Todo ano, empresas como a PantoneWGSN e fabricantes de tinta elegem as cores que vão influenciar o design, a decoração e a moda. Às vezes, dá aquela vontade de renovar a casa, o guarda-roupa e ter vários objetos com a cor preferida do ano, não?

Essas cores não são escolhidas à toa, mas considerando a análise de vários profissionais e várias tendências. Para chegar à seleção a cada ano, os especialistas vasculham o mundo em busca de novas influências.

Isso pode incluir pesquisas de filmes em produção, coleções de arte itinerantes e novos artistas, desfiles de moda, todas as áreas do design, destinos de viagens populares, bem como novos estilos de vida, jogos e condições socioeconômicas. As influências também podem vir de novas tecnologias, materiais, texturas e efeitos que impactam plataformas de mídias sociais relevantes e até eventos futuros que capturam a atenção mundial.

Cada marca lança sua “cor do ano” para inspirar seus consumidores a renovarem a sua casa e criam paletas de cores e combinações que podem aparecer em um ambiente inteiro, em detalhes ou objetos para compor aquela decoração dos sonhos digna de uma fotinha no Pinterest! Pensando nisso, listamos aqui as tendências de cores para 2019 escolhidas pelas marcas pra te inspirar. Ainda dá tempo de transformar o seu lar! Confira:

PANTONE – LIVING CORAL

cor do ano de 2019 revelada pela Pantone é o Living Coral, um coral animador e afirmativo, que traz junto uma nuance dourada energizante e suave, que traz calor e nutre para proporcionar conforto e flutuabilidade em um ambiente continuamente mutável. Aliás, é o que mais precisamos agora. Em reação ao ‘sufocamento’ da tecnologia digital e das mídias sociais que cada vez mais se incorporam à vida cotidiana, estamos cada vez mais buscando experiências autênticas e imersivas que possibilitem conexão e intimidade. Esta cor, sociável e espirituosa, nos remete à natureza envolvente.

Pantone Living Coral acolhe e encoraja a uma atividade despreocupada, simbolizando nossa necessidade inata de otimismo e atividades alegres, incorporando nosso desejo de uma expressão lúdica. O tom representa a fusão da vida moderna.

O calor do Living Coral pode ser um ótimo equalizador: por um lado encoraja e por outro conforta. Por isso, levá-lo para dentro de casa pode ser motivacional. Imagens: Mobly 

O Pantone Living Coral é uma cor estimulante que combina perfeitamente com qualquer ambiente e objeto e, ao mesmo tempo, exibe uma presença viva.

Você pode descobrir mais sobre o Living Coral aqui.

TINTAS CORAL –  CREME BRULÉE

Escolhida pelos especialistas em cores da Coral, a Creme Brulée reflete o novo clima de busca pelo otimismo. É um tom de âmbar quente, inspirado na beleza e na versatilidade do mel. Esse tom pode ser calmo ou relaxante, confortável ou vibrante, dependendo da paleta com a qual você o compara.

Dá para explorar a versatilidade da cor e usá-la de diferentes maneiras em sua casa, já que é um neutro quente e traz nuances amareladas do caramelo, que reflete um clima de positividade. A cor Creme Brulée é incrivelmente versátil e pode criar uma infinidade de visuais.

Buscando um lugar para se perder no momento? Combine a cor Creme Brulée com tons pastel opacos, madeiras quentes e tecidos atraentes para criar o espaço perfeito para descanso e reflexão.

Aqui, o visual é sutilmente sofisticado com a cor Creme Brulée compondo com o rosa e o verde militar e objetos mais descolados. Já a madeira no piso aumenta a sensação de luz e calor ao ambiente, dando um toque gráfico ao visual.

Apesar de ser um quarto de criança, a mistura de cores com o Creme Brulée conquistou o equilíbrio perfeito entre os tons neutros delicados e tons fortes, modernizando o cômodo. Imagens: Tintas Coral/Divulgação 

Você pode descobrir mais sobre o tom Creme Brulée aqui.

EUCATEX – ESPECIARIA ANTIGA

Especiaria Antiga é uma cor que consegue ser étnica e refinada ao mesmo tempo. Por isso, é versátil, pode ser usada tanto em ambientes internos quanto externos. Remete ao aconchego e cuidado (comida e alimentos), à ligação com a terra (tem um diálogo forte com os tons terrosos), como tem também um dado de exótico (por remeter a especiarias).

Traz ainda um dado de elegância e criatividade, pois sendo um tom de tempero, estabelece uma conexão com aqueles próprios de nossa cultura como com os advindos do mundo oriental (é local e global ao mesmo tempo). Se conecta com a alquimia da cozinha e suas criações cotidianas.

Por ser rosácea, Especiaria Antiga torna o ambiente acolhedor, pode trazer a sensação de aquecer também (por ser um tom de vermelho), mas a característica mais forte de leitura é de acolhimento.

Apesar de ser um tipo de vermelho, não é intensamente quente, é um pouco acinzentado, tornando-se um tom mais frio do que outras cores da mesma gama, como terracota (mais vermelho) ou tijolo (mais amarelo).

Aconchego e aproximação com o que é natural, como as especiarias, os temperos e a própria terra. Especiaria Antiga, mistura nuances de rosa e vermelho resultando numa cor terrosa.

Ao ser misturada com outras cores faz um contraponto bem interessante e traz calor e aconchego aos tons mais frescos. 

Você pode descobrir mais sobre o tom Especiaria Antiga aqui.

SUVINIL – QUENTÃO

Quentão é a cor de 2019 para a Suvinil porque fala sobre a verdade que mora dentro de cada um de nós, nos conecta com nossa verdadeira natureza. E essa descoberta traz um aconchego que transforma nossa casa em lar. O tom terroso remete ao natural e aquece o décor.

O amarelo traz luminosidade e é uma cor nostálgica e moderna, saudosa e alegre, e traz à tona as lembranças e afetos de infância, aromas esquecidos, e um aconchego muito familiar, capaz de transformar qualquer casa em lar.

O amarelo-mostarda está mais vivo do que nunca! É hora de dar um sabor especial à decoração, de pequenos detalhes a paredes inteiras. As buscas por amarelo-mostarda (“mustard yellow” no Pinterest) tiveram um aumento de 45% e é uma das grandes tendências do ano. 

Você pode descobrir mais sobre o Quentão aqui.

SHERWIN-WILLIAMS – CAVERNA

Um terracota quente com raízes antigas e elementares, Caverna é eleita pelos especialistas em cores da Tintas Sherwin-Williams como a Cor do Ano 2019. Da família dos tons terrosos, a cor é quente, casual, refinada, e traz em sua essência o espírito de liberdade que existe em todo aventureiro.

Inspira a alma livre, capaz de ousar não só na cor, mas nos detalhes da decoração e, remete ao passado, cavernas usadas como o lar das civilizações e dos povos de outras épocas. Recriando o futuro, é um tom ancestral e ao mesmo tempo moderno.

Da argila ao barro, do calor ao tom envolvente, o terracota é um clássico antigo e cheio de história, transmite acolhimento e sofisticação, combina bem com outros neutros casuais e balanceados como um cinza quente, ou, um marrom escuro, e evoca uma estética descontraída e sofisticada.

Caverna pode ser o pano de fundo de uma sala de jantar e traz sensação de aconchego. Além disso, também fica perfeita quando combinada com revestimentos cerâmicos e pedras, materiais complementares como couro, madeiras com veio aparente, cactos e suculentas em vasos, terrários elegantes e contemporâneos. 

Considerada uma versão atualizada dos tons terrosos tão populares dos anos 70, a cor Caverna combina também com um tom azul jeans empoeirado, ou, até mesmo com um tom abacate fresco. 

Quando aplicada com um tom off-white é deliciosamente agradável e promete ser destaque nos projetos que terão como base a necessidade de renovar e manter a simplicidade no ar.

Você pode descobrir mais sobre o tom Caverna aqui.

OUTRAS INSPIRAÇÕES

Outra cor que promete dar as caras na decoração (2020) é o Neo Mint, um verde oxigenante e fresco que alinha ciência, tecnologia e natureza – que não apenas transmite uma sensação tecnológica moderna e futurista, mas também nos conecta com a vida vegetal.

Te convidamos agora a pensar em sua cozinha, quarto, varanda, escritório, banheiro: não importa qual o lugar, escolha seu tom preferido para combinar com o espaço e dê um “up”no seu lar! Aquela sensação de novo e bem estar – é maravilhosa!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários