Quer aumentar sua criatividade? Pinte as paredes com essas cores
Paredes brancas transmitem sensação de frescor e limpeza, mas se elas estão em seu local de trabalho, pode ser uma boa ideia pintar de outra cor. As cores afetam não só o nosso humor, mas também nossa produtividade.
A melhor opção para esses ambientes, de acordo com cientistas, são as cores mais abundantes da natureza: azul e verde. Se você quer aumentar sua criatividade, é uma boa ideia levar esses tons para as paredes da sua casa, ateliê ou escritório.
De acordo com um estudo da Universidade de Colúmbia Britânica, tons de azul são ideais para tornar ambientes de trabalho mais criativos, pois a cor promove a comunicação, confiança e eficiência. Além disso, o azul é naturalmente calmante e ajuda a abrir sua mente para novas ideias.
O verde, por sua vez, promove a harmonia e equilíbrio, o que estimula a inovação, segundo uma pesquisa da Universidade de Munique. De acordo com a líder da equipe da publicação, Stephanie Lichtenfeld, um simples vislumbre do verde poderia desencadear um tipo de processo mental necessário para uma boa execução de tarefas que exigem criatividade.
Não pode pintar as paredes? Sem problemas. Ter objetos com esses tons no ambiente também trará o efeito desejado. Confira algumas dicas:
– Se sua mesa de trabalho é próxima à janela, experimente colocar uma cortina verde, azul ou até mesmo vermelha. Isso dará aos olhos e ao cérebro um impulso criativo;
– Decore o ambiente com objetos azuis e verdes, como um mouse colorido, vaso de plantas ou molduras. Você também pode alterar o plano de fundo do computador, smartphone ou tablet com esses tons;
– Móveis com tons de verde inspirados na natureza e azuis suaves são outra forma de aumentar a produtividade e criatividade sem pintar as paredes;
Diferentes cores para diferentes ambientes:
Vermelho para detalhistas: o estudo da Universidade de Colúmbia Britânica também revela que a cor vermelha pode ajudar a aumentar o desempenho de pessoas detalhistas. O vermelho pode distrair algumas pessoas, no entanto.
Use o amarelo com cuidado: o amarelo é a cor do otimismo e é estimulante. Em excesso, no entanto, pode causar ansiedade, e estudos mostram que as pessoas são mais propensas a perder a paciência em salas amarelas. Por isso, a cor pode ser uma má escolha em salas de conferências e reuniões.
Se usar cinza, complemente com cores vivas: o cinza é neutro, mas também carece de energia. O uso de cinza em excesso pode promover falta de confiança e até mesmo depressão. Deve ser usado em pequenas quantidades em escritórios e compensado ou complementado por cores mais claras e vibrantes, como vermelho ou amarelo.
Dê um “up” na sua criatividade!
Via. Imagens: Susanna Vento, Neben Ningthoujam, Bjarni B. Jacobsen, Rennai Hoefer, Urban Outfitters, pbteen, Old Brand New, Happy Mundane, Tintas Coral.