Urban Jungle. Imagem por bmphotographer/ Shutterstock

Por aqui, já falamos bastante sobre o poder que as plantas tem na vida das pessoas. São ótimas as sensações que elas trazem para dentro de casa e que vão muito além da estética e da decoração. Plantas oferecerem beleza sim, mas também perfume, boas energias, purificam o ar, relaxam, e podem até nos deixar mais concentrados. Em troca pedem pouco: água, sol e sua atenção.

Aliás, esse tempo e atenção dedicado às plantas pode se transformar em uma forma de terapia. É comprovado que sujar-se de terra é um antidepressivo natural, segundo esta pesquisa da Universidade do Colorado. Pensando nisso, nós até já fizemos uma listinha com 12 razões fantásticas (e científicas) para você se inspirar e ter criar uma mini floresta no seu lar!

Folha da Monstera, uma das plantas mais Instagramáveis do mundo. Imagem por MMDstudio/Shutterstock

Quando você vê, começa com um vasinho, com um cacto ou uma suculenta, e logo está transformando a sua casa em uma verdadeira floresta particularcomo a modelo Summer Rayne Oakes. Começa a prestar atenção nas plantinhas e espécies por onde passa, pesquisa no Google, sites e blogs, como cuidar de cada uma, vai no supermercado e sempre volta com um ‘modelo’ diferente para a casa. Muda elas de vaso, faz experiências colocando-as na água, troca de lugar, conversa, rega, baixa app pra saber mais, cuida como se fosse filho, e daí, é um caminho sem volta.

O Instagram, sua casa, tudo está inteiramente tomado pelo poder do Urban Jungle. Calma. Tá tudo sobre controle (ou não! ahaha). Junte-se a nós e venha se inspirar com esses perfis na rede. Estas são as nossas contas favoritas no Instagram que misturam decoração, plantas e/ pessoas interessantes que compartilham suas descobertas diárias e conexões com a natureza!

URBAN JUNGLE – PERFIS GRINGOS

 

1 – THE SILL

The Sill é um espaço para os amantes de plantas em Nova York. A ideia transformou a jardinagem da vovó em uma experiência de compras perfeita para quem gosta sobre o assunto. O The Sill começou exclusivamente on-line, entregando plantas em vasos como pizza pelos EUA. Em Nova York, as lojas físicas oferecem uma fuga da selva de concreto, além de realizarem workshops semanais. No Instagram, especialistas em plantas respondem a todas e quaisquer dúvidas. O objetivo é tornar a experiência de cuidar das espécies tão maravilhosa quanto a própria natureza.

No Instagram: @thesill

2 – BOYS WITH PLANTS

Boys with Plants é uma conta no Instagram que reposta imagens de caras com plantas. Simples assim. Desde então, o perfil tem crescido consideravelmente e já foi notícia em várias mídias. Um colírio para os olhos para quem curte homens, plantas e décor.

No Instagram: @BOYSwithplants

3 – THE JUNGALOW

Justina Blakeney é designer, artista e autora do site The Jungalow. Justina acredita que a criatividade é a chave para ter uma casa incrível e por isso, ela criou o The Jungalow, seu estúdio de design que celebra cores, padrões e muitas, muitas plantas!

No Instagram: @thejungalow

4- HOUSE PLANT CLUB

O perfil no Instagram cresceu e virou uma comunidade para quem ama plantas. O House Plant Club possui hoje loja no Etsy e até um livro para os entusiastas de jardim.

No Instagram: @houseplantclub

5 – ALJA NIKE SKRT

Conheci Alja rapidamente em Paris ao participar da campanha de Lançamento da Temporada Cultural de Paris e Île-de-France em 2017. Eu sabia que tínhamos coisas em comum: o gosto pela arte, design, viagens, fotografia, mas ao seguir seu Instagram, lá estavam elas: as plantas! Alja faz bastante experiências com plantas em águas (hidrocultura), cultiva temperos e abacates em casa e posta suas inspirações maravilhosas de decoração nórdica usando as espécies que tem, como destaque principal. Apesar de escrever em sua língua nativa – ela é da Eslovênia – basta um tradutor em seu site para ler suas maravilhosas dicas de décor, jardinagem, viagens, além de outros assuntos que compartilha!

No Instagram: @aljaskrt

6 – URBAN JUNGLE BLOGGERS

Urban Jungle Bloggers é um site, livro, projeto, uma comunidade global, criada por Igor, do Happy Interior Blog e Judith do JOELIX.com. A paixão mútua pelas plantas resultou no projeto que fala sobre morar com plantas – em casa, em outros interiores, em espaços públicos. A ideia é destacar a beleza e os benefícios de plantas de interior e outras hortaliças. Em setembro de 2016, a dupla lançou seu primeiro livro Urban Jungle em inglês e em alemão (Wohnen in Grün). Pelas redes sociais, eles compartilham ideias de plantas e projetos de bricolagem, além de apresentar dicas úteis e trivialidades incomuns sobre o assunto.

No Instagram: @urbanjungleblog

URBAN JUNGLE – PERFIS BRASILEIROS

 

7 – SELVVVA

A Selvvva é uma loja em São Paulo criada por duas arquitetas que acreditam na influência positiva das plantas sobre os ambientes e as pessoas. O trabalho de Denise Yui e Julia Rettmann é criar espaços de bem-estar, produzindo composições com plantas e suportes que elas desenham. Denise e Julia buscam a união do conhecimento sobre a natureza com um olhar estético sempre atento a novas referências. Nas redes sociais da marca, você encontra dicas de como cuidar das espécies, inspirações de decorações, além de arranjos belíssimos criados pela Selvvva!

No Instagram: @selvvva

8 – A BOTANISTA

A Botanista é um espaço em São Paulo pra se conectar com a essência e com o feminino através da botânica e da arte. A loja abre de quinta, sexta e sábado para você poder tomar um brunch, comprar plantas ou peças lindas de arte, criadas por mulheres. Nas redes sociais, sempre postam as flores e plantas disponíveis, workshops que rolam no espaço e novidades. Vale a pena sempre ficar de olho!

Instagram: @abotanista

9 – IS_ ADORABLE

Isadora Attab é amiga das antigas da internet. É defensora de um consumo mais consciente e em seu blog (e agora, Isadora?) e perfil do Instagram, ela compartilha muita dicas reais e legais sobre feminismo, como ter um dia mais leve, veganismo, decoração afetiva, bonitezas, rolês em SP, além de outros assuntos, e claro, muitas, muitas plantinhas. Vale muito a pena segui-la!

Instagram: @is_adorable

10 – HOME SWEET OFFICE

Uma artista visual e um programador morando/trabalhando em 67m² resolveram compartilhar o seu cotidiano no Instagram e no lindo perfil falam sobre nomadismo digital, receitas, DIY, plantas. Alguns dos objetos que aparecem nas imagens autorais do casal você encontra em sua loja, a Dora Queen Store que tem essa temática botânica/vintage, peças artesanais, “homemade”, moldadas em cerâmica plástica, em madeira, metais envelhecidos.

Instagram: @HOMESWEETOFFICE

11 – CAROL COSTA

Carol Costa largou a carreira no jornalismo e seguiu a vontade, com a cara e a coragem, de entrar no mundo das plantas. Partiu para a jardinagem, criou o site Minhas Plantas, começou testes de venda de orquídeas e terrários e se tornou apresentadora de programas de TV e rádio, além de trabalhar como escritora com parceiros produtores de plantas e insumos de jardinagem. Em seu site, ela fala muito abertamente sobre esse mercado, além de dar incríveis dicas e inspirações, claro, sobre o assunto!

No Instagram: @MinhasPlantas

12 – CORES DE ALMODOVAR

Ingrid Ferreira é Historiadora, bordadeira e decoradora do próprio apê. Inspirada pela décor afetiva e o feito à mão, ela também é muito apegada as plantinhas. E é por isso que está aqui! Por compartilhar, sem firulas, suas dicas de ‘jardinagem amadora’, como ela mesma diz. Ingrid dá oficinas, aulas e faz lindas encomendas de bordado na cidade do Rio de Janeiro.

No Instagram: @coresdealmodovar_

13 – MAX CASA BOTANICA

Uma advogada e um engenheiro paulistanos querem te mostrar como o dia a dia da vida a dois pode ser incrível (e cheio de flores). Assim criaram o Max Casa Botânica, um projeto que fala sobre receitas, decoração (mais minimalista), viagens e muitas plantas!

No Instagram: @maxcasabotanica

14 – LALAWSK

Tatiana Weska é Arqueóloga, Bioantropóloga, louca por plantas, ama se aventurar na cozinha e adora arte, DIY, coisas feitas à mão. A casa de Tatiana, sua parede geométrica, o contraste com as plantas, tudo combina em perfeita harmonia! Acompanhar seu dia a dia nos traz ótimas referências quando falamos em décor, DIY, plantinhas. Tatiana é dona de gatinhos adoráveis e é inspirador ver as mudanças que ela faz em seu apartamento, assim como cada detalhe diferente que traz para sua decoração. Veja com seus próprios olhos e tire suas conclusões!

No Instagram: @lalawsk

15 – FLO ATELIER BOTANICO

A vontade do FLO atelier botânico nasceu após algumas viagens inspiradoras que um casal fez juntos, em 2012. Foram, principalmente, as floriculturas do Marais, em Paris, que encheram os seus olhos. A estética única, lúdica e com um quê de mistério – tão distante das floriculturas tradicionais, os deixou sonhando com aquele momento. A habilidade para lidar com as plantas foi então somada à vontade de levar pequenos jardins para dentro de casa. Foi inevitável a construção de um terrário. Assim nascia o início do conceito do atelier botânico em São Paulo e seus produtos desenvolvidos até hoje: únicos, sem reprodução em massa e de criatividade exaltada. São lindos projetos florais e arranjos especiais, que celebram a diversidade da flora e as curiosidades da natureza.

No Instagram: @floatelierbotanico

Quer mais ideias de como usar as plantas no seu dia a dia? Inspire-se com o nosso board exclusivo no Pinterest. Chegou a hora de começar o seu projeto verde e transformar sua casa em uma Urban Jungle!

 

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários