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Cidade Cinza: documentário mostra grafite nas ruas de SP

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Como bom menino do interior, me lembro bem quando comecei a entender o caos da capital paulista. E uma das primeiras sensações que tive, (para quem é nativo talvez não seja novidade), foi de que tudo na cidade era cinza. Céu, muros e até algumas pessoas me traziam essa impressão. Na época, lembro que chamava a maioria dos homens de 45 até 60 anos de “Grays”.

Não como o Mr. do livro, mas como os dos UFOS. Os “Grays” tinham nitidamente o impacto da cidade estampado na tonalidade de suas peles e no semblante de seus rostos.

Acho que esse foi um dos motivos que chamou a minha atenção para o título do documentário de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, sobre o graffiti na cidade de São Paulo. Cidade Cinza (2013) é um trabalho de 7 anos e coloca o estilo – com toda a razão – como movimento artístico e cultural legítimo.

O filme traz como protagonistas, os principais graffiteiros brasileiros: Os Gêmeos (Otávio e Gustavo), Nina, Zefix, Finok, Ise e Nunca. O pano de fundo é a história do mural de 700 metros feito pelos artistas na Avenida 23 de maio e apagado por “equívoco” pela prefeitura de SP logo após a sua finalização, e que depois, em uma crise de arrependimento forçada pela mídia, pediu para que os artistas o refizessem.

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Cidade Cinza mostra um pouco do início do estilo no brasil, no final dos anos 80. As dificuldades iniciais, a falta de reconhecimento (ainda!), os patrocínios e a evolução dos protagonistas como artistas (ênfase em Os Gêmeos). Um ponto retratado com atenção também, é como o estilo ainda é confundido com o Pixo. A imagem do graffiti como movimento não marginalizado é recente.

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Como contraponto, o diretor mostra o olhar de quem é pago pela prefeitura para apagar os muros. Uma espécie de supervisor e seu motorista, são antagonistas interessantes e até divertidos. À maneira de cada um, sensíveis a arte mas também submissos ao trabalho que escolheram.

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A subjetividade do critério de avaliação sobre o que deve ser mantido ou não, está presente. E é a mesma de quem, ao olhar o quadro “Lavrador de Café” de Cândido Portinari, reclama da proporção dos pés da figura e a acha horrível. A arte não é sempre a cópia ou reprodução exata de algo. Necessita e sempre terá estilos diversos. Os gostos podem ser aprimorados e as referências coletadas. Se há estagnação nesses pontos, obviamente a visão e o critério são limitados.

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Cidade Cinza reafirma que a arte faz parte do ser humano – em quem a faz e em quem a aprecia. E que a pobreza cultural do Brasil não é o painel da 23 de maio e está longe de ser rapidamente apagada. São mais de 500 anos de pensamento colonial, e é uma pena que artistas geniais como esses, ainda precisarão pintar muitos castelos na Escócia ou paredes de celebridades da música internacional para serem reconhecidos no país onde mais se inspiram.

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Em colaboração com o Instagrafite, o projeto #CidadeCinza mapea muros apagados em São Paulo. Viu um? Colabore, envie sua foto na página do filme no Facebook e no site do Instagrafite. Aproveite e assine a petição contra a política do cinza.

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Sinopse: Nas ruas de uma das maiores e mais desorganizadas metrópolis do mundo nasceu uma nova forma de graffiti, na qual o hip hop americano foi substituído pela cultura regional brasileira. Rapidamente, as obras d’Osgemeos, Nunca e Nina se espalharam pelas ruas de São Paulo e depois pelas galerias do mundo. No entanto, uma nova lei de combate à poluição visual fez a prefeitura de São Paulo cobrir suas pinturas de cinza. Assista ao trailer:

No Facebook: Cidade Cinza. Faça o download do filme aqui.