Nós por aqui AMAMOS aprender! E uma das plataformas que sempre testamos e fazemos cursos (pagos e gratuitos) é a Domestika. Criado na Espanha, pensado primeiramente para artistas, a Domestika é uma comunidade criativa incrível, para quem quer aprender e ensinar sobre arte. Após cada curso, você pode continuar aprendendo e interagindo com o resto dos alunos e o professor para trocar ideias, pedir orientação, compartilhar seu trabalho e publicar seus projetos.

O site (também na versão app) disponibiliza ótimas aulas de diferentes categorias dentro das áreas de arquitetura, design, ilustração, craft, tecnologia, Instagram e marketing digital. Dividido em várias lições, normalmente você pode ver e rever as publicações do projeto escolhido quando e quantas vezes quiser, com tarefas práticas e ainda professores super didáticos.

Com o Coronavírus, a plataforma tem lançado vários conteúdos gratuitos online, além de dicas, tutoriais. O melhor é que as explicações são simples e os materiais adaptáveis para o nosso dia-a-dia. Pensando nisso, selecionamos 5 cursos diferentões para você aprender e sair da mesmice, e quem sabe se lançar apostando nesta criatividade. Confira:

1 – CURSO VISIBLE MENDING: CONSERTO DE ROUPA COLORIDO

Ellen Saville é a cofundadora e diretora criativa da The Endery, uma marca peruana dedicada à criação de peças artesanais em tricô. Ela acredita que desenvolver seu próprio estilo de conserto é uma forma consciente de combater o consumismo e aprofundar seu relacionamento com as roupas. Neste curso, ela mostrará a você como consertar suas malhas do zero e desenvolver seu próprio estilo para melhorar o ciclo das suas peças favoritas. Saiba mais sobre Visible mending: conserto de roupa colorido.

2 – ILUSTRAÇÃO COM BATIK: TÉCNICA DE TINGIMENTO POR RESERVA

As expressões artísticas são, muitas vezes, caminhos para o autoconhecimento. O artista têxtil e ilustrador Ikaro Batik encontrou no tingimento batik uma forma de trabalhar, ao mesmo tempo, sua criatividade, paciência, concentração e tolerância à frustração. A partir desta técnica, ele cria obras inspiradas na natureza, repletas de cores, contrastes e texturas. Neste curso, você criará uma peça de arte têxtil com o método batik, utilizando cera e corante. Descobrirá os segredos por trás desta técnica ancestral de tingimento por reserva e aprenderá a dar vida a suas ilustrações mais criativas sobre o tecido. Saiba mais: Ilustração com batik: técnica de tingimento por reserva.

3 – TATUAGEM BOTÂNICA COM PONTILHISMO

Criação de traços delicados, contornos expressivos, efeitos de luz e sombra e muito pontilhismo são alguns dos detalhes que marcam o estilo gráfico da tatuadora chilena Polilla Tattoo. Reconhecida e premiada na área, seus trabalhos já estamparam peças para grandes marcas como Red Bull, Marley Coffee, Caterpillar e outras. Polilla ensina a técnica do pontilhismo do início ao fim para criar tatuagens botânicas, além de conceitos básicos da anatomia do corpo humano, passando pelo desenvolvimento do design de tatuagem até a aplicação na pele e truques para conseguir efeitos únicos de sombras, volume e texturas. Saiba mais sobre o Curso Tatuagem Botânica com Pontilhismo.

Se você está começando do zero no mundo da tatuagem poderá complementar seu aprendizado com o primeiro curso de Polilla Tattoo na Domestika: Tatuagem para iniciantes.

4 – DIÁRIO CRIATIVO DE ARTISTA: BUSQUE SUA PRÓPRIA LINGUAGEM

O inesperado, o acidente e inclusive o erro podem abrir as portas a novas criações. Para um artista como Armando Mesías, que experimenta com diferentes materiais e linguagens visuais em suas obras, não há criatividade sem risco. Neste curso, você aprenderá a se expressar com técnicas experimentais através do seu diário de artista. Investigará sobre a sua linguagem própria por meio de novos materiais e métodos surpreendentes, pegando caminhos inesperados para ganhar flexibilidade visual e manual. Saiba mais sobre o Curso Diário Criativo de Artista e desperte a sua criatividade experimentando materiais, novas ideias e técnicas de desenho, colagem e aquarela.

5 – FILETAGEM PORTENHA: ILUSTRAÇÃO E ORNAMENTAÇÃO DE CARTAZES

Conheça o trabalho de Alfredo Genovese – painter e professor especializado em filetagem Buenos Aires, um estilo aplicado a embalagens, publicidade, bodypainting e tatuagens. Ele irá mostrar-lhe o que é o Buenos Aires filetado e como fazer um pôster do início ao fim com esta técnica. Você vai aprender a história da filetagem, suas aplicações, desenhar seus principais elementos iconográficos e descobrir as regras que governam o design desta técnica de pintura tradicional. O mais legal? Em dezembro de 2015, o porteno em filetes foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Saiba mais sobre o Curso Filetagem Portenha!

Além dessas indicações, fique de olho sempre nos Cursos Gratuitos que a plataforma traz! #FiqueEmCasa

*Este post contém links de parceiros afiliados. Se você fizer uma compra dos cursos, podemos ganhar comissão de afiliados. Leia nossa política para obter mais informações.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários