lettering feito à mão Criatipos

Movidos pela paixão e pelo prazer do trabalho feito à mão, esses designers, artistas e profissionais resgatam processos handmade em seus mais variados projetos, colorindo diversos tipos de superfícies, desde muros na rua até pôsteres e outras ilustrações.

E você já parou para pensar na diferença entre caligrafia, lettering, handlettering e tipografia? A caligrafia é um tipo de arte visual, muitas vezes chamada de “a arte da escrita bela”. É escrever à mão e dar forma aos sinais de uma maneira harmoniosa, expressiva e habilidosa, tornando qualquer trabalho mais artesanal e exclusivo.

O lettering é o desenho de letras e palavras com um propósito, podendo ser feito com caligrafia, desenho à mão ou tipografia digital. O lettering feito à mão também é chamado de handlettering.

Já a tipografia está relacionada aos tipos de letras (fontes) que já conhecemos e também a criação de novas letras. Ela engloba a organização, estilo e aparência.

Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista com 10 designers brasileiros que são mestres nesse trabalho muitas vezes artesanal, que transformam palavras em incríveis projetos. Anote os nomes e siga no Instagram:

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Fábio Maca

1) Fabio Maca: Aos 29 anos ele se apaixonou pelas caligrafia. Era publicitário há 10. Fabio passou a praticar e estudar a arte escrita com gente bacana do Brasil e de fora, mas ainda era trabalhava em agência, até pouco tempo atrás. Hoje tem 36 e se dedica em tempo integral às letras – que faz de vários jeitos, usando um par de técnicas. Além das penas e canetas, seu estilo foi criado ao se inspirar em design, tipografia, arte, moda, arquitetura, um toque de humor e outro de amor. Além de estar em um relacionamento sério com isso, ele conta que ama sua esposa, motocicletas e doce de leite. No Instagram: @fabiomaca.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Tipocali

2) Tipocali: combina tipografia e caligrafia com arte e design. É a maneira que Thiago Reginato achou para divulgar seu nome e seus serviços criativos oferecidos. Sua essência é promover todo tipo de projeto, exposição, site, livros, eventos, materiais e outras atividades relacionadas ao mercado tipocaligráfico. Thiago está sempre experimentando novas descobertas no universo do design e da arte. Formado em Design Visual com ênfase em Marketing, já ministrou workshops e palestras sobre o assunto para vários clientes e em várias cidades do Brasil. No Instagram: @tipocali.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Vanessa Kinoshita

3) Vanessa Kinoshita: Meio japonesa, meio brasileira, Vanessa é nascida e criada em Salvador, na Bahia. Fez 27 anos este ano e mora em SP há 4 invernos. Designer e ilustradora, foi pela profissão e simpatia que veio para a cidade que tira seu sono, mas ao mesmo tempo a faz sonhar com o futuro. Vanessa começou a ilustrar profissionalmente há mais ou menos dois anos, quando conseguiu se estabilizar na cidade louca, e pode investir mais no meu próprio trabalho. Ela gosta de testar materiais e tintas como ecoline, tinta carvão, giz e diferentes tipos de pincéis. O legal foi testar tudo isso aplicado à tipografia feita à mão livre, principalmente porque, como autêntica geminiana, é muito curiosa e apaixonada por novidades. No Instagram: @vanessa.kinoshita.

follow-the-colours-tipografos-caligrafos-handlettering-instagram-andrea-kulpas

4) Andrea Kulpas: é designer gráfico e uma daquelas pessoas super talentosas. Em 2006, começou a estudar a tipografia e a trabalhar com a rotulação para logotipos. Em dezembro de 2012, um amigo a presenteou com um estojo de sharpies. Ela acabou gastando todas antes de terminar o ano e viu a necessidade de comprar mais e mais para continuar a brincadeira. Até hoje não parou. Andrea vê este segmento como uma experiência de aprendizagem permanente. Acabou de terminar um curso de pós-graduação em Tipografia em Buenos Aires e desde então, desenvolve suas primeiras fontes. No Instagram: @akulpas.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Cyla Costa

5) Cyla Costa: Designer, ilustradora, tipógrafa e sonhadora, não necessariamente nessa ordem, Cyla é talento puro. Tem seu próprio estúdio em Curitiba e trabalha com o que mais gosta: branding, ilustração e lettering. Suas maiores inspirações vem de músicas novas, dos Beatles, Bowie, Woody Allen, de todos os tipos de chás, vinho branco, prateleiras cheias de livros, viagens, caminhadas pela cidade, cafés no meio da tarde com seu amor, amigos queridos e artísticos. Ultimamente, ela tem se dedicado ao The Weekly Woody Lettering, projeto que semanalmente mistura filmes de Woody Allen com pôsteres tipográficos. No Instagram: @cylacosta.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Marina Chaccur

6) Marina Chaccur: Marina é absolutamente apaixonada por letras. Quando entrou na faculdade de design, pensou que gostaria de projetar cadeiras para o resto de sua vida, mas descobriu sua paixão pelo design gráfico, e mais tarde, tipografia, caligrafia, projeto de tipo, e o maior de todos: a rotulação! Seu foco ultimamente é exclusivamente em letras (e ornamentos), que virou sua especialidade. Ela sempre foi freelancer e durante 13 anos trabalhou para vários clientes além de escolas diferentes, ainda dá palestras, oficinas e conferências. Instagram: @mchaccur.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram criatipos

7) Criatipos: Movidos pela paixão e prazer do trabalho feito à mão, o Criatipos surgiu como uma vida paralela dos designers Cristina Pagnoncelli, Cyla Costa (que citamos aí em cima), Eduilson Coan e Jackson Alves para resgatar processos handmade nos mais diversos projetos tipográficos ilustrados, acabamentos e superfícies, unindo trabalho e diversão. Vale a pena ver o portfólio de cada um deles separadamente e com calma. No Instagram: @criatipos.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Phellipe Wanderley Coisas Boas Acontecem

8) Phellipe Wanderley: é designer e programador do Young Dog Studio, ama suculentas, retrofuturismo, letterings feitos à mão e espalhar coisas boas por onde passa. Tanto que criou o projeto Coisas Boas Acontecem, no qual cria os escritos e caligrafia com sua própria letra misturando frases inspiracionais e cores incríveis. No Instagram: @phellipe.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Sérgio Bergocce

9) Sérgio Bergocce: Designer gráfico de formação, Sérgio já trabalhou em algumas redações de jornais e revistas de SP, até achar seu caminho na ilustração, especificamente o lettering. Grande parte da sua produção é criada para editoriais, o que já lhe rendeu vários prêmios. No Instagram: @bergocce.

tipógrafos brasileiros calígrafos handlettering instagram Filipe Grimaldi

10) Filipe Grimaldi: é diretor de arte e criação da SINLOGO, um estúdio de criação especializado em design e animação, com foco em técnicas tradicionais e analógicas, como stop-motion, 2D, cutout e caligrafia. Entre trabalhos comerciais e autorais, Filipe desenvolveu projetos notáveis e hoje estuda caligrafia, lettering e composição. No Instagram: @filipegrimaldi.

Vale a pena conhecer também o Tipocracia, projeto educacional de Henrique Nardi que busca promover a cultura tipográfica brasileira.

Gostou? Veja a parte 2 aqui. Siga o FTC no Twitter + Facebook + Pinterest + Instagram + Tumblr e assine nossa newsletter para updates.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários