follow-the-colours-daily-overview-06

Efeito Overview. Já ouviu falar nisso? O fenômeno é muitas vezes sentido pelos astronautas quando estão no espaço. Ao olhar para baixo, para a Terra, aquele sentimento de que o mundo e as pessoas são pequenas, frágeis no vazio. De acordo com quem sentiu isso, a beleza estética do planeta e uma nova percepção do mundo onde se vive causa o “overview effect”

E daí vem os questionamentos. Nosso mundo realmente não é a coisa mais importante no Universo e essa fragilidade reflete a nossa insignificância. Ou seria a nossa grandeza perto de tudo? Nessa hora, é inevitável pensar: Quem criou tudo isso? Por que foi construído? Como foi feito? Qual é a função?

Alguns astronautas afirmam que “De lá de cima”, disse Eugene Cernan,”não são perceptíveis as barreiras da cor da pele, da religião e da política que lá em baixo dividem o mundo.” Tudo é unificado no único planeta Terra”.

Foi inspirado nesse conceito que surgiu o projeto Daily Overview, que diariamente posta imagens de alguns lugares do nosso planeta fotografados a partir de satélites. A ideia é apreciar plenamente a beleza das coisas vistas de cima, a complexidade dos sistemas e o impacto devastador.

Benjamin Grant, o curador, diz que quer inspirar todas as pessoas, principalmente aquelas que nunca terão a chance de viajar para o espaço e ter uma experiência semelhante. Através do Google Earth e do Digital Globe, ele escolhe as fotos visualmente mais atraentes e nos faz contemplar o homem, as cidades, o exagero, a natureza.

follow-the-colours-daily-overview-01

Um avião (canto superior direito) sobe acima das salinas “Salins de Berre” após sair do aeroporto de Marselha no território da França. Em um ano, as lagoas de evaporação produzem mais de 100 milhões de quilos de sal e o aeroporto recebe mais de oito milhões de passageiros.

follow-the-colours-daily-overview-02

O Distrito de Sasang em Busan, Coréia do Sul é o lar de 275 mil pessoas e tem uma densidade populacional de 20.000 habitantes por quilômetro quadrado.

follow-the-colours-daily-overview-03

Interseção de viadutos em Dubai, que conectam as três principais estradas do Jardim Miracle, no Emirados Árabes Unidos. Quando essa construção começou em 2006, Dubai continha 30.000 guindastes industriais – 25% de todos os maquinários do planeta.

follow-the-colours-daily-overview-04

O Grand Prismatic Spring no parque nacional de Yellowstone, Estados Unidos. A primavera quente traz essa cor vívida por conta das bactérias pigmentadas que crescem em torno da borda da água rica em minerais.

follow-the-colours-daily-overview-00

Campos de tulipas alastram-se por toda a paisagem em Lisse, na Holanda.

follow-the-colours-daily-overview-07

Burning Man é um evento anual realizado no deserto de Black Rock em Nevada, EUA. Em 2014 foram mais de 65.000 participantes que experimentaram viver a arte, a auto expressão e em comunidade durante uma semana. Essa imagem é de Black Rock City e mostra o camping temporário, organizado como se fosse uma série de ruas concêntricas com uma escultura e apoio no centro.

follow-the-colours-daily-overview-08

Palácio Het Loo localizado em Apeldoorn, Holanda. O chamado “The Great Garden” é situado atrás da residência, segue o estilo barroco e preza pelo perfeccionismo na paisagem, como vemos pela simetria perfeita, disposição axial das plantas, cascalhos, canteiros com fontes e estátuas.

follow-the-colours-daily-overview-09

Mina de Mir a céu aberto em Mirny, Sibéria Oriental, na Rússia. Tem 1.722 pés (525 m) de profundidade e diâmetro de 3.900 pés (1.200 m), tornando-se o segundo maior buraco escavado no mundo. Há 44 anos atrás era ativa e tinha uma produção de 10 milhões de quilates de diamantes por ano durante o pico de produção em 1960.

follow-the-colours-daily-overview-10

Edifícios industriais na linha da costa de Tokai, no Japão. A economia da cidade é dominada por uma usina de aço maciço operada pela Nippon Steel, o segundo maior produtor de aço do mundo.

No Instagram: @dailyoverview. No Facebook: /daily.overview. Twitter: @doverview. Tumblr: dailyoverview.

Via.

Carol T. Moré é editora do Follow the Colours. Cores, internet, design, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Comentários