Conheça a horta móvel e descubra por que as Truck Farms são uma alternativa para cultivo em pequenos espaços.

Faltou espaço para ter aquela tão sonhada horta? 

Quando Ian Cheney mudou-se para a cidade de Nova York, ele queria plantar e ter a sua tão sonhada horta. Mas onde fazê-la? Ele não possuía nenhuma terra, todos os jardins da comunidade estavam cheios e o asfalto parecia tomar conta do verde cada vez mais.

Ao ver a caminhonete Dodge 1986 que havia herdado de seu avô durante a faculdade, Ian decidiu dar à ela uma nova oportunidade. Assim nascia o conceito da Truck Farm, um modelo de horta móvel.

O que é uma horta móvel?

Uma horta móvel é uma nova forma de pensar em cultivo caseiro urbano, ou seja, uma alternativa para quem mora em apartamentos e quer sua horta orgânica sem abrir mão do pouco espaço disponível. O conceito se espalhou com a divulgação da horta montada na caçamba da caminhonete antiga nos Estados Unidos.

Criar uma horta na caçamba de um Dodge foi a forma que Ian e outro produtor urbano acharam para reaproveitar a caminhonete e fazer com que ele tivesse um diferencial em relação aos demais automóveis de sua cidade. O espaço provido pela caçamba foi suficiente para abrigar diversas espécies de plantas orgânicas que podem (e devem) ser consumidas no dia a dia.

Atualmente existem diversos modelos adaptáveis de hortas móveis para todos os tipos de pessoas, podendo inclusive ser montada com garrafas PET e sapateiras de parede na sua própria casa!

Como construir sua horta móvel?

Em geral, a horta móvel orgânica pode ser montada em qualquer recipiente de fácil locomoção como carriolas, carrinhos de feira e até mesmo churrasqueiras portáteis antigas. Basta forrar toda a superfície, lacrar para evitar vazamentos, colocar um solo no qual as raízes vão se estruturar e, em seguida, cobrir com terra fértil e matéria orgânica.

As covas devem ser feitas respeitando-se o tamanho e o espaço necessários à cada tipo de cada planta, contudo, recomenda-se a organização de plantas leves nas bordas, como hortaliças e temperos, e plantas maiores e mais densas no centro, como verduras e legumes.

Por ser de fácil manejo, uma horta móvel não exige tanto tempo e pode ser tratada com adubos orgânicos para evitar o uso de agrotóxicos e produtos químicos. Uma vez que as mudas já estiverem resistentes às intempéries, você deverá irrigar sua horta apenas a cada 15 dias, fazendo com que as mesmas se acostumem com o meio e retirem seus nutrientes do solo.

O uso de cobertura vegetal pode ser feito para regular a temperatura e o pH. A terra deve ser leve para não prejudicar a mobilidade ou o equilíbrio do recipiente.

Benefícios no dia-a-dia

O maior benefício de criar uma horta móvel é a disponibilidade de produtos sempre frescos e orgânicos para o consumo diário, uma vez que a alimentação com produtos orgânicos além de mais saborosa é rica em nutrientes.

Para famílias com crianças, a construção e os cuidados com uma horta móvel podem resultar em momentos de lazer e estimular o conceito de responsabilidade e a importância das plantações. Por aqui, você confere razões fantásticas (e científicas) para ter plantas e uma horta em casa!

Vantagens das Truck Farms

Uma horta móvel é uma alternativa não apenas para quem mora em apartamentos ou deseja montar uma horta em pequenos espaços, mas também uma iniciativa sustentável para restaurantes, hotéis e até mesmo escolas. Além de valorizar a produção orgânica, uma pequena horta móvel oferece frutos, verduras e legumes sempre frescos para a alimentação no dia a dia.

Pouco a pouco, as hortas móveis quebram o paradigma de que é necessário muito espaço e solo para cultivar plantas, conquistando mais pessoas à produção orgânica caseira e popularizando o conceito de hortas adaptáveis, além de uma alimentação natural e saudável.

O que acharam da ideia? Para mais inspirações sobre orgânicos, cultivos e plantas, siga Thiago e suas dicas no ImGrower no Facebook e Instagram!

Thiago Tadeu Campos é especialista em Agricultura Orgânica e Consultor Master em Produção Orgânica na ImGrower. Um de seus hobbies favoritos é compartilhar conhecimento em seu próprio blog, que tem como missão fornecer conteúdo prático, atualizado e de qualidade sobre produção de alimentos orgânicos e cultivo protegido.

Thiago Tadeu Campos – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários