delas. Devemos ter a consciência que isso não salvará o planeta, mas a reutilização pode ser uma das formas de prevenir o excesso de lixo. (E isso não se aplica apenas a este material).

Imagine então, que ao criarmos o hábito de reaproveitar objetos do dia a dia, não usamos novos materiais e poupamos alguns recursos, além de ser um ótimo exercício para a nossa criatividade.

Pensando nisso, e na ideia de trazer mais verde para a sua casa, apresentamos dois projetos no melhor estilo faça você mesmo (DIY) usando as cápsulas de café e suculentas, em parceria com o Elo7, o maior site brasileiro de compra e venda de artesanato.

Aprenda a criar um berçário de suculentas e saiba que reproduzir seu cultivo é mais fácil do que se imagina! Confira:

macramê suculentas faça você mesmo DIY

Você tem cápsulas de café e suculentas por aí? É quase tudo o que precisa para esses projetos de décor criativa. Para o primeiro, a ideia é fazer um mini vaso pendente com macramê.

Os materiais necessários são: cápsula, barbante colorido, tesoura, terra, folha ou muda de suculenta (uma parte/galho da planta).

macramê suculentas faça você mesmo DIY

Para começar, corte 4 fios do mesmo tamanho para criar o macramê. Dobre-os ao meio, prenda com um pedaço de barbante e divida os 8 fios em duplas.

macramê suculentas faça você mesmo DIY

Dê um nó ao meio de cada dupla, e depois, junte novas duplas com com os fios que estão lado a lado, dando um novo nó entre eles.

macramê suculentas faça você mesmo DIY

Você vai formar uma trama como vê na foto. Feito isso, basta dar um nó na ponta de todos para fechar o fundo. É dentro da trama que ficará seu pequeno vasinho!

macramê suculentas faça você mesmo DIY

Coloque uma colher de terra na cápsula e ajeite com carinho a muda ou folha de suculenta.

macramê suculentas faça você mesmo DIY

plantar suculentas faça você mesmo DIY

follow-the-colours-pap-faca-voce-mesmo-suculentas-com-ima-elo7-05

Agora, encaixe o vaso dentro do macramê e ajuste laterais para ficar centralizado. Prontinho! É só arrumar a altura que gostar, dar um nó e pendurar onde bem entender! Tão divertido o efeito!

macramê suculentas faça você mesmo DIY

Para o segundo projeto, a execução é ainda mais rápida:

ímã suculentas faça você mesmo DIY

Junte cápsula, terra, suculenta, cola de silicone ou cola quente e um imã.

follow-the-colours-pap-faca-voce-mesmo-suculentas-com-ima-elo7-02

Para montar, único pulo do gato é cortar uma aresta na cápsula. Isso vai permitir que o imã fique no nível da cápsula e crie uma lateral no mini vaso.

follow-the-colours-pap-faca-voce-mesmo-suculentas-com-ima-elo7-08

Feito isso, cole o imã com a cola escolhida, plante sua mudinha e decore a geladeira ou ou painel de recados.

follow-the-colours-pap-faca-voce-mesmo-suculentas-com-ima-elo7-03

follow-the-colours-pap-faca-voce-mesmo-suculentas-com-ima-elo7-06

Não dá vontade de fazer uma porção de vasos com as cápsulas do dia a dia? Boa criação e jardinagem! Lembre-se que suculentas pedem pouquíssimas regas. Uma vez por semana está ótimo.

*Em parceria com o FTC, este conteúdo é um oferecimento do Elo7. O Elo7 é o maior site brasileiro de compra e venda de artesanato, e traz ideias criativas transformadas em produtos únicos. Em 2016, a marca propõe um manifesto para que você reorganize, reinvente, reaproveite e repense o seu dia a dia, ao se inspirar com dicas para uma rotina mais leve e práticas que podem mudar a sua vida pra melhor. 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários