uniformes esportivos
FTC Style

A evolução do design de uniformes esportivos: do clássico ao moderno

Você sabe como surgiram? Confira a evolução do design dos uniformes esportivos, da Idade Média até os dias atuais

Os jogos de futebol hoje são tão populares que deixaram de ser exclusividade dos campos e quadras e passaram para o mundo virtual. O caminho da gamificação no esporte já é apontado como algo sem volta.

Aqui entram as casas de apostas que prometem entregar aos usuários momentos de lazer e diversão, as partidas no metaverso, os craques do futebol mundial em avatares, ativações e ações digitais de clubes, entre outras experiências, a qualquer hora do dia ou da noite.

Por não precisar se deslocar ou sair de casa, as empresas virtuais têm atraído cada vez mais os torcedores engajados; as atividades interativas, os fans tokens e até mesmo as apostas, com um pouco de perseverança e outro tanto de boa sorte, podem oferecer alguns cifrões.

Mas um espetáculo à parte nas partidas desportivas são os uniformes dos times que chamam cada vez mais atenção. Você sabe como surgiram e o que significam? Confira a evolução do design dos uniformes esportivos, da Idade Média até os dias atuais.

O surgimento dos uniformes esportivos

O surgimento dos uniformes data do século XV, quando se buscava evitar que membros de um exército matassem companheiros por não identificá-los. Assim, as roupas padronizadas, bem como os símbolos nos escudos e as bandeiras também mostravam de que lado cada combatente estava.

Nos esportes, com o passar do tempo, não foi diferente. Os atletas começaram a usar as roupas padronizadas por uma questão de organização, funcionalidade e os uniformes passaram por muitas mudanças, relacionadas à matéria prima, design ou tendências. Até hoje, são parte importante do espetáculo!

A evolução dos uniformes esportivos

Até a década de 60, o algodão era a fibra mais utilizada na fabricação de roupas. Essa tendência alcançou os uniformes esportivos, que seguiam este mesmo tipo de consumo. A partir dos anos 70 é que os fabricantes partiram para a utilização de fibras químicas junto ao algodão, iniciando aí uma evolução, em especial no futebol. Nesse passo, foi nos anos 90 – tendo como exemplo o uniforme da seleção brasileira de 1994 – que as peças voltaram a ser mais largas; surgiram os tecidos feitos em 100% poliéster, com destaque para o sistema Dri-Fit, que absorve e elimina o suor de forma mais rápida.

De lá até hoje, muita coisa mudou até chegar aos modelos atuais.

Os uniformes de futebol

Os primeiros uniformes de futebol surgiram por volta de 1870 na Inglaterra, país de origem do esporte, e começaram a ser usados durante o Campeonato Inglês. Na ocasião havia um padrão simples e minimalista, com o objetivo apenas de diferenciar as duas equipes em campo, apenas com alternância de cores. Isso facilitava a visualização dos atletas em campo e também para a arbitragem, que podia identificá-los melhor.

A mudança resultou em novas regras para o jogo: até então, não eram permitidos passes a frente da linha da bola e nem a longas distâncias, mas com as novas roupas, a diferenciação dos jogadores ficou mais fácil e os passes longos foram normalizados, tornando o jogo mais dinâmico.

Durante os anos 1910 e 1940, os uniformes eram camisa polo de manga longa com colarinho e calção branco até os joelhos, tudo confeccionado em tecido de brim. A necessidade de novas ideias veio exatamente do tecido utilizado, que retinha todo o suor dos jogadores, deixando-os mais pesados e cansados ao final das partidas.

Mais uma vez, foi a Seleção da Inglaterra que apareceu com um novo modelo de uniforme: calções e camisas mais curtos, ambos feitos de algodão e fibras mais leves, o que melhorava a movimentação em campo. A partir daí as demais Seleções copiaram o modelo e – com alguns poucos ajustes posteriormente – chegamos ao que temos hoje.

Uma das revoluções, no que diz respeito às modelagens, é o surgimento das bermudas térmicas, que mantém os músculos aquecidos para evitar lesões.

A moda esportiva dentro e fora de campo

O fato é que essas mudanças surtiram efeito não só em campo, mas também no seguimento do que chamamos de moda esportiva. Hoje, a variedade de uniformes é tão grande, que atinge não só os jogadores, mas fãs e torcedores dos times, apaixonados por futebol, que encontram inúmeros tipos de peças de times, cores alternativas, além de modelos feitos inclusive para o público feminino.

Nesse cenário, muitas empresas começaram a utilizar os uniformes vestidos pelos jogadores como marketing, traduzindo tudo isso no que chamamos patrocínio.