Susano Correia traz obras que transcendem a individualidade e traduzem sentimentos profundos

O artista visual Susano Correia traz obras que transcendem a individualidade e traduzem sentimentos profundos presentes em todos aqueles seres humanos que desejam olhar para si

Viralizado nas redes sociais com obras que transcendem a individualidade e traduzem sentimentos profundos presentes em todos os seres humanos que desejam olhar para si, o artista visual Susano Correia estreia em São Paulo com a exposição “À Melancolia”, na galeria Objectos do Olhar (R. Augusta, 837), gratuita e que acontece entre os dias 5 de março e 5 de abril.

Na mostra, aproximadamente 80 obras divididas entre pinturas a óleo, desenhos, gravuras e esculturas, aproximam o público do artista que inspira seus mais de 400 mil seguidores no instagram.

Natural de Florianópolis, o artista se consolida como um dos expoentes da nova geração de artistas visuais do país. Susano popularizou seus trabalhos pelas redes sociais, o que deu ao artista projeção nacional e possibilidade para dedicação exclusiva à arte.

Desde então, ele desenvolve uma linguagem contemporânea, com preocupações didáticas, e expõe seus trabalhos. Com isso, atrai em suas exposições também quem não tem o hábito de frequentar museus.

Em meados de 2019, mudou seu ateliê para São Paulo com a finalidade de expandir os horizontes, buscar novas experiências e contatos no meio artístico.

AS OBRAS DE SUSANO CORREIA

“Acredito que, de modo geral, cada obra tem sua mensagem. Mas sempre foco na relação do sujeito com ele mesmo. Questões psicológicas e existenciais. Essas são questões que unem o trabalho de modo geral. Problemas que a maioria das pessoas têm em comum. Questões de vida, morte, solidão, amor, saudade, perda”, reflete Susano sobre a exposição recente que traz pinturas de tinta a óleo sobre telas e desenhos de grafite sobre papel.

Sobre o seu processo de criação, ele complementa: “Costumo associar os processos da arte e da vida. Como eu trabalho questões existenciais, sempre tento refletir sobre o cotidiano. Costumo dizer que coloco armadilhas, sempre deixo uma arapuca armada para ideias, para insights que se apresentam“.

Além do número orgânico de seguidores nas redes, já realizou exposições nos principais museus de Santa Catarina, foi contemplado em importantes editais, e também é considerado um dos artistas que mais teve obras suas tatuadas em diversos corpos brasileiros.

REFERÊNCIAS DO ARTISTA

Com referências em diversos movimentos das artes visuais, Susano também busca inspiração na literatura, psicanálise e filosofia, entre eles nomes como Nietzsche e Dostoiévski. A música é fonte de criatividade, principalmente a MPB. É inspirado pela obstinada busca por perfeição de João Gilberto, e a maneira como experiência artística e popularidade são trabalhadas no som dos Novos Baianos.

Como Paulo Freire, o artista tem como objetivo ser didático para que as pessoas consigam se identificar e acessar a mensagem de suas obras.

PARA VER DE PERTO: EXPOSIÇÃO “À MELANCOLIA” DE SUSANO CORREIA

Para ver de perto, o trabalho de Susano Correia ficará exposto gratuitamente na galeria Objectos do Olhar (R. Augusta, 837, São Paulo – SP) entre os dias 5 de março e 5 de abril.

Na mostra, são aproximadamente 80 obras divididas entre pinturas a óleo, desenhos, gravuras e esculturas. A curadoria fica por conta do próprio Susano e também de Roberto Klaumann.

Acompanhe novidades e saiba mais sobre Susano Correia em seu site e Instagram.

Scroll To Top