Todo começo de ano, marcas e empresas como a Pantone, WGSN, fabricantes de tinta, elegem as cores que vão influenciar o design, decoração e a moda. Sempre dá aquela vontade de renovar a casa, não? Que tal então aproveitar a chegada do segundo semestre para fazer aquela mudança que você sempre quis e trocar aquele branco da parede por tons cheios de leveza, delicadeza ou cores que vão te permitir infinitas combinações? Essas combinações podem aparecer em um ambiente inteiro, em detalhes ou objetos para compor aquela decoração dos sonhos digna de uma fotinha no Pinterest!

Cozinha, quarto, varanda, escritório, banheiro: não importa qual o lugar, vai ter um tom para combinar com o seu espaço e te dar aquela sensação de novo e bem estar – o que é maravilhoso. Novas cores para a casa podem refletir o mundo em que vivemos, serem uma busca por seu estilo de vida (mais simplificado, mais chique, alegre, colorido, minimalista), acolher e mostrarem até uma maior conexão com o universo e a natureza, já que o lar é o seu refúgio e onde você espera as melhores vibrações e energias no seu dia.

Se você gosta de acompanhar as tendências e até agora não tomou coragem em mudar o tom de qualquer cômodo, dar um toque ousado e cheio de personalidade e modernidade para a sua casa, listamos aqui as cores de 2018 escolhidas pelas marcas e as maiores tendências apresentadas no ano pra te inspirar. Ainda dá tempo de transformar o seu lar! Confira:

PANTONE – ULTRA VIOLETA

cor do ano de 2018 revelada pela Pantone é um tom roxo provocativo que comunica originalidade, engenhosidade e pensamento visionário, que nos faz olhar para o futuroComplexo e contemplativo, o Ultra Violet nos remete aos mistérios do cosmos, ao que está por vir e as descobertas além de onde estamos agora. O vasto e ilimitado céu noturno é a simbologia de que é possível sonhar e inspira o desejo de perseguir um mundo além do nosso.

Essa decor é pra quem realmente gosta de roxo! Imagem: IdealHome/Dominic Blackmore

O detalhe do sofá, tons de objetos e acessórios e a pintura da janela em Ultra-Violet são ousadíssimas quando misturadas com azul nessa sala! Image: Debenhams

Na decoração de interiores, a Ultra Violet pode transformar uma sala em uma extraordinária forma de auto-expressão ou trazer apenas um toque mais moderno ao ambiente. Pode ser utilizada em uma peça de arte, na estampa de um estofado, em objetos decorativos, seja de uma forma mais tradicional e elegante ou ousada e inesperada. Em hotéis, é muito fácil ver roxos como o Ultra Violet em áreas comuns do espaço, pois a cor junto com o design atrai os viajantes e mantém o local sempre relevante!

Se você não curte pintar um ambiente todo, que tal apostar em uma porta, como essa do armário? Imagem: bitsandbobs

Você pode descobrir mais sobre o tom aqui.

TINTAS CORAL – ADORNO RUPESTRE

Conforto, segurança e abrigo. O tom de tinta contemporâneo escolhido pela Tintas Coral em 2018 pode ser usado em diversas combinações de cores para atrair astrais diferentes, dependendo da atmosfera que você quer criar na sua casa. Ela pode ser reconfortante, energizante ou relaxante. Vale misturá-lo com verdes ácidos, tons terrosos, a azuis frios.

Nesta cozinha, ao ser misturado com diferentes tons de verdes, o Adorno Rupestre trouxe energia para o ambiente. Abaixo, temos uma sala mais reconfortante e delicada! 

Quebrar a tonalidade mais quente e harmonizada com um toque de azul petróleo, por exemplo, dá mais elegância ao aconchego. Combinar com cores mais claras traz uma atmosfera delicada. A cor é super versátil e capaz de criar uma sensação de bem-estar em todos os cômodos da sua casa.

Imagens: Tintas Coral/Divulgação 

Você pode descobrir mais sobre o tom aqui.

EUCATEX – EUCALIPTO

Um reencontro com a natureza. Quem diria que esse tom de verde acinzentado seria a representação visceral da natureza, esbanjando vivacidade, crescimento e renovação. O Verde Eucalipto desperta a percepção de crescimento e criatividade, mantendo a maturidade, responsabilidade e, por fim, a eficiência no trabalho.

Pela cromoterapia, podemos esperar tudo de bom que o Verde Eucalipto proporciona: calma e equilíbrio ao corpo. Tem forte impacto na recuperação da depressão ou tristeza profunda, pois reconforta e estimula. É a cor que nos impulsiona como “siga em frente” ou “vai, liberte-se”.

Imagens: Eucatex/Divulgação 

Está sempre presente nas pautas que envolvam o ambiente e a sustentabilidade e, quando unido às outras cores, surgem composições dotadas de muita expressão e o resultado, são combinações de infinitas possibilidades.

Nesta cozinha, com a mistura de materiais, a cor nos passa maturidade mas também harmoniza muito bem com outros tons deixando o ambiente alegre. Imagem: Goodsgn

Você pode descobrir mais sobre o tom aqui.

LUKSCOLOR – REFLECTION

Aconchego e delicadeza. Um tom de azul suave e acinzentadoReflection faz parte do Catálogo de Tendências 2018/2019, que tem como ponto de partida os novos padrões de comportamento como a valorização de um estilo de vida mais simplificado e uma maior liberdade de escolha, frente a tantas transformações da vida em sociedade. “Em tons que transmitem serenidade aos ambientes, a cor cria espaços aconchegantes ou conferem um toque de suavidade em composição com outras cores marcantes.”

Imagem: Lukscolor/Divulgação 

A nuance ligeiramente cinza tem o azul como protagonista. Sua delicadeza abre possibilidades e permite infinitas combinações. Fica ótimo com azul marinho, off-whites e rosa claro, deixando os espaços mais joviais.

A pintura dessa parede, por exemplo, é marcada por um suave degradê em tons de azul, responsável por imprimir personalidade no espaço. Imagem: Casa Vogue 

Você pode descobrir mais sobre o tom aqui.

SUVINIL – TERRA ROXA

Terra-Roxa é a cor de 2018 eleita pela Suvinil. O tom terroso alaranjado exprime a vontade das pessoas de levar a natureza para dentro de casa e estabelecer conexões mais profundas com a nossa essência e ancestralidade, além de manifestar a valorização das relações pessoais, em detrimento das virtuais.

Imagem: Suvinil/Divulgação 

Terra Roxa combina muito bem com plantas e folhagens verdes, que também é uma outra tendência na decoração de interiores. A composição fica harmônica, marcante e traduz muito a personalidade de quem lá vive.

Imagem: Archzine

 

Imagem: Ikea

Você pode descobrir mais sobre o tom aqui.

SHERWIN-WILLIAMS – MELODIA DO MAR

Já a Sherwin-Williams elegeu como Cor do Ano Melodia do Mar. Versátil e de fácil combinação com outras cores, esse tom de azul é indicado para quem deseja recarregar o estado de espírito e relaxar, concentrar-se e investir no crescimento espiritual, além de meditar e buscar a clareza de pensamentos.

“O azul é uma cor básica, acessível e fundamental, ainda mais quando falamos do azul encontrado na natureza. Se pararmos para refletir um pouco mais, podemos dizer também que o azul, de certo modo, é indefinível. Já parou para pensar que o oceano tem tons de azul, mas um copo de água do oceano não é azul? O mundo do azul é vasto, suscitando uma variedade de humores e associações dependendo do matiz, do tom e da aplicação. Porém, independentemente das suas variações, o azul sempre se apresenta de maneira inteligente, segura e interessante. O nosso Melodia do Mar, é cheio de personalidade, uma cor que está no espectro entre o verde e o azul, oferecendo a paz, calma e tranquilidade do azul e o equilíbrio e as propriedades de crescimento do verde”, explicou Patrícia Fecci, gerente de marketing e especialista em cores da Tintas Sherwin-Williams.

Imagens: Sherwin Williams/Divulgação 

Você pode descobrir mais sobre o tom aqui.

OUTRAS INSPIRAÇÕES

Outra cor que vem bombando na decoração é o verde sage, já falamos aqui, mas vale frisar nesse tom que é puxado para o cinza e que remete a natureza, o conforto e dá alegria ao ambiente, adicionando um toque confortável e moderno e infinitas ideias de composições, seja em pinturas de paredes como na ambientação da sua casa.

Casa e estúdio da designer Maaike Koster (Imagem: myscandinavianhome)

Imagem: Ikea 

E não para por aí! O ano mal acabou e a Pantone já surge com a sua sugestão para 2019 com cores quentes inspiradas na culinária e seus 72 tons. A paleta “Cravings”, de acordo com Pantone, inclui alusões a “fetiche de alimentos” – você leu isso corretamente – desde o rico Butterum e Cappuccino até a apimentada Chili Pepper e Cayenne. As matizes serão “baseadas em experiências sensoriais memoráveis ​​para inspirar novos que serão tão agradáveis”. Tons para serem destaque em paredes ou em itens de decoração criando aquele contraste que faz toda a diferença.

Mas, se você faz o tipo discreto (a) e que não gosta de ousar muita nessas mudanças e prefere tons neutros e menos chamativos, a Pantone, não esqueceu de você e terá uma coleção clássica com 8 tons que incluem Rich Gold, Mallard Blue e Apricot Brandy.

Segundo a marca, “as cores são“ fundamentais, básicas e eternas, ao mesmo tempo elegantes e eternas ” –  e prestam uma sutil homenagem ao pôr-do-sol, areia e mar, isso é certamente verdade no litoral.

Com essas dicas mãos à obra, criatividade e partiu mudanças! Gostou? Se inspirou? Então marca a gente com o resultado nas nossas redes sociais, nós vamos amar!

Talita França é Jornalista, metida a decoradora, apaixonada por fotografia, ilustrações e artes em geral, e claro, fã de música.

Talita França – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários