A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh — uma das pinturas mais famosas do mundo — agora tem um conjunto exclusivo LEGO! Criativos de todo o mundo poderão recriar a obra-prima de 1889 com as peças.

A ideia é do estudante de doutorado de 25 anos Truman Cheng, enviada pelo site IdeasLEGO – espaço on-line em que usuários compartilham propostas e modelos incríveis imaginados para a LEGO; e que tem a chance de serem transformados em produtos reais para a marca. Depois de receber mais de 10.000 votos do público, a empresa dinamarquesa decidiu produzir o protótipo de Truman Chang, doando ao designer 1% dos royalties.

“Um dia, eu estava brincando com as peças de LEGO, e percebi que ao empilhar as placas juntas em intervalos aleatórios se pareciam muito com as icônicas pinceladas de Van Gogh”, disse Cheng às ideias da LEGO. “Fiz uma boa provocação cerebral ao criar truques e técnicas para capturar a aparência da pintura original. A pincelada do artista vai em muitas direções: na lua e na nuvem giratória, então houve o uso criativo de elementos de suporte e outras pecinhas essenciais envolvidas.”

De acordo com o site Design Boom, com 1.552 peças, o LEGO A Noite Estrelada de Vincent Van Gogh eleva a pintura original à uma cena 3D, e ainda dá ênfase às pinceladas icônicas do artista e escolha de cores. Clipes e suportes redondos formam as nuvens e a luz dos quadro; placas foram empilhadas para formar as encostas e arbustos; e partes curvas se acumulam para se formar os ciprestes.

Em homenagem ao artista, uma minifigura de Vincent Van Gogh também foi incluída no conjunto, juntamente com um pincel, uma pequena paleta de pinturas, um mini cavalete e uma mini-pintura de A Noite Estrelada impressa em um azulejo.

“Para mim, LEGO é mais do que brinquedos, é algo semelhante à pintura”, conclui Truman Cheng. “Posso me expressar, criar personagens e esculturas a partir da minha imaginação. É uma experiência muito relaxante, onde posso esquecer os pequenos problemas na vida diária e me perder na minha própria imaginação. Sim, muito parecido com a pintura.”

Truman Cheng é um estudante de doutorado do 3º ano, original de Hong Kong, e seu foco de estudo é em robótica médica e endoscópios cirúrgicos magnéticos controlados.

“O trabalho de Van Gogh sempre me fascinou. As cores e pinceladas únicas mostram a sua imaginação. Sua história de vida e dedicação completa à arte são inspiradoras para muitos jovens artistas.”

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários