O design 3D é uma das áreas em que na era digital está ganhando enorme relevância, e isso não é surpresa. É uma atividade com potencial econômico e profissional que no futuro terá muito mais aplicações do que tem hoje.

A tecnologia avançou tanto que hoje é possível encontrar empresas capazes de gerar um projeto 3D online grátis, além de impressão 3D, animação, videogame e até negócios arquitetônicos e científicos que utilizam diferentes motores gráficos para criar simulações 3D capazes de comportar-se de maneiras diferentes conforme indicado pela programação, gerando desde peças de veículos ou parafusos a enormes arranha-céus e mundos fantásticos feitos inteiramente de modelagem e simulações.

Este enorme potencial leva as pessoas a procura pela especialização e as profissões que utilizam o design 3D começam a se multiplicar, bem como os profissionais que se dedicam a esta nova área de conhecimento.

UMA TECNOLOGIA MILENAR QUE AVANÇA CADA VEZ MAIS RÁPIDO

Mas a tecnologia 3D não é uma novidade, embora seja ainda bastante inovadora, na verdade, é antiga, tanto quanto o ano de 1915 quando começou a ser usada nos Estados Unidos, data em que foram projetadas as primeiras imagens 3D. Porém, foi esquecida por um tempo até ser resgatada pelo cinema, em 1980, com o surgimento da tecnologia IMAX.

Durante vários anos, as técnicas 3D foram consideradas algo mais cinematográfico, utilizadas para renderizar filmes, e estúdios como a Pixar que a aplicavam em desenhos animados infantis. Com o passar do tempo, porém, outras áreas artísticas e posteriormente profissionais adotaram essa tecnologia, passando a usá-la em engenharia, medicina, design de videogame, arquitetura e a criar simulações bastante precisas da realidade para uso científico.

Hoje em dia, graças à internet, o conhecimento necessário para criar designs 3D incríveis está ao alcance de alguns cliques, assim como o software e hardware necessários para trabalhar, por exemplo, na arquitetura, e que nada mais é do que um grande avanço para este tipo de técnica, junto com a realidade virtual.

COMO O 3D AFETA NOSSAS VIDAS?

Hoje todos podemos nos beneficiar com o que a tecnologia 3D trouxe para nossas vidas, já que há muitos anos é usada para projetar e simular o funcionamento de dispositivos que usamos no dia a dia. O design de interiores também se beneficiou com isso, assim como a medicina, gerando simulações precisas para testar o efeito de novos medicamentos ou equipamentos médicos, bem como novas técnicas cirúrgicas e tratamentos contra doenças fatais e lesões.

Por outro lado, já começaram a ensinar design 3D em escolas de algumas partes do mundo, promovendo novas competências paras as gerações futuras e o mundo profissional. O entretenimento, é claro, é uma das áreas em que o design 3D mais avançou na última década, deixando para trás gráficos angulares e não naturais para simular a realidade com extrema fidelidade, conquistas feitas pelos pioneiros que a inventaram em 1915, e que provavelmente nunca a teriam sonhado possível, hoje são uma realidade capaz de modificar a forma como vivemos de maneira realmente substancial.

DESIGN 3D, ROUPAS 100% DIGITAIS

Indo além, quando falamos em moda, de acordo com a Vogue Business Insider, a prototipagem 3D é o futuro da moda. Com os avanços da tecnologia, cada vez mais designers estão produzindo coleções de roupas somente digitais – e os clientes estão comprando a ideia. Uma marca pode, por exemplo, exibir suas roupas digitais 3D em seu e-commerce. Se digitalizadas com expertise, o consumidor nem percebe que a peça ainda não foi produzida. Isso favorece uma mudança no processo de desenvolvimento, permitindo que marcas vendam sob demanda de modo personalizado. O cliente entra no site, faz o pedido, paga e só então a peça é fabricada, reduzindo significativamente o desperdício e a pegada de carbono.


Stefanos Constantinou com sua roupa digital que comprou da Carlings. A coleção digital esgotou em apenas uma semana / Carlings

A ideia, já colocada em prática, fez maior sucesso.  O varejista escandinavo Carlings em uma campanha com a Crystallize lançou uma coleção de roupas 100% 3D que esgotou em apenas uma semana. Atualmente, você pode comprar peças das roupas digitais, fazer upload de uma foto sua e os designers 3D responsáveis irão te vestir digitalmente. A arte é entregue de volta, pronta para você compartilhar nas mídias sociais.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários