O Cidad3, Centro de Informação de Decoração, Arquitetura e Design, estreou sua participação na DW! 2018 com diversas atrações e transformou o bairro Pacaembu num dos principais hubs da programação. Toda a curadoria deste megaevento foi feita por esta que vos escreve (rs) e superando todas as expectativas (o Cidad3) reuni 42 atrações sob o tema Food Design.

Entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, promovemos palestras, debates, degustações e duas exposições com a participação de designers, artistas e chefs vindos de várias regiões do Brasil.

O tema Food Design foi o grande diferencial do Cidad3 durante a DW! 2018. Afinal, a comida é algo cada vez mais importante na sociedade contemporânea. A produção, a preparação e o consumo de alimentos pode sofrer transformações muito positivas com a ajuda dos designers, e foi isso que mostramos para o público interessado. O conceito Food Design torna possível pensar no alimento como um produto de design, e não de gastronomia.

A exposição Food Design apresentou móveis e objetos assinados por designers vindos de várias regiões do Brasil: BRestudio, Eduardo Borém, Erico Gondim, Juliana Schlichting e Diogo, Kimi Nii, Moricy Lui Chaim, Paulo Alves e Rosa Pinc. Como curadora, minha intenção foi reunir um pequeno número de móveis e objetos, ligados ao tema da alimentação, que revelassem materiais, linguagens estéticas e regionalidades distintas.

O material cerâmica foi traduzido pelos designers Kimi Nii (acima), Eduardo Borém (abaixo), Vanessa Branco (tigela em cerâmica) e Rosa Pinc (descanso para panela/souplat), enquanto a madeira foi minha escolha (Silvia Grilli) para um design autoral e bem contemporâneo.

 

A mostra Mesa Posta Autoral desafiou cinco profissionais na escolha e montagem de mesas decoradas, com resultados encantadores. A cada dia o público pôde conferir uma produção diferente. Os convidados foram: Giselle Martos (influencer do blog Lar Doce Casa) (abaixo), Lucila Turqueto (jornalista do blog Casa de Valentina) (mesa azul), Marcelo Cohen e Pil Marques (designers de interiores) e Carmem Alvim (designer e apresentadora do Programa Tudo com Estilo na Band TV).

Os espaços do Cidad3 receberam ainda a intervenção da designer floral Myrian Marquez que exibiu seus arranjos produzidos com hortaliças e flores comestíveis, num belíssimo show de cores e volumes.

“Uma palestra emocionante”, foi a frase dita pelo público após a fala do designer Allyson Reis, titular do Estúdio Abracadabra, de Fortaleza. Allyson mostrou como o design de embalagens para alimentos pode reposicionar marcas e encantar clientes a partir do resgate de tradições regionais. O design do Abracadabra já recebeu vários prêmios, incluindo o iF Awards, considerado “o Oscar do Design mundial”.

O Comitê Brasileiro de Cores também marcou presença na programação do Cidad3 durante a Design Weekend. A expert Elisabeth Wey apresentou a tendência Cecal 2019 – Yang Young – que traz as cores alegres e vibrantes dos games. Em seguida rolou uma degustação de alimentos coloridos com as tonalidades indicadas na cartela Cecal.

A chef Patricia Lopes, idealizadora da marca Cookit, apresentou suas criações em parceria com a Oka Embalagens Comestíveis. Foi um verdadeiro show de Food Design.

A Oka aplica a biotecnologia para produzir embalagens feitas a partir de fécula de mandioca, fibras e água. São colheres, bandejas, copos, pratos, todos comestíveis, sem aditivos químicos e biodegradáveis.

A intensa programação do hub Cidad3 na Design Weekend foi encerrada com um sunset de Andi Pereira, o DJ Profano, idealizador do badalado Baile Profano, que mistura as sonoridades do underground com os ritmos ancestrais em versões atualizadas e eletrônicas. Show!

Silvia Grilli é Designer de móveis, pesquisadora independente e consultora, que iniciou sua carreira com os mestres Michel Arnoult e Enzo Mari. Hoje suas peças assinadas estão nas principais lojas de design do Brasil. Já publicou 3 livros, é multifoco e multitarefa, uma millenial de 50 anos.

Silvia Grilli – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários