Projeto fotográfico ‘On location’ registra cenas da cultura pop em suas locações reais em Las Vegas
Las Vegas é conhecida mundialmente como a cidade do pecado. O que acontece em Vegas permanece em Vegas, certo? Bem, às vezes não exatamente. Pelo menos é o anseio de Mike Chapman. O fotógrafo criou o projeto On Location, em que busca resgatar antigas locações de filmes e partes históricas da cidade, a fim de divulgá-las.
O método usado por ele é simples: Chapman imprime uma fotografia e leva até o local de gravação do longa-metragem, assim como acontece no projeto Filmography, por exemplo. Porém, Mike não explora somente a sétima arte. Outros elementos da cultura pop como ensaios de bandas, gravações de videoclipes e estabelecimentos famosos da cidade também tem espaço em sua galeria de registros.
“Há dois anos eu estava online procurando por locações de filmes e algumas fotos estavam alinhadas já. Assistindo alguns filmes que se passam em Las Vegas e ao reconhecer os lugares, tive uma ideia: por que não dar início a um novo projeto? Surgia então o ‘On Location’. Eu encontro locações em Las Vegas que aparecem em vários títulos e as comparo com os dias atuais“, explica o artista.
O primeiro filme ilustrado foi ‘Se Beber Não Case’ (The Hangover) usando um iPhone 5. Porém, Mike viu que o brilho intenso da tela fez com que as imagens não pudessem ser reconhecidas. Depois dessas dificuldades técnicas, só havia uma solução: imprimir as fotografias. E assim surgiram as primeiras fotos oficiais do projeto.
Se Beber Não Case (The Hangover/2009);
Cena do filme Amor a Toda Velocidade (Viva Las Vegas/ 1964);
O processo de criação das imagens funciona da seguinte forma:
“Eu uso todo meu tempo livre para fazer a pesquisa, pois meu trabalho me mantém muito ocupado. Uso a ferramenta de imagens do Google para encontrar lugares históricos, filmes e outras mídias e também faço capturas de DVD’s, YouTube e todo o tipo de vídeos que eu possa encontrar. Às vezes eu corto a imagem para que ela possa alinhar melhor com a locação. Usualmente imprimo cinco ou mais capturas no meu dia de folga e vou até os locais. Quando é fácil reconhecer o lugar, eu vou facilmente até lá e faço o registro, mas alguns exigem mais pesquisa. Às vezes é frustrante, mas eu sempre me divirto procurando locações que são difíceis de encontrar”.
O projeto começou a ganhar visibilidade quando Mark fez sua primeira foto com um ensaio antigo da banda The Killers, a qual foi formada em Vegas. Depois de postar a fotografia no Instagram, não levou muito tempo para que os fãs do grupo tomassem conhecimento. As notificações não paravam de surgir. Foi aí que Chapman percebeu que deveria continuar a inspirar as pessoas.
Foto do ensaio da banda The Killers;
Mark tem recebido um feedback super positivo de seu trabalho e muitas sugestões pela cidade. Até o Nevada Film Office (Departamento de cinema do Estado de Nevada, onde Las Vegas fica localizada) tem mostrado interesse em seu trabalho.
Um ponto muito interessante do projeto é que ele não está ajudando apenas a traçar um roteiro cultural da Sin City, como também preserva de maneira criativa a história da cidade dos letreiros de neon. Através das fotografias, o artista consegue manter locais icônicos “vivos”, como por exemplo, a conhecida piscina de vidro do antigo hotel The Glass Pool Inn. O prédio, construído em 1950, atraia muitos hóspedes e curiosos por causa de seu formato. O estabelecimento funcionou até a década de 90, mas foi vendido e demolido em 2003.
Chapman pensa em ampliar a ideia e procurar novas locações na Califórnia. Enquanto isso não acontece, seu foco continua em Las Vegas e em fazer com que o mundo veja a cidade com outros olhos.
Frank Sinatra em frente ao hotel The Sands (1961);
Muhammed Ali treinando em Las Vegas (1961);
Videoclipe da banda U2;
Trecho do filme Bolt(1998);
Cena do filme ‘Um carro, um rapaz e uma garota’ (Corvette Summer/1978);
Brandon Flowers, vocalista da banda The Killers, durante gravação de um videoclipe;
Cena do clipe ‘Shot At the Night’ da banda The Killers;
Cena do filme ‘A Fita Azul’ (Electrick Children/2012);
Para continuar a acompanhá-lo, siga Mike Chapman no Instagram.