Depois das milhares de janelas coloridas encontradas durante as viagens do português André Vicente Gonçalves, eis que chegou a vez das garagens! A responsável por capturá-las é a artista lituana Agne Gintalaite, fotógrafa freelancer e diretora de arte, que sempre gostou de reparar nesse assunto.
Agne conta que na Lituânia, há várias unidades de “garage towns”, espaços destinados para guardar os carros e muitas vezes ônibus de passeios, longe das residências de seus proprietários. Na série Beauty Remains, Gintalaite explora a infinidade de portas que existem, suas texturas e materiais. Elas são feitas de madeira, de metal brilhante ou outros materiais desgastados pelo tempo, que insistem em se manter vivos a cada ano que passa.
Agne conta que seu projeto começou depois de uma visita à IKEA. A caminho da megastore, centenas de garagens com diversos tipos de portas puderam ser vistas, em modelos exclusivos que estão longe de serem encontrados em qualquer uma das loja de decoração.
“Ao documentar esses objetos que muito provavelmente estão prestes a desaparecer da sociedade lituana, eu desejo mostrar a estética, mas também o significado de cada uma dessas portas de garagem. Elas são maravilhosamente pictóricas. Essas portas não precisam de muita explicação. É fascinante o jogo de cor e textura que eu consegui retratar com minha câmera”.
A artista também conta histórias sobre os proprietários por detrás das garagens, que continuam apegados à sua propriedade – em áreas em que as grandes empresas cada vez mais impedem que elas se mantenham na paisagem urbana. “Enquanto elas durarem, esta beleza misteriosa permanece.”
Via.
Comments are closed.