Quer dica de uma super tendência do design e que é muito fácil de fazer na sua casa? Tetos decorados! Sim! A decoração subiu pelas paredes e foi parar nos tetos.

Uma das grandes tendências da decoração atual é fazer com que os lares estejam cada vez mais aconchegantes e se tornem verdadeiros refúgios para seus moradores. Isso inclui uma personalização dos ambientes de acordo com a cara do dono. Sendo assim, a decoração dos tetos é bastante versátil e, em tempos de economia difícil, pode ser uma alternativa que cabe em vários bolsos.

É possível utilizar diversas técnicas e materiais de acordo com sua preferência ou orçamento disponível: adesivos, papel de parede, tinta, stêncil, gesso, etc. As possibilidades são inúmeras! Confira algumas ideias pra você ter seu cantinho renovado com o seu estilo.

TETOS DECORADOS SIM!

Uma cor brilhante no teto dará para a sala inteira um brilho especial. Imagem: Florian Braun para Freistil Rolf Benz – via Apartment Therapy

PARA AQUELES QUE GOSTAM DE ESTAMPA

Se o minimalismo não faz seu estilo, investir em um teto chamativo pode dar um up no décor do seu lar e acrescentar uma irreverência na sua casa. É importante verificar a harmonia com o resto do ambiente, mas a ousadia pode sim ter muito charme sem ficar carregado demais.

 

O Studio Greg Natale usou tons de bronze e branco na decoração desta sala em Sydney, Austrália. As cores foram parar no teto com uma estampa geométrica e o resultado ficou super descolado. Reparem que, apesar de utilizar o metalizado, predominam os tons neutros com algumas pitadas de cores fortes. A paleta enxuta permitiu que o ambiente tenha bastante personalidade, mas sem ficar cansativo.

ANIMAL PRINT

Já imaginou instalar um papel de parede com animal print no teto e o resultado ficar elegante? A imagem abaixo prova que com equilíbrio tudo é possível. No projeto de Lori Paranjape em uma residência na cidade de Nashville, EUA, o teto inusitado compôs bem com muita luz natural, predominância de cores claras e um pouco de rosa e azul marinho. Além de prata e dourado que trouxeram um toque contemporâneo.

MOMENTO FOFURA

Quarto de neném com teto estampado de pelicanos azuis. Muito cuti-cuti! Reparem que o ambiente também tem outros elementos decorativos que o trouxeram certo requinte: o rodateto branco que deu acabamento ao papel de parede e a luminária deixaram tudo mais lindo. Projeto fofo da designer Courtney Lake.

P&B ESTAMPADO NO TETO

No projeto de reforma de uma antiga casa nova-iorquina, a cozinha ganhou papel de parede P&B estampado no teto. O ambiente com tons predominantemente sóbrios recebeu luminárias e adornos amarelos para trazer irreverência. Atenção para o cuidado com a iluminação permitiu que o ambiente permanecesse agradável, mesmo com as nuances escuras e estampas. O projeto é de Daniel Flebut and Essential Design + Build. (Imagem via Apartment Therapy)

CORES & ESTAMPA GEOMÉTRICA COLORIDA

O projeto lindo de Ann Lowengart Interiors traz as cores pro jogo. O teto com estampa geométrica multicolorida não passa despercebido e cria uma atmosfera alegre, jovem e contemporânea. A parede recebeu revestimento amadeirado claro o que ressaltou mais ainda as cores do teto. Para arrematar a atmosfera colorida, Ann utilizou um rodateto pink.

PARA AQUELES QUE QUEREM TETO COM COR, MAS SEM ESTAMPAS

A estampa é um pouco over para você mas o branco com bege também não te agrada? Então veja algumas ideias de cores lisas e lindas para a sua casa:

AMARELO NEON NO TETO

A reforma de um apartamento na Espanha deu ares contemporâneos à residência graças ao uso do amarelo neon no teto. A cor energética foi muito bem conjugada com o piso de ladrilho cinza e a parede com textura de cimento. O projeto é do escritório La Casa Sueca.

TETO VERMELHO NO QUARTO

O escritório italiano Studiopepe projetou um quarto com teto vermelho que dá corda aos casais apaixonados e também contrasta belamente com o piso cerâmico nas cores amarelo e azul. As paredes brancas e os adornos pretos agregam um pouco de seriedade ao espaço.

MOMENTO FOFURA 2

O aconchegante quarto de bebê projetado por Sherry Hart traz uma pintura em tom de mostarda no teto. O uso de fibras naturais + acabamentos em preto + branco (e tons off-white) fizeram com que o amarelo se destacasse no teto, porém não criasse um ambiente excessivamente estimulante.

FAIXA VERDE SAGE

Algumas suítes do The Hoxton Hotel em Amsterdam na Holanda possuem o teto pintado com um faixa de verde sage que vem desde o piso, passando por detrás da cabeceira da cama criando a sensação de pé direito mais alto (#FicaaDica). Um belo e estiloso truque empregado pelo Nicemakers, escritório de design holandês.

AS CORES DO TETO DE MAURÍCIO ARRUDA

O arquiteto brasileiro Maurício Arruda coloriu o teto de seu apartamento de várias cores: verde, rosa e cinza. Como o resto da composição conta com muito preto e branco, o resultado é lindo e contemporâneo!

TETO PARA OS DISCRETOS

Você não é da turma das estampas nem dos coloridos? Calma. Existe um teto decorado pra você também. É possível utilizar cores neutras, sejam claras ou escuras, que irão deixar sua casa linda, cheia de charme!

TONS TERROSOS

O showroom da marca dinarmarquesa Ferm Living traz várias tendências de décor nesta sala de estar e, no caso do teto, são duas tendências em uma: o teto decorado + tom terroso. Com estilo discreto, a decoração ganha graciosidade através das plantas e da madeira no piso, uma vez que ambas fazem uma ótima composição com a tinta marrom. Já o cinza, uma cor super coringa, predomina nas paredes e deixa o ambiente moderno.

LEVEZA E SOFISTICAÇÃO EM CINZA

A tinta cinza que estende do teto até parte da parede acrescentou uma decoração leve, fácil de fazer e muito charmosa ao quarto projetado pelos irmãos e arquitetos australianos Michael e Louise Macleod. A cereja do bolo fica por conta do barrado que divide as tintas e sofistica o acabamento da pintura.

ROSA SUAVE + CINZA

Como falar de cor hoje em dia e não citar o rosa? Mesmo em um ambiente discreto ela é umas das queridinhas. Na foto acima o rosa em tom suave foi aplicado no teto do quarto projetado por Krista Watterworth Design Studio, nos EUA. As paredes pintadas em cinza bem claro “quebraram” o rosa e o uso do mobiliário branco com dourado trouxe a leveza com um toque de sofisticação ao ambiente.

TETO PRETO

A ideia de pintar o teto de preto soa inusitada para a maioria das pessoas. E é. Mas pode se transformar em uma ótima estratégia em alguns casos, como nesta residência cuja sala é integrada com a cozinha. A atmosfera industrial na decoração ganha reforço com a tinta preta no teto e o resultado é esse, maravilhoso!

Porém, prestem atenção em alguns pontos: a quantidade de luz natural é imensa, o piso e as paredes são claros (não é tudo branco, mas é claro). Além disso, a presença de acabamentos em inox, além da madeira e do couro formam um conjunto lindo nesse projeto do Emerick Architects.

MOMENTO FOFURA 3

Quarto infantil inspirado no estilo escandivano em que a madeira do teto foi pintada em tom de azul claro. Os móveis são madeira bem clarinha e as cores dos adornos são em tons pastel. Por fim, a parede recebeu pintura a meia altura na cor cinza – reparou que ela quase sempre aparece nos ambientes discretos? Entendeu a dica? 😉 . O projeto é do escritório russo INT2 Architecture.

Viram como pode ser fácil e barato ter tetos decorados e mudar um pouco a decoração do seu lar? A parte mais difícil é escolher entre tantas cores e acabamentos lindos! Então vamos lá, baldes de tinta a postos e mão à obra!

Arquiteta e Urbanista, Paula Cançado acha todas as cores bonitas. Gosta de tudo que deixa a vida mais bela: um bom papo, uma refeição gostosa, uma viagem inesquecível e aquelas músicas que fazem dançar. Descobrir coisas novas a mantém em constante movimento.

Paula Cançado – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários