Os ícones de games e elementos da internet que levam para as ruas também podem ser vistos no canal “life is a bit” no YouTube. Conheça o 8-bitch project!

Criado no Rio de Janeiro em 2014, por Luca Bastolla e Maria Carol, o projeto de arte 8-bitch transita pela pixel art, estética glitch e a abstração geométrica. Os artistas, que mantém seu ateliê em São Paulo desde o final de 2016, criam as obras à partir da apropriação e da ressignificação de ícones e elementos dos vídeo games e da internet.

Luca, que é diretor de TV e Maria Carol, jornalista, se conheceram em um set de filmagens. Dali, o namoro começou junto com a descoberta de uma vontade mútua: a de intervir na cidade.

“Desenvolvemos projetos que envolvem a criação de obras e intervenções que buscam o lúdico e o estímulo de interpretações, que criem um estado de participação ativa no espectador”. – conta o casal. A ideia é trazer o mundo virtual para as ruas de um jeito super divertido.

As primeiras referências que buscaram para o seu trabalho foram a do artista francês Space Invader, a do sueco Pappas Parlor e do coreano Joojaebum, só pra citar alguns.

A partir daí, começaram a criar sua própria linguagem dentro do universo da pixel art. Um dos ícones que mais gostam de espalhar é o coração, que representa vida nos jogos e quem sabe, pode dar um “up” extra pra quem passar por eles. Talvez você já até tenha esbarrado com algum por aí!

Entre os materiais utilizados há azulejos, pastilhas de vidro, tinta spray ou acrílica. Fora das ruas, em seus quadros, eles trabalham o universo das cores, formas e texturas, tendo a estética glitch como principal inspiração.

Recentemente, as intervenções e pinturas do 8-bitch project também começaram a ser registradas em vídeo unindo as paixões dos dois, que produzem tudo a quatro mãos em um exercício criativo contínuo.

Os vídeos são a forma que encontraram de contextualizar as suas obras, interagir com outros artistas e convidar as pessoas a participarem de sua rotina dentro do ateliê e acompanha-los em suas intervenções pelas ruas.

8-BITCH PROJECT: EXPERIMENTAÇÃO DE TÉCNICAS, MATERIAIS, MEIOS

“Somos curiosos e empolgados! Buscamos sempre experimentar técnicas, materiais e meios”, declara Maria Carol.

“Temos em nossa essência a criação de conteúdo, pois é um universo que sempre transitamos. O objetivo maior aqui é juntar todos os aspectos da vida: a convivência a dois, a produção artística e os desafios profissionais, da forma mais leve e divertida possível!”, completa Luca.

VÍDEO: 8-BITCH – NÃO EXISTE CÉU EM SP

Com o intuito de registrar seu processo artístico, eles criaram o canal “life is a bit”. 

Projeto fantástico e divertido! Curtiu? Acompanhe o 8-bitch project no YouTube, Facebook e Instagram!

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários