Artista Ian Berry retrata cenas do cotidiano usando apenas pedaços de jeans

arte jeans ian berry

Olhe para a calça jeans que você está vestindo ou para aquela jaqueta que está no seu guarda-roupa. Imagine no que ela pode se transformar, quando não houver mais uso para você. Uma linda mochila? Dá pra cortar a calça ou a jaqueta e criar um shortinho ou num colete? Joga fora mesmo, já que sua imaginação não é lá muito boa para ressignificar peças? Ou será que dá pra reproduzir cenas do cotidiano?

Isso mesmo, cenas do cotidiano. É isso o que o artista Ian Berry faz com os pedaços de jeans que ele encontra pelo caminho. Em novembro do ano passado ele apresentou em Londres a instalação solo My Beautiful Launderette.

A inspiração para o nome surgiu do filme homônimo de Stephen Frears, dos anos 1980, que mostrava o estilo de vida em Londres e as tensões culturais que existiam na cidade, mas tinha como ambiente central a lavanderia.

A arte de Ian Berry reflete algumas dessas questões, se imaginarmos qual seria a causa da melancolia, da tristeza, da quietude das personagens que habitam sua arte. O que será que pensa a jovem que alimenta o solitário hábito de lavar suas roupas em uma lavanderia? O que espera a garota cujo olhar se perde no horizonte à sua janela?

Em seu site, Ian conta que tudo começou depois de ter observado uma pilha de jeans antigos e os contrastantes tons de azul que ali existiam. E enquanto trabalhava com o material, foi percebendo sua conexão com o material em denim, e através do jeans encontrou um caminho para se comunicar.

Além de cenas do cotidiano, o artista já fez alguns retratos com o jeans. Em 2014, o piloto brasileiro Ayrton Senna foi um modelo para Ian. O artista escolheu pessoalmente quais pedaços de jeans seriam utilizados para montar o painel.

Tesoura, cola e uma caneta bem posicionada em sua orelha completam os instrumentos de trabalho. Em suas obras não há pintura, água sanitária, nada, apenas jeans. A precisão dos traços, o acabamento e os detalhes são impressionantes.

Confira outros trabalhos:

Acompanhe Ian Berry também no Instagram.

Scroll To Top