Com o slogan “Pense fora da caixa”, a Package Free surge como um modelo de loja sustentável. 

Lauren Singer é a criadora do blog Trash is for Tossers (Lixo é para perdedores, em tradução livre) e uma das principais referências quando o assunto é lixo-zero. Ela mora em Nova Iorque e há quatro anos não produz nenhum lixo que não seja reciclável ou compostável.

Seu estilo de vida é uma grande influência para muitas pessoas, como a designer Cristal Muniz, brasileira e criadora do blog Um Ano sem Lixo. (Reveja nossa entrevista com ela aqui!). Viver sem gerar nenhum tipo de lixo não é algo fácil e nem vai acontecer de um dia para o outro, mas algumas mudanças são práticas e necessárias para o meio ambiente e para a vida humana.

Pensando em facilitar a vida de quem está interessado em diminuir sua produção de lixo, Lauren criou junto com designer Daniel Silverstein a Package Free, inaugurada em Nova York no dia 1º de maio de 2017.

Trata-se de uma loja 100% lixo-zero, onde tudo que é vendido lá pode ser compostado ou reciclado. Por enquanto o local é temporário, mas se a ideia der certo, o projeto pode virar permanente.

Alguns dos produtos têm embalagem, mas as pessoas podem retorná-las a loja e Lauren e Daniel darão um destino correto a elas. Outras peças podem ser direcionadas para as empresas fornecedoras, que se responsabilizam pelo rejeitos.

O interessante é que viver uma vida com menos lixo também incentiva a maioria das pessoas a viver uma vida mais natural, com menos produtos industrializados. Na Package Free é possível comprar e aprender a fazer o seu próprio desodorante, pasta de dente ou sabão em pó.

Há também escovas de dente feitas de bambu e toalhas de pano que podem ser compostadas. A troca do plástico ou papel por materiais que podem ser reutilizados e reciclados posteriormente também ajuda a diminuir a enorme quantidade de resíduos que acabam em lixões todos os anos.

“Nem todo mundo precisa viver uma vida lixo-zero, mas todo mundo pode fazer pequenas mudanças para reduzir a sua produção de lixo” – Lauren Singer

A Package Free fica no bairro mais legal de Brooklyn, em Williamsburg. Lauren ainda aproveita para dar 5 dicas para quem quer começar a se engajar no movimento zero-waste, ideia que se espalha cada vez mais pelo mundo:

Como eu começo? Lixo-zero

1 – Troque sacos plásticos por uma bolsa de compra reutilizável;

2 – Troque as garrafas de água e copinhos de plástico por uma/um de aço inoxidável;

3 – Leve sempre com você utensílios reutilizáveis na bolsa (garfo, faca, colher de aço e guardanapo de pano);

4 – Quando você pedir uma bebida em um restaurante, peça sem o canudo;

5 – Compre escovas de dentes sustentáveis e buchas vegetais/ecológicas em vez de plásticas;

Acompanhe mais sobre a Package Free pelo site ou Instagram.

Imagens via/via

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários