O coletivo de arte Penique Productions originado em Barcelona, e agora com sede no Rio, nos faz questionar as cores dentro do espaço. Basicamente o coletivo une muitas (muitas mesmo!) partes de plásticos coloridos e ‘embrulha’ grandes estruturas transformando espaços, como uma espécie de balão.

Com diversas exposições e projetos eles cresceram bastante desde que começaram seus projetos em 2007. Foi a partir de 2008 que a Penique Productions se instalou no Rio de Janeiro. Com foco no que é chamado de Inflatable Architecture ou Bubbletecture, as instalações efêmeras (que duram um tempo limitado), começam ao identificarem uma locação única para construirem um inflável.

O ‘balão’ depois de inflado transforma o espaço com uma nova luz, nova textura e um tom monocromático, transportando espectadores(as) para uma experiência sensorial que mistura algo familiar com o novo.

PARCERIA COM J BALVIN

O coletivo almeja atingir todas as pessoas, e certamente após a parceria com o cantor J Balvin, para quatro apresentações ao vivo do álbum ‘Colores’ (amarelo, azul, vermelho e preto, em Miami), estão ainda mais próximos de atingir esse sonho. Confira o trailer da apresentação do cantor nos quatro espaços produzidos, abaixo:

POR ONDE O PENIQUE PRODUCTIONS PASSOU

O coletivo já rodou muitos km pelo mundo! Fizeram instalações em diversos lugares da Europa como Londres, Paris, Barcelona, Roma, Nottingham, Granollers, Tortosa, Banyoles, Portugal, Genova, além do Líbano, México e algumas cidades do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

Confira a seguir na nossa galeria, imagens sensacionais de algumas obras já realizadas pela Penique Productions:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Isso nos lembrou aquele coletivo que usou cor e poesia para transformar a favela da Brasilândia e aquele outro que pintou a fachada de uma loja e isso fez toda a diferença!

Se você reparar também no clipe da Anitta “Medicina”, tem um trecho que ela aparece em uma comunidade toda amarela. A diva maravilhosa escolheu um local na Colômbia, outra intervenção artística incrível!

Você pode conferir mais trabalhos no site da Penique Productions ou acompanhar o trabalho do coletivo na página do instagram. Se você tivesse que morar em um local monocromático qual seria sua cor? Conta para gente marcando #ftcmag #followthecolours nas redes sociais!

Tereza Teixera é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Teixeira – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários