Depois do MET (Museu Metropolitano de Arte de Nova York) disponibilizar o uso de mais de 400 mil imagens para download grátis e em alta resolução, chegou a vez do Guggenheim. O famoso museu da Big Apple liberou mais de 200 livros online de arte moderna, deixando-os totalmente free para leitura ou para baixá-los.

Durante mais de meia década, o Museu Guggenheim tem trabalhado para digitalizar suas publicações sobre o assunto, alimentando toda uma rede de pesquisa online. Agora, qualquer pessoa pode acessar esses arquivos, estudar a história da arte de maneira mais prática, visualizar escritos sobre movimentos artísticos como o Futurismo ou Surrealismo, por exemplo, e até ler a primeira tradução em inglês de Kandinsky sobre o espirito e a arte.

A coleção inclui catálogos de exposições e retrospectivas de artistas e mestres como Paul Klee, Roy Lichtenstein, Picasso, Max Ernst, Francis Bacon e Mark Rothko. Você pode ir ainda mais fundo e achar títulos raros sobre a arte chinesa no século 20 e os artesãos antigos do Peru, por exemplo.

guggenheim livros arte moderna download grátis

O Guggenheim e o MET não são as únicas instituições de Nova York a liberar informações digitalizadas sobre suas coleções. Recentemente, o MoMA lançou também na web imagens que permitem explorar todas as exposições que o museu já realizou desde 1929.

guggenheim livros arte moderna download grátis

A coleção completa do Museu Guggenheim de catálogos e livros de arte moderna digitalizados está disponível para toda a internet. Você pode lê-los online, mas também pode baixá-los em formato PDF ou ePub – gratuitamente – neste arquivo do site. Incrível, não? Bons estudos!

Via.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários