As criações de Benjamin Shine chamam atenção pela beleza e leveza, mas têm uma crítica social por trás. 

O tule é um dos tecidos mais versáteis que existe. Geralmente é usado para dar volume e dramaticidade a vestidos e outras criações. Nas mãos do designer Benjamin Shine, o tule ganha outra função.

O britânico cria lindos retratos a partir do tecido em questão. As peças são feitas à mão e muitas já foram exibidas nas vitrines da loja de departamento Bergdorf Goodman, em Nova Iorque. A transparência do tule dá às obras um tom de profundidade e mistério, além de textura, claro.

A exibição em NY foi batizada de ‘Seeing through the material’ (‘Vendo além do material’, em tradução livre) e segundo Shine, seu intuito era investigar a relação entre o superficial e o espiritual.

“Estou muito feliz com essa exibição na Bergdorf Goodman em Nova Iorque. É uma coleção dos meus tules feitos à mão, que representam um mundo além da natureza física. Um mundo de energia, pensamentos e emoções”, disse Shine.

OBRAS COM TULE POR BENJAMIN SHINE

É impressionante como as obras têm personalidade, sendo quase que pinturas feitas de tecido. Com sobreposição do tule, o artista consegue alcançar diferentes tons e sombras, caracterizando os detalhes das criações. Para fixar o tecido e criar as formas, o designer usa o ferro quente em cima do tule dobrado.

De acordo com ele as obras, com toda sua beleza, têm por trás uma crítica social. “Estou cada vez mais interessado em estudar como cultivamos e mantemos um senso de verdade própria em tempos de materialismo e distrações em massa. Eu pretendo inspirar nas pessoas um momento de auto-reflexão”, completou.

Na loja, cada criação foi disposta na vitrine combinando com as roupas do manequim. As cores eram as mais vibrantes possíveis em tons como azul, ocre, roxo, verde e pink.

Além dessa coleção, Benjamin também já criou uma série de quadros de personalidades famosas como Andy Warhol, Elizabeth Taylor e a princesa Diana.

Com certeza ficaríamos admirando esses rostos flutuantes por muito tempo. Você confere aqui, as lindas obras da exposição e outras de sua autoria.

Veja mais no site de Benjamin Shine!

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários