A marca Plenitude foi criada a partir de uma demanda pessoal e pela dificuldade de encontrar produtos naturais.

Está crescendo cada vez mais o número de opções de produtos naturais no Brasil. Por aqui, nós já até fizemos uma matéria falando sobre algumas marcas bem legais e sobre os benefícios de usá-los.

Recentemente, tivemos o prazer de experimentar algumas criações da Plenitude, marca artesanal desenvolvida em Niterói, Rio de Janeiro. A loja, que não utiliza nenhum tipo de produto químico ou artificial, foi criada a partir de uma necessidade da mãe da Chris, idealizadora da ideia.

“Ao longo do tempo, minha mãe foi ficando com bastante sensibilidade aos produtos que passava na pele. Às vezes causavam alergias, deixavam a pele irritada ou simplesmente não entregavam os benefícios que prometiam, apesar de serem geralmente muito caros”.

Assim, juntas elas começaram a pesquisar sobre o assunto e mesmo depois de testarem marcas hipoalergênicas, as alergias continuavam. Mergulhadas nessa busca, se inscreveram em um curso de saboaria natural, que resultou em outros de cosmetologia e aromaterapia.

A consolidação da Plenitude veio após inúmeras vendas para familiares e amigos, que incentivaram que a produção crescesse. “Aprimoramos a arte de fazer cosmética natural a cada nova fornada, experimentando diferentes óleos e manteigas que a própria natureza nos oferece. As alergias sumiram e a pele ficou mais bonita!”, conta Chris.

A Plenitude tem um linha de sabonetes incríveis com diversos cheiros como chá verde e capim-limão, laranja com cravo, café, cacau com eucalipto e mel com lavanda, além dos com argila. Há também hidratantes corporais, sérum para unhas e rosto, shampoo sólido e produtos masculinos como loção pós barba e sabonete para barba.

Os cosméticos são todos feitos de forma artesanal e 100% naturais, livres de parabenos, derivados de petróleo, alumínio, lauril, conservantes sintéticos e sulfatos. Alguns produtos são também veganos.

Ao comprar produtos naturais é importante se atentar aos ingredientes que compõem cada fórmula e entender o seu papel ali. No site da Plenitude, todos eles têm seus ingredientes detalhados, junto com uma breve explicação sobre os benefícios. Confira:

ALGUNS PRODUTOS PLENITUDE

Sérum noturno: óleos vegetais de jojoba, gergelim e rosa mosqueta e óleos essenciais de camomila alemã, pitanga, mirra indiana, espruce branco e calêndula CO2.

Shampoo sólido: óleos vegetais saponificados de oliva, abacate, mamona e castanha do pará, manteiga vegetal de karité, açúcar cristal, óleos essenciais de alecrim e cedro e óleoresina de alecrim.

Hidratante corporal: água, óleo vegetal de gérmen de trigo, manteigas vegetais de murumuru e karité, polawax, glicerina vegetal bidestilada, álcool cetílico, óleo essencial de lavandin grosso, vitamina E, spectatrast e óleoresina de alecrim.

A Chris, idealizadora da Plenitude, respondeu algumas perguntas ao FTC:

FTC: Quais são os planos para o futuro?

Um sonho é sair do online e abrir uma loja física. Seria um luxo! Quem sabe mais para frente!

FTC: O que você diria para alguém que tem vontade de usar cosméticos naturais mas ainda tem algum tipo de receio?

Depende do receio. Os que mais ouço falar são alergias e efeitos colaterais. Sim, é possível. Existem alérgicos a amendoim, abelha, lactose, que afinal, são naturais. Ao mesmo tempo, nem tudo na natureza é completamente seguro, como por exemplo, a urtiga, que faz coçar.

Às vezes, nem sabemos que temos alergia a certos ingredientes, então sempre orientamos a testar um pouquinho em uma área do antebraço, mesmo quando o produto for convencional. Na Plenitude, além de estudarmos bastante, testamos e aprimoramos nossos produtos diversas vezes antes de oferecê-los aos nossos amigos e clientes.

FTC: Pode contar pra gente um pouco do seu processo criativo no seu dia a dia?

Ler é a melhor coisa para me inspirar. Acompanho muitos perfis de cosmética natural, aromaterapia e saúde de maneira geral.

FTC: Quais são as maiores dificuldades de se produzir cosméticos naturais?

Acho que as matérias-primas. É difícil achar os insumos vegetais de boa qualidade que usamos em grandes quantidades, especialmente no Rio de Janeiro.

Ficamos felizes de conhecer mais uma marca de uma pequena produtora que se dedica a fazer produtos naturais que cuidam do nosso corpo e não agridem o meio ambiente.

Chris complementa: “Nossa missão é tornar a rotina diária de cuidados pessoais mais especial através de sabonetes e cremes sem elementos tóxicos para nossos organismos, como aditivos químicos e minerais”. 

Conheça mais sobre a Plenitude no site e compre os produtos na loja virtual. Acompanhe as novidades pelo Facebook e Instagram!

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários