Joshua Vides é um artista conhecido por fazer com que objetos da vida real pareçam simples esboços em preto e branco. Em seu constante trabalho de transformação do mundo real em um mundo em 2D, Vides já transformou tênis, placas de rua, móveis, metrô, banheiro químico, escada, ambientes e até um carro – envelopado.

Sobre sua proposta, recentemente apresentada em uma exposição nomeada Reality to Idea, o artista comenta que “a ideia de suas criações é destacar os esboços iniciais de seus conceitos, trazendo-os à vida. Um ode ao esboço do guardanapo e um lembrete para não jogar suas ideias fora”.

Em entrevista para a Amuse, o designer afirma que sempre está munido de seus marcadores pretos, elementos base da sua estética monocromática de desenho animado. E complementa com uma valiosa dica:

“Eu tento desenhar algo todos os dias. É bom esboçar diariamente, porque cada dia é diferente e você nunca sabe como seu estilo será moldado por seu humor ou sua mente. Você sempre criará algo novo – você pode desenhar uma cadeira de uma determinada maneira um dia, mas se você desenhá-la novamente no dia seguinte, algo vai mudar: seja a curvatura, a espessura das linhas, os ângulos, as cores. Se você quiser ter sucesso com sua criatividade, você deve continuar jogando dardos no tabuleiro até atingir o alvo. Sem tentar, fracassar e tentar novamente, você nunca saberá se seu próximo passo é certo ou errado”.

Recentemente, Joshua Vides literalmente invadiu a mídia social com suas obras. Depois de pintar seu primeiro objeto em abril de 2017, ele estourou e já realizou vários trabalhos em parceria com marcas famosas.

A ARTE EM 2D DE JOSHUA VIDES

Em sua exposição, Joshua transformou toda uma galeria com seu estilo de ilustração, utilizando contornos de marcadores que fazem com que a configuração da vida real pareça uma obra de arte 2D.

Uma boa dica para quem quer começar a utilizar os marcadores de grafite em suas criações como Joshua Vides é: desenhe antes e treine bastante em papel até ganhar prática. Depois, é só ir para as paredes, muros e até objetos (como o artista!). Combine cores, pratique letras (tipografia, caligrafia, tags), desenhos, crie personagens. Tenha seu estilo próprio: invente, desde a superfície até o  material!

Trabalho de Joshua Vides para Nike, que transformou seus desenhos em um tênis real. Abaixo, para as lojas da Hershel.

Para acompanhar o trabalho de Joshua Vides, confira seu site e siga seu Instagram.

Marjorie Simões é designer de interiores e artista visual. Curiosa, observadora e pesquisadora, adora aprender coisas distintas para depois conectá-las. Valoriza os trabalhos manuais, a cultura vernacular, a economia criativa e a produção/consumo sustentável. Acredita no poder das cores e tem leves faniquitos quando entra em ambientes beges.

Marjorie Simões – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários