A campanha “Free the Feed” em prol da amamentação em público foi lançada na comemoração britânica do Dia das Mães e causou grande impacto

Ao longo do tempo, mulheres sempre tiveram seus corpos distorcidos. Seja por imagens de padrões irreais ou por usos indevidos na publicidade, geralmente ligados à sensualidade. E além disso, órgãos femininos ainda sofrem repressão pela sociedade, tornando-se tabus. Para combater o preconceito, uma empresa do Reino Unido resolveu abordar o assunto de forma direta.

A empresa Elvie instalou seios infláveis no teto de prédios e os espalhou por Londres para celebrar o Dia das Mães no Reino Unido, que aconteceu em 31 de março de 2019. As instalações também foram pensadas como forma de protesto, e quiseram chamar atenção para o estigma que há em torno da amamentação em lugares públicos.

A campanha Free the Feed (algo como ‘Libere a Amamentação’) ganhou uma hashtag no Instagram para dar apoio a mulheres que já foram constrangidas de alguma maneira por amamentarem em público e que têm até receio de fazer isso novamente. “Queremos empoderar mães para que se sintam seguras e confortáveis na hora de amamentar, quando e onde escolherem”, diz um texto no perfil da Elvie.

#FREETHEFEED

Muitas pessoas usaram a rede social para postar fotos dos seios infláveis que acharam em diferentes pontos da cidade e muitas mulheres compartilharam imagens do momento em que amamentam seus filhos. A ideia foi espalhar a mensagem pela internet, incentivando outras mulheres e quebrando o preconceito em relação à amamentação pública, algo tão natural (já que estamos falando de alimentação de uma criança).

As instalações ficaram pouco tempo na rua, apenas do dia 31 de março até 1º de abril, mas foi uma campanha que engajou muitas pessoas. E claro, causou um impacto real no dia a dia de quem passava pelas ruas de Londres. É ao mesmo tempo uma maneira simples e eficaz de passar uma mensagem, surpreendendo pedestres e convidando as pessoas à reflexão.

De acordo com a Elvie, o Reino Unido tem uma das menores taxas de amamentação em público em toda a Europa. Aqui no Brasil já houve muitos relatos de mulheres que também foram constrangidas por amamentarem em público. No mês passado, o Senado aprovou um projeto que prevê multa para quem impedir uma mulher de amamentar em lugares públicos, mesmo que haja um lugar reservado para isso, pois cabe somente à mãe decidir quando e onde amamentar seu bebê.

Visite a página do Instagram de Elvie ou #FreeTheFeed para saber mais sobre a campanha.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários