Now Reading
Revolução digital da cor e a paleta que reflete esta tendência, segundo a Pantone

Revolução digital da cor e a paleta que reflete esta tendência, segundo a Pantone

Sejam videogames ou NFTs, alta costura digital ou experiências imersivas de Realidade Virtual, as cores vem explodindo em nossas telas, influenciando como as vemos em nossas vidas. O futuro da cor está mergulhado em nós, quando compartilhamos histórias que refletem esta nova explosão digital 

Estamos entrando em uma nova revolução digital; a fusão dos mundos físico e virtual dessa maneira nunca foi vista antes. Jogos, moda digital, NFTs e o Metaverso estão na vanguarda do futuro da criatividade. Muitas das palavras acima muitos nem imaginam do que estamos falando. Normal. Na pandemia, a tecnologia percorreu tantos caminhos e nichos diferentes que ficou difícil acompanhar tudo o que acontece.

Vimos o surgimento dos games como um tema super em alta e, com isso, o conceito dos skins digitais, atraentes tanto para os jogadores de Fortnite quanto para a alta costura digital – mostrada nas semanas de moda. Experimentar o escapismo imersivo digitalmente de sua própria casa através de um RV (realidade virtual) ou simplesmente olhar para o dispositivo trouxe infinitas oportunidades, permitindo total liberdade para possuir diversas identidades, seja através da moda, beleza, bem como a capacidade de percorrer por uma arquitetura pioneira ou exposição de arte.

Como Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP explica, a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, através da tecnologia, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão é chamada de Metaverso. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso. É como se fosse aquele jogo, o Second Life.

Isso não significa, porém, que o metaverso está distante do dia a dia das pessoas. Pelo contrário, diversos projetos e produtos já empregam isso.

PALETA PARA MODA + CASA E DESIGN DE INTERIORES

Os NFTs, um dos maiores tópicos deste ano no mundo da arte, por exemplo, pegou a moeda criptografada e a tornou uma ferramenta para o artista digital e colecionador de arte impulsionarem um novo caminho na indústria. Seu apelo visual visto puramente através dos devices impulsionam as tendências.

Com a expansão e melhora tecnológica que deverão cada vez mais tornar o metaverso realista, a conquista de um público cada vez maior abre uma nova fronteira de mercado. Dentro dessa nova realidade tecnológica, em que seria possível criar avatares, interagir com amigos, fazer compras, reuniões, ir ao trabalho ou à escola virtualmente, temos a questão das cores nas telas. As cores digitais são cativantes.  Os diferentes tons na tela são retroiluminados através da luz dentro de um dispositivo, criando nuances de néon próximos; esses tons devem ser frescos e modernos, oferecendo-nos uma nova maneira de olhar para a cor.

Também é interessante ver como os pioneiros neste campo estão olhando para elas: é tudo sobre brilho. No entanto, à medida que esses mundos físico e digital se misturam, a aplicação da cor no mundo digital tem uma perspectiva renovada. Mas como isso poderia ser aplicado no dia a dia?

Virtual Rags Digital Fashion Studio: Modelagem 3D, Design Digital e Tecnologia RA

Vamos começar falando da Virtual Rags, um estúdio de moda digital especializado em modelagem 3D, design digital e tecnologias de RA. Se as marcas estão procurando soluções de negócios sustentáveis e de alta tecnologia, a empresa ajuda a construir, digamos, passarelas entre roupas físicas, e conceitos digitais por meio de visualização 3D, design de movimento e criação de ambientes gráficos onde tecidos e estilos chamam a atenção de qualquer um neste mundo virtual.

A Virtual Rags cria a virtualização de catálogos existentes, projeta roupas virtuais do zero, constrói o ambiente imaginativo ao redor ou qualquer tecido, uma peça se movendo de qualquer maneira, piscando, mudando a pele. E as cores?

“Em minha mente, percebi que a arte digital é muito uma coisa pôr do sol/tarde da noite. Minhas cores favoritas para usar quando quero criar uma imagem miraculosa e encantadora estão no espectro laranja, rosa, roxo e aquelas que podem ser chamadas de néon ou ácidas, muito parecidas com o que podemos ver nas ruas noturnas das grandes cidades”. – Virtual Rags Digital Fashion Studio 

Auroboros: Tecnologia RA e digitalização 3D

Inspirados no conceito da biomimética – sistema centrado em imitar as estruturas da natureza no design – dois designers na pandemia começaram a criar roupas de alta costura únicas que ‘crescem’ no corpo em tempo real através do processo de cristalização, antes de evoluí-las ainda mais na esfera digital. Alissa Aulbekova utiliza técnicas de digitalização 3D e RA para manipular seus projetos e fazer a curadoria do ‘mundo AUROBOROS‘ – um universo imersivo que celebra seu amor pela ‘tecnologia da natureza’. 

See Also

Assim surgiram designs digitais da marca que são inspirados em estruturas vegetais, anatomia humana e entidades sobrenaturais de filmes de ficção científica como Avatar ou Annihilation: tops embelezados com ramos, ternos decorados com elementos do sistema linfático ou casacos construídos a partir de mudas. Feitas sob medida e aplicadas sobre fotografias enviadas pelos clientes, as roupas não só se encaixam em todas as formas e tamanhos do corpo, mas também são completamente livres de resíduos graças à sua natureza cibernética.

Recentemente, a marca estreou sua coleção digital e se tornou a 1ª gravadora digital a ser exibida ao meio de marcas de luxo, como Gucci ou Prada. Para adquirir uma peça, basta comprar o que deseja no site, enviar uma foto clara de si com boa iluminação. Então, os designers aplicam a roupa em seu corpo e envia de volta. “Embora o chamemos de pronto-a-vestir digital, as roupas realmente são feitas sob medida – manipulamos as roupas precisamente para o tamanho do corpo do cliente. É por isso que somos capazes de acomodar todas as formas e tamanhos do corpo”.

A maneira como a cor está sendo usada no mundo digital está sendo filtrada para o físico. De um lado, temos os tons ardentes e hiper colorido aos olhos, do outro lado, vemos tons mais suaves e oníricos chegando, anteriormente não associados ao mundo digital. Utilizar tons mais brilhantes cria um efeito dramático, no entanto, você pode adicionar mais profundidade. Na paleta sugestão da Pantone há um tom de azul, que adiciona um nível de sofisticação, por exemplo.

PALETA DESIGN GRÁFICO

Os pastéis elétricos macios estão cada vez mais populares, já que são muito usados para criar uma interpretação digital do mundo real, no entanto, eles têm uma acidez e dureza que lhes dá uma vantagem digital e podem ser aplicados em todos os setores do design, desde móveis, roupas esportivas, beleza, embalagens, para depois voltar para onde começaram – no digital.

Scroll To Top