Skyline, estilos arquitetônicos, diversos tipos de construções, prédios ou monumentos conhecidos mundialmente por sua arquitetura. Para quem gosta de tatuagens e o tema, encontrar o design certo é tão importante quanto encontrar o artista e o estúdio ideal. E, como dizem sempre: não tenha medo de mostrar seu amor por isso, estas ideias do Pinterest são perfeitas para você.

Abaixo, encontre 10 ideias de tattoos para os amantes da arquitetura:

1 – FIBONACCI

Imagem: Subtle Tattoos

Fibonacci é uma sucessão de números que, misteriosamente, aparece em muitos fenômenos da natureza. Descrita no final do século 12 pelo italiano Leonardo Fibonacci, ela é infinita e começa com 0 e 1. Os números seguintes são sempre a soma dos dois números anteriores. Portanto, depois de 0 e 1, vêm 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34…

Ao transformar esses números em quadrados e dispô-los de maneira geométrica, é possível traçar uma espiral perfeita, que também aparece em diversos organismos vivos. Outra curiosidade é que os termos da sequência também estabelecem a chamada “proporção áurea”, muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos.

2 – PRÉDIO

Tatuagem de Balazs Bercsenyi/ Imagem: My Modern Met

Uma tatuagem de prédio pode assumir muitas formas, desde construções hiperrealistas totalmente finalizadas até representações minimalistas de elementos arquitetônicos como o Empire State. Que tal se inspirar no seu ícone preferido e eternizá-lo?

3 – CATEDRAL

Imagem: Blog da Arquitetura

Geometria, matemática, astronomia, ocultismo. A iconografia das catedrais pode ir muito além do que a estética e religião. A arquitetura das catedrais escondem segredos e tudo influencia em sua simbologia: luz, decoração, estilo, características internas, externas, fachadas e muito mais.

4- SKYLINE

A técnica em fineline de East explora o uso de linhas retas, bem finas e precisas. Combina super com esse tipo de tattoo, principalmente quando falamos em Skylines, que nada mais é do que o horizonte artificial que a estrutura geral de uma cidade gera.

5- PONTE

Tattoo por Bicem Sinik. Imagem: Amazing Tattoos Ideas

As pontes têm suas próprias belezas e nos fascinam ao longo dos anos. Algumas resistiram ao tempo e são preservadas como tesouros. O feito de engenharia que ajudou os humanos a avançar e conquistar o mundo, hoje em dia são criadas com mais de uma função, e vão muito além de conectar dois terrenos. Seja qual for o caso, pontes são estruturas sofisticadas que nunca deixam de nos surpreender.

6- SÃO PAULO

Giulia Rosso curte o famoso padrão das calçadas de São Paulo e o tatuou no braço. Em seu bairro, Pinheiros, há essa escadaria que faz homenagem à artista que criou o conceito, Mirthes dos Santos Pinto. Assim como Giulia, os padrões, sejam de calçadas, ornamentais, monumentos, são feitos arquitetônicos bem interessantes para serem tatuados. Imagem: Fábio Tito/G1.

7- DESENHOS

A artista brasileira Fernanda da La Bottega dell’Arte, por exemplo, cria belas versões do que pode ser descrito como renderizações arquitetônicas. Sabe aqueles esboços de edifícios antigos que parecem rabiscados? Recorrendo a algumas das mais famosas obras arquitetônicas do mundo como inspiração, ela usa linhas finas, tinta preta e sketches para transformar uma tatuagem em um esboço brilhante. Imagem: Tattoodo. 

8- COMPASSO

Tatuagem de Camilo Nunes. Imagem: Archdaily

O compasso é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferência. Também serve para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos, como por exemplo construir um hexágono, ou achar o centro de uma circunferência.

Na arquitetura, ele é importante para desenvolver desenhos técnicos e projetos que necessitam de um toque a mais de criatividade, afinal, como diria Oscar Niemeyer: “de curvas é feito todo o universo”.

9- ESTILO BARROCO

Tatuagem de estilo Barroco abaixo do seio por Sara Reichardt. Imagem: Dubuddha Tattoo

arquitetura barroca é um estilo arquitetônico que surgiu durante este período, e que foi precedido pelo Renascimento e Maneirismo, e decorre até a primeira metade do século XVIII. Suas principais características são a extravagância, ser incomum e irregular, uso de movimento, proximidade do real, manipulação da luz, contrastes entre cheios e vazios, entre formas convexas e côncavas, características que também podem ser aplicadas na pele.

10- INSPIRADO EM FRANK LLOYD WRIGHT

Desenho de Gretchen Fleener. Imagem: Paintertainment

Frank Lloyd Wright desejava cidades mais harmônicas e chegou a projetar o que seria o arranha-céu mais alto de Chicago, o Illinois, que somaria cerca de 1,6km de altura. Em conformidade com os ideais naturalistas, segundo ele, o edifício seria uma construção “enraizada”, com uma estrutura profundamente fincada sob a terra. Isso porque o arquitetura prezava por construções orgânicas,  no sentido do ‘organismo’, de coisa viva”, além de valorizar ornamentos, preocupar-se com as texturas e integrar tudo com uma bela ambientação.

Para mais inspirações, siga nosso board exclusivo #tattoofriday no Pinterest:

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários