tatuagens egípcias Egito

A cultura egípcia sempre foi conhecida por ser muito rica, sofisticada e intrigante para as pessoas do mundo todo porque os seus símbolos são difíceis de decifrar e possuem muitos significados. O Egito é considerado o berço da arte da tatuagem e suas tatuagens são conhecidas pelas imagens ornamentadas e místicas. Assim, os fascinados pelos tempos antigos e pela história do Egito optam por possuírem algum desenho ou design relacionado ao assunto em seu corpo.

Pensando nisso, fizemos um pequeno resumo em que você encontrará informações sobre as tatuagens egípcias, seus significados, variações e alguns projetos para inspiração. Confira!

A HISTÓRIA DAS TATUAGENS EGÍPCIAS

As tatuagens no antigo Egito datam o período pré-dinástico (anterior a 3 100 antes de Cristo). No antigo Egito, a tatuagem desempenhava não apenas um papel estético, mas sempre esteve ligada à um simbolismo especial, que era reverenciado por todas as pessoas. Os desenhos tinham características semelhantes aos aceitos nas culturas do norte da África e Ásia Ocidental.

No entanto, se nas culturas do norte da África e da Ásia ocidental, homens e mulheres eram tatuados, no Egito, apenas as mulheres usavam tatuagens, isso porque elas tinham um papel específico. As primeiras mulheres que foram tatuadas eram as do harém do rei, ‘marcadas’ também como mulheres da classe baixa.

Mais tarde, as tatuagens decoraram os corpos da sacerdotisa Hathor – a deusa da fertilidade. Então, a imagem servia como um amuleto protetor. A tatuagem estabeleceria a conexão espiritual com os deuses e ajudaria a mulher. Por exemplo, as mulheres grávidas muitas vezes adornavam o abdômen, as coxas e o peito com tatuagens porque acreditavam que isso os ajudaria a trazer um bebê ao mundo com segurança e rapidez. Além disso, as tatuagens eram aplicadas à pele como o ato de sacrifício para a divindade.

TATUAGENS EGÍPCIAS: SIGNIFICADOS E VARIAÇÕES

Hoje, as tatuagens egípcias são símbolos do poder, do conhecimento sagrado, prestígio e beleza. Estas tatuagens são populares entre as pessoas porque estão cercadas por um mistério, possuem padrões intrincados e um simbolismo profundo. Os desenhos podem ser a representação de deuses, natureza, crenças e se adaptam facilmente à arte na pele.

Abaixo você confere os tipos mais comuns de tatuagens egípcias e seus significados:

– O ANKH (Cruz Ansata)

Este símbolo é um antigo hieróglifo e vem da cultura egípcia. É o símbolo da vida e da eternidade. Os egípcios acreditavam na vida após a morte e o Ankh também indicava uma passagem segura para a vida eterna.

– O BA

De acordo com a lenda, o Ba é um pássaro com cabeça humana, que ia embora durante o dia, mas sempre voltava ao anoitecer. O símbolo adquiriu o significado de perseverança implacável. Além disso, os egípcios reconhecem que o pássaro protege os jovens após a morte.

tatuagens egípcias Egito olho de horus

– O OLHO DE HORUS

Este é provavelmente o símbolo mais conhecido da cultura egípcia. Também é chamado de “olho que tudo vê”, o olho de Ra tem muitos significados diferentes. A denotação primária é a proteção, o poder e a saúde, pois está conectado com Horus – o Deus do céu, que perdeu o olhar. Horus foi retratado como um falcão, cujo olho esquerdo indicava a lua e era o símbolo da cura, enquanto o olho direito era a encarnação do sol e o símbolo do poder.

A tatuagem do olho de Horus é bem popular entre homens e mulheres. Você pode combinar o design com mandalas, usar tons monocromáticos ou usar cores, por exemplo. Neste caso, a tatuagem significará o começo, o meio e o fim da vida humana.

– A ESFINGE

Acredita-se que a esfinge possa ser a versão egípcia do grifo celta. Este símbolo traz orientação e proteção à medida que foi construída perto da pirâmide, onde um faraó enterrado descansou. Os egípcios acreditavam que essa criatura mística guiou o governante falecido para a vida após a morte e protegeu seu caminho.

– AS PIRÂMIDES

Estes monumentos de pedra são um dos símbolos mais procurados. A localização da pirâmide é vital porque ela daria poder espiritual, energia e estabilidade. Algumas pessoas consideram que esse design pode ser ótimo para as pessoas com propósitos. Este símbolo é bastante tatuado nas costas, nos braços e nas pernas.

– O MONTE PRIMORDIAL

De acordo com a lenda egípcia, esta colina surgiu do caos para criar a terra e representa dois conjuntos de montes, que se encontram no topo.

tatuagens egípcias Egito Bastet

– BASTET

A Deusa do gato era a patrona da sabedoria, alegria, amor, fertilidade e proteção. Este símbolo é geralmente retratado como uma mulher com uma cabeça de gato ou o gato em tons preto e branco e colorido.

A deusa egípcia era especialmente reverenciada pelas mulheres. A representação do gato, feita em linhas finas é uma ótima opção. Se você gosta de desenhos mais rebuscados, escolha a imagem de Bastet e combine com Anubis. Neste caso, o design simbolizará alegria e tristeza, que estão unidos na vida humana.

– O FARAÓ

O significado da tatuagem do faraó é claro e coerente: o faraó era o rei no antigo Egito, ele era o mediador entre pessoas e deuses. Assim, a tatuagem do faraó é a encarnação da autoridade e da justiça.

tatuagens egípcias Egito escaravelho

– O ESCARAVELHO

O escaravelho era sagrado no antigo Egito, pois significava renascimento e espontaneidade. Acreditava-se que o sol era movido por um besouro gigante e que estava passando pelo céu todos os dias. Então, o design também se tornou o sinal da realeza. Se você quiser expressar o renascimento espiritual, pode optar por esse design. Pode ser vívido, detalhado ou pode ter um padrão mais adornado que nem o desenho acima!

– A FÊNIX

O pássaro é conhecido por sua excepcional habilidade de reviver das cinzas e começar uma nova vida. Portanto, é um símbolo venerado de um renascimento espiritual e o reconhecimento de que todos os problemas na vida são temporais.

– O URAEUS

Esta é uma cobra destemida, que representa a ideia de autoridade divina, realeza e proteção.

– O CARTUCHO EGÍPCIO

O cartucho egípcio é um símbolo de forma oblonga, que traz uma corda sem o começo e o fim. Ele sempre mostrava o nome de um rei, escrito em hieróglifos. O design significa proteção e eternidade.

– OS HIERÓGLIFOS

Misteriosos, estes símbolos levaram muito tempo para serem descriptografados. O sistema de escrita egípcia é um dos mais antigos do mundo e os egípcios os chamaram de “palavras de Deus” pois continham a sabedoria do rei.

tatuagens egípcias Egito Anubis

– ANUBIS

Este homem com cabeça de cachorro era o Deus dos mortos no antigo Egito. Era um Deus justo, que protegia as almas daqueles que morreram. Era comum ver os guerreiros usando essa tatuagem nas costas. A imagem do deus egípcio dos mortos é versátil e pode ser feita em muitos estilos. Você pode optar pela aquarela, obter o colorido ao escolher detalhes em cores vivas ou linhas mais finas.

Se você curtir estilos mais clássicos de tatuagem, então uma tattoo monocromática de Anubis poderá decorar seu corpo. Muita gente adiciona outros símbolos como o Olho de Horus, porém tome cuidado para o desenho não ficar muito pesado. A tatuagem indica justiça e sabedoria.

– O REI TUT

Ele era um dos reis egípcios mais populares, que iniciou seu governo quando tinha nove anos e que foi reverenciado como Deus quando estava vivo. O design simboliza o hedonismo e o poder.

– RAINHA NEFERTITI

A imagem da rainha serve como o símbolo do poder feminino, do progresso e da prosperidade, uma vez que Nefertiti trouxe o monoteísmo para o Egito. Ela é considerada por muitos, a mulher mais poderosa da história egípcia, que liderou uma revolução religiosa. A tatuagem da rainha Nefertiti é comparada à tatuagem das deusas africanas, muito popular entre as tribos.

– A FLOR DE LÓTUS

Os egípcios acreditavam que duas flores de lótus, uma azul e outra branca, caíam no Nilo todas as noites. A flor acabou associada ao nascimento e à morte. A flor de lótus pode ser retratada em diversos estilos e é comum encontrá-la tatuada em qualquer parte do corpo.

tatuagens egípcias Egito Cleópatra

– CLEÓPATRA

Cleópatra foi uma mulher lendária, descendente da dinastia ptolemaica. Ela era política, tinha um intelecto notável e era linda. Às vezes, era descrita como “uma deusa viva”. Eternizar Cleópatra na pele significa para muitas pessoas, eternizar essa sua atratividade, sabedoria e qualidade de líder.

O design da sua Cleopatra tattoo pode ficar elegante em tons preto e branco ou decorado com cores. Muita gente adiciona mais detalhes à imagem, como o escaravelho, expandindo o seu significado.

Você pode tatuar por achar a imagem bonita, o simbolismo profundo, ou as duas coisas. A cultura egípcia pode expressar seus valores pessoais ou pensamentos através de seu design!

Imagens: Tattoo Journal 1 e 2, Tattoos Book, Losey TattooBruna Andrade Tattoo, Eilo Tattoo, Resize Image Club, Anais Allnt Tattoo.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:
Comentários