Wynwood Miami
Traveluv

Wynwood: O bairro de Miami que é destino internacional de arte

Um bairro descolado, cheio de arte nas paredes, galerias, bares, lojas e restaurantes. A visita a Wynwood fica completa após uma volta sem muito compromisso

Durante meados e final de 1900, Wynwood, bairro industrial de Miami, foi lar dos imigrantes caribenhos. Longe da praia e próximo ao centro (Downtown), após anos de uma economia próspera, acabou em decadência. Mas no início dos anos 2000, o local passou por um intenso processo de reinvenção e mudança cultural.

Proprietários de antigos galpões negligenciados, fábricas fechadas e armazéns não utilizados, com uma bela visão de futuro, se uniram e começaram a transformar a vizinhança, pouco a pouco, em negócios inovadores. Através da revitalização urbana, Wynwood virou uma espécie de galeria de arte a céu aberto.

Hoje, referência internacional, Wynwood atrai mais de 4 milhões de visitantes por ano para Miami, além de impulsionar a cultura, a tecnologia, a gastronomia, a hospedagem. Com uma das maiores coleções de arte de rua nos Estados Unidos, tanto engajamento fez com que o TripAdvisor nomeasse “Destino Hipster Top“. Em 2021, o bairro conquistou também o Traveler’s Choice.

Wynwood Wall: Prepare sua câmera!

Dezenas de artistas de diversos países já espalharam suas obras pelos muros do bairro, incluindo os brasileiros Crânio, Kobra e Os Gêmeos. Além do grafite, quem visita Wynwood também encontra muitos ateliês e galerias de arte.

Apesar de Wynwood ser um bairro inteiro, o centro com mais de 40 murais fica localizado na NW 2nd Avenue, entre a 25th e 26th St, e é conhecido como Wynwood Walls.

A dica é começar o passeio pela NW 2ndavenue e a partir daí, se aventurar a pé pelas ruas vizinhas para fazer os seus próprios achados. Aqui, literalmente é onde você encontra o ‘museu a céu aberto’. Os murais são substituídos de tempos em tempos e no final de semana é bem provável encontrar algum artista transformando paredes de maneira autoral.

A visita do Wynwood Walls é gratuita e seu horário de funcionamento é das 10:30 até as 23:30h.

Arte além dos Murais em Wynwood

Além dos grafites, Wynwood também concentra ótimas galerias de arte, lojas de antiguidades, bares ecléticos, restaurantes artesanais, lojas descoladas, passeios culturais e muito mais.

Se tiver tempo, visite a Rubell Family Collection. Esta coleção de arte contemporânea possui um acervo de mais 7 mil obras, expostas em mostras rotativas. Entre os artistas estão Jean-Michel Basquiat, Keith Haring, Jeff Koons, Yayoi Kusama, só para citar alguns.

Uma galeria de arte moderna que traz ótimas exposições no bairro também é a Nader Art Museum. Há instalações e obras de artistas de toda a América Latina para completar o passeio.

A Oliver Cole e a Walterman Ortega são outras duas que trazem também mostras de nomes, dos internacionais, reconhecidos, modernos até emergentes e contemporâneos.

Para explorar mais sobre o assunto, vá ao Museum of Graffiti. As exposições são como uma aula particular sobre, claro, o grafite como expressão artística e sua história. O museu em si não é grande, mas bem informativo, já que destaca a evolução da forma de arte ao longo do tempo, diferentes estilos e sua importância para a sociedade americana.

Além disso, rola também os Tours temáticos guiados pela área, e esporadicamente muitos eventos legais, desde aula de grafite para iniciantes, desenhos para crianças, até brunch com Drags e apresentações de comédia.

No Winwood Yard, ainda há aulas de yoga, música ao vivo, noites de Karaokê e sessões de cinema, em espaço aberto.

Cuidado para não voltar com as duas malas cheias!

Na área, existem muitos negócios descolados como restaurantes, bares, cafeterias, e claro, lojas. A Art By God, que se autodenomina loja de museu, traz uma experiência como se você estivesse realmente em uma loja de museu. Ali você encontra tudo à venda. Tudo mesmo: cristais, bichos de pelúcia, esculturas e os preços vão desde os mais acessíveis ($1.99) até milhares de dólares.

Para quem quer levar um pedacinho dos artistas locais, a Wynwood Shop é o local. Mesmo pequena, oferece roupas, artigos para decoração, arte para a parede, souvenires e presentes. A Glottman Wynwood tem uma grande variedade de peças únicas de arte e design, super bem selecionadas!

Vale a pena dar uma passada pela Wynwood Block também e apreciar a moda de estilistas locais no Mimo Market; pra quem curte papelaria, visite a Wynwood Letterpress.

Fique atento (a): O famoso evento Wynwood Art Walk acontece no 2º sábado de cada mês. A partir das 18h, estendendo-se durante toda a noite, o comércio local fica aberto até tarde, há artistas pintando ao vivo as ruas, aberturas de exposições em galerias e diversos food trucks.

*Evite ir no domingo, a maioria dos comércios ficam fechados.

Pausa para o café, delícias e drinks em Wynwood

Vale destacar que além de restaurantes e bares, o distrito possui cervejarias, padarias artesanais, cafeterias e casas de show que movimentam a região dia e noite. E por falar em comidinhas, existem todos os tipos na região, da mexicana a italiana. Aqui, algumas dicas:

  • Pra quem curte um cafezinho, vale conhecer o Fireman Derek’s Bake Shop, que funciona desde 1983;
  • A padaria moderninha Zak the Baker, com menu Kosher, é considerada uma das melhores da cidade;
  • O Wynwood Kitchen & Bar, restaurante bem ao lado do Wynwood Walls, tem mais de 40 rótulos de cervejas e carta com mais de 90 vinhos;
  • Pizzas e massas é no Joey’s, restaurante italiano moderninho, que também fica ao lado da entrada de Wynwood Walls;
  • Que tal um sorvetinho? Na Dasher & Crank, tudo é feito artesanalmente e com ingredientes locais;
  • Wood Tavern é um bar frequentado bastante pelos locais, com pegada urbana e alternativa;
  • Pra quem gosta de donuts, experimente os sabores inimagináveis do The Salty;
  • Cafeina: bar super estiloso que mistura arte, música, boa comida e drinks;

Wynwood é reconhecida mundialmente como o principal destino para arte, moda, inovação e empreendimento criativo. É uma das maiores e mais proeminentes comunidades criativas dos Estados Unidos, onde a nova geração de criativos e empreendedores quer viver, trabalhar, comer e aprender. A expectativa é que o bairro siga conquistando cada vez mais o público.