O projeto Stepping Through Film chama atenção pela dedicação em encontrar os cenários, que já passam de 150

O mundo dos filmes é realmente um universo encantador. Todos temos nossos títulos preferidos, aqueles que assistimos infinitas vezes sem cansar, que nos fazem viajar para um determinado lugar, seja ele um cenário real ou fictício. Muitas vezes somos capazes de reconhecer um título apenas com alguns detalhes.

Foi pensando nisso que um estudante de cinema começou o projeto Stepping Through Film, que ganhou fama nas redes sociais. Thomas Duke, um jovem de Londres, teve a ideia de ir atrás de cenários de filmes marcantes e registrá-los com as fotos dos personagens das cenas. Assim, a imagem final parece uma espécie de colagem, uma mistura entre ficção e realidade.

Nomear os lugares fotografados por Duke virou uma sensação online, em que internautas muitas vezes acabam descobrindo curiosidades por trás dos seus filmes favoritos, como saber se um cenário é um lugar real no mundo ou foi montado e se um filme que se situa em Londres realmente foi filmado naquela cidade.

O trabalho de Thomas é meticuloso e o resultado é surpreendente. Muitas vezes, a sobreposição das imagens fica perfeita, com linhas e colunas da foto impressa ganhando extensão com os espaços da vida real. É um exercício que demanda muita pesquisa também e o timing perfeito para fazer o match entre as duas fotografias.

Stepping Through Film

O jovem de 20 anos estima que já viajou para mais de 150 locações em 18 meses para realizar suas fotos. “A ideia sempre esteve na minha cabeça. Eu simplesmente adoro explorar lugares e unir isso com a minha paixão por filmes. Sempre quis visitar as cenas que têm um significado para mim”, disse Thomas em entrevista para a BBC.

Um das cenas reconstituídas por Thomas é do filme Skyfall, da série James Bond, quando ele está em um vagão de metrô. O jovem passou um tempo procurando qual linha tinha sido usada e depois, teve que encontrar um vagão que se assemelhasse com as cores da foto do filme. Assim, ele acabou na linha Jubilee, na plataforma Charing Cross, apesar de no filme Bond pegar o metrô na estação Temple.

Legal saber dessas curiosidades de bastidores do cinema, não? Além dessa cena do metrô, foram refeitos momentos marcantes de filmes como Harry Potter, Mulher-Maravilha, Dunkirk, O Jogo da Imitação, Simplesmente Amor, entre outros. Desde o lançamento desse projeto, Thomas Duke já foi entrevistado por diversos veículos do Reino Unido e apareceu em páginas online ao redor do mundo.

Curtiu? Não deixe de acompanhar sua página do projeto Stepping Through Film no Instagram ou Facebook para ver mais montagens.

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários