Zapeando no Google entre buscas e mais buscas que acabam no final das contas não tendo nenhuma conexão uma com a outra, lhe transportando para ‘lugares nunca antes imaginados!’, eis que desembarco em um site com o curioso nome de Adventures in Bentomaking. Bentomaking?!

Pois é, pelo que as imagens denunciam, o bentô nada mais é do que a marmita japonesa. Apesar de ser prontamente disponível em lojas de conveniências por todo o Japão, o preparo de um bentô atraente, no âmbito visual, é considerado uma habilidade especial e, nesses tempos de Internet, ganhou status de hype, cool ou seja lá o nome que você prefira dar – taí a explicação para o adventures in bentomaking…

bento

Pois é, mas o que isso tem a ver com uma seção que diz retratar ‘lugares, coisas e causos interessantes pelo Brasil’? A resposta atende pelo nome de Bento Store, uma curiosa loja conceito no bairro do Jardins, em São Paulo, especializada em ‘marmitas com design’.

Que fique bem claro de antemão: a Bento Store não vende refeições, mas potes coloridos, porta-sanduíches dobráveis, sopeiras, sacolas térmicas divertidas que recriam o visual dos velhos sacos de papelão, garrafas térmicas e toda a espécie de acessórios para a preparação de bentôs estilosos como aqueles que se vê no site japonês.

bento1

(Crédito: Hermano Silva)

Os produtos importados com exclusividade de países como Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França e Inglaterra impressionam pelo design moderno e oferecem diferenciais, como resistência à máquina de lavar e capacidade térmica de até 12 horas para temperaturas quentes e de 24 horas, para frias.

Bento Store

(Crédito: Hermano Silva)

A proposta de resgatar o antigo hábito das marmitas e dar a ele uma áurea mais moderna e – por quê não? –  sofisticada, valeu a premiação da conceituada Retail Innovations 10, que aconteceu no mês passado em Amsterdã, na Holanda, e que tem por objetivo revelar os negócios mais criativos do varejo ao redor do mundo.

bento3

(Crédito: Hermano Silva)

A saga da Bento Store parece ser mais uma da série ‘por que não pensei nisso antes?’, mas tem algumas características que se replicam em boa parte das startups de sucesso atualmente:

– Foco na praticidade e na mobilidade/portabilidade;

– Investimento forte em design;

– Ressignificação de experiências do consumidor;

bento4

bento5 bento6

Fica a dica para a marca promover um concurso de bentôs com chefs de cozinha por aí, seguindo a linha do site japonês. Certeza que vai ‘bombar’ ainda mais 😉

Paulo Moura é jornalista, sócio-diretor da Agência VIRTA e autor do blog Mosca Branca. Além do FTC, também escreve sobre inovação e criatividade para o Hypeness.

Paulo Moura – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários