Cientista, tecnóloga, empreendedora, defensora dos direitos humanos, química, educadora, astronauta, doutora, roboticista, matemática. Profissões que normalmente são dominadas por homens. Mas esse projeto bem legal tem contado a história de mulheres que transformaram o mundo – e espalhado aprendizado por meio de informação e tecnologia.

Women You Should Know é uma plataforma que apoia mulheres e suas ideias para mudar o mundo. Através de conteúdos inspiradores (em inglês), o projeto destaca mulheres e meninas que estão se esforçando, construindo e inovando, mudando o status quo, esmagando estereótipos e desafiando as probabilidades.

Elas então, encomendaram pôsteres ilustrados com download grátis criados por quatro artistas da América do Sul, África, Oriente Médio e China para criar uma nova série para sua coleção. É a segunda vez que isso acontece. E o resultado não poderia ser mais legal!

No entanto, agora oferecem a opção de baixar os pôsteres em 8 idiomas diferentes (FrancêsFrancês canadensealemão, italiano, espanhol, português do Brasil, chinês simplificadoinglês). Qualquer pessoa pode baixar gratuitamente os pôsteres inspiradores (basta clicar acima no idioma que preferir), já que cada um celebra uma mulher inovadora diferente que todos deveriam conhecer.

O podcast Nevertheless explicou : “As mulheres apresentadas são modelos incríveis no campo da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Você pode baixar os pôsteres, imprimir e colar na sua escola ou trabalho. Ao fazer isso, você ajuda a aumentar a conscientização sobre as realizações dessas mulheres e, esperançosamente, inspira uma nova geração que vem por aí”.

Vem conhecer essas incríveis com a gente!

TU YOUYOU – QUÍMICA E EDUCADORA FARMACÊUTICA

Tu Youyou é química e educadora farmacêutica chinesa. Ela descobriu a artemisinina (também conhecida como qinghaosu ) e a dihidroartemisinina, drogas usadas para tratar a malária. Sua descoberta foi um avanço significativo na medicina tropical do século XX, salvando milhões de vidas em todo o mundo.

Por seu trabalho, Tu recebeu o Lasker Award de 2011 em medicina clínica e o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2015, juntamente com William C. Campbell e Satoshi-mura. Ela é a 1ª ganhadora do Nobel da China em fisiologia ou medicina e a 1ª cidadã da República Popular da China a receber um Prêmio Nobel em qualquer categoria. Ela também é a 1ª  pessoa chinesa a receber o Lasker Award. Tu Youyou nasceu, estudou e realizou sua pesquisa exclusivamente em seu país.

Artista: Xu Hui. Xu Hui é uma ilustradora de Jinan, China. Você pode ver mais de seu trabalho no Behance.

ROSALIND FRANKLIN – CIENTISTA

Rosalind Franklin foi pioneira no estudo de estruturas moleculares que recebeu bastante reconhecimento entre os cientistas (estrutura molecular de carvão, vírus e DNA). Suas imagens de difração de raios X do DNA permitiram que os famosos Francis Crick e James Watson da Universidade de Cambridge identificassem a estrutura de dupla hélice da molécula.

Durante anos, seu trabalho na estrutura passou despercebido, pois apenas Maurick Wilkins, colega de Crick, Watson e Franklin, recebeu o Prêmio Nobel pela descoberta em 1962. Em 2003, a Royal Society estabeleceu o Prêmio Rosalind Franklin para chamar a atenção para o trabalho extraordinário das mulheres na ciência.

Artista: Juliette Brocal é uma estudante de animação e ilustradora francesa que gosta de desenhar lugares à beira-mar, coisas do folclore e pessoas tocando música.

MARIA DA PENHA – BIOFARMACÊUTICA E DEFENSORA DE DIREITOS HUMANOS

Maria da Penha é biofarmacêutica brasileira e defensora dos direitos humanos. Ela defende os direitos das mulheres, particularmente contra a violência doméstica. Quando Maria da Penha foi quase morta por seu marido, não havia uma única delegacia de polícia que pudesse ir no Brasil (especializada em violência contra mulheres). O caso de Maria definhou no tribunal por duas décadas, enquanto o marido permaneceu livre.

Anos depois, em uma decisão histórica, o Tribunal de Direitos Humanos criticou o governo brasileiro por não tomar medidas efetivas para processar e condenar os autores de violência doméstica. Em resposta a isso, em 2006, o governo brasileiro promulgou uma lei conhecida como Lei Maria da Penha sobre Violência Doméstica e Familiar, que aumentava a severidade da punição.

Artista: Camila Rosa. Camila é ilustradora e designer freelancer no Brasil. Seu trabalho traduz as mulheres de uma perspectiva alternativa: latino-americana, corajosa, poderosa e que não se encaixa nos principais padrões de beleza. Camila acredita que é importante que seu trabalho possa ser usado para apoiar e educar meninas e mulheres em todo o mundo.

MAE C. JEMISON – ASTRONAUTA E DOUTORA

Mae C. Jemison é uma engenheira americana, médica e astronauta da NASA. Ela se tornou a 1ª mulher afro-americana a viajar no espaço quando entrou em órbita a bordo do Space Shuttle Endeavor em 12 de setembro de 1992. Renunciou à NASA em 1993 para fundar uma empresa que pesquisava a aplicação da tecnologia na vida cotidiana. Ela apareceu na televisão várias vezes, inclusive como atriz em um episódio de Star Trek: The Next Generation. É dançarina e possui 9 doutorados honorários em ciências, engenharia, letras e humanidades. Atualmente é diretora da organização Starship 100 anos.

Artista: Karina Perez é uma ilustradora / designer americana mexicana. Ela está sempre interessada em explorar a narrativa através do design e das cores para comunicar visualmente o amor e a aceitação que recebe das pessoas ao seu redor.

JULIANA ROTICH – TECNÓLOGA E EMPREENDEDORA

Juliana Rotich é tecnóloga, consultora estratégica, empreendedora e palestrante. É co-fundadora da BRCK Inc , uma empresa de tecnologia de hardware e serviços sediada no Quênia. O BRCK foi formada para desenvolver tecnologias úteis e inovadoras em ambientes de baixa infraestrutura. Juliana também foi co-fundadora da Ushahidi Inc., uma empresa de tecnologia sem fins lucrativos, especializada no desenvolvimento de software livre e de código aberto para alterar o fluxo de informações no mundo.

Artista: Thandiwe Tshabalala. Thandiwe é um artista da Cidade do Cabo. Seu trabalho é ousado, colorido e conceitual. Em 2015, ela foi premiada com o prestigioso Prêmio Mbokodo de Mulheres da África do Sul nas Artes, na categoria Design Criativo.

DRA. HAYAT SINDI – CIENTISTA E INOVADORA

Dra. Hayat Sindi nasceu em Makkah, na Arábia Saudita e é uma das principais biotecnologistas do mundo. Ela é a fundadora e presidente do i2 Institute e co-fundadora da Diagnostics For All. Hayat foi classificada pela revista Arabian Business como a 19ª árabe mais influente do mundo e a 9ª mulher árabe mais influente. Sindi tem doutorado em biotecnologia pelo Newnham College, Cambridge, que obteve em 2001; ela foi a 1ª mulher saudita a ser aceita na Universidade de Cambridge a estudar o campo da biotecnologia e a 1ª dos Estados Árabes e do Golfo Pérsico a concluir seu doutorado.

Artista: Lidia Tomashevskaya é ilustradora freelancer de Tel Aviv, Israel. Lidia já trabalhou com editoras criando ilustrações para livros e produziu desenhos e design gráfico para marcas como Hewlett Packard.

GLADYS WEST – MATEMÁTICA

Gladys West é uma matemática americana conhecida por suas contribuições à matemática que sustenta o GPS. Suas pesquisas só foram descobertas, no entanto, quando um membro de sua irmandade, Alpha Kappa Alpha, leu uma breve biografia que West havia enviado para uma função de ex-alunos.

Artista: Geneva B é uma ilustradora autodidata da Carolina do Norte. Ela adora trabalhar com cores, desenhar cabelos e adicionar caprichos com um toque de realismo e felicidade.

CYNTHIA BREAZEAL – CIENTISTA E ROBOTICISTA

A Dra. Cynthia Breazeal é Professora Associada de Artes e Ciências da Mídia no Massachusetts Institute of Technology, onde fundou e dirige o Personal Robots Group no Media Lab. Ela também é fundadora e cientista-chefe da Jibo, Inc. É pioneira em Robótica Social e Interação com Robô Humano. É também autora do livro Designing Sociable Robots, e publicou mais de 100 artigos revisados ​​por pares em periódicos e conferências sobre os tópicos de Robótica Autônoma, Inteligência Artificial, Interação Humano-Robô e Aprendizado de Robô.

Artista: Joana Neves é uma artista digital de Portugal que adora desenhar e começou a aprender a pintar digitalmente em 2014. Joana é motivada pelo seu interesse de longa data por moda, contos populares, burlesco e animação.

Também vale a pena se inspirar nos outros conteúdos empoderadores do Women You Should Know: o site conta as histórias de mulheres e meninas que estão transformando o ensino e o aprendizado por meio da tecnologia. Para saber mais, acompanhe o projeto no Facebook, Twitter , Pinterest ou Instagram.

Carol T. Moré é editora do FTC. Internet, café, todo tipo de arte, viagens e pequenos detalhes da vida a fazem feliz. Acredita que boas histórias e inspirações transformadas em pixels conectam pessoas.

Carol T. Moré – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários