Selecionamos publicações de autoras de relevância, que abordam com propriedade temas atuais. Confira 5 dicas de fantásticos livros escritos por mulheres. 

Há tantos livros para ler por aí, sobre os mais variados assuntos e de autores de todo o mundo. Atualmente, têm crescido cada vez mais o número de mulheres com publicações no mercado editorial. E isso é muito bom!

Selecionamos cinco dicas atuais com temáticas relevantes, todos livros escritos por mulheres, e que valem a pena ler menos menos uma vez na vida, seja no metrô, ônibus ou no sofá de casa num fim de semana. Prepare a listinha e boa leitura!

1. Quando me Descobri Negra – Bianca Santana

“Tenho 30 anos, mas sou negra há dez. Antes, era morena”. É com essa afirmação que a autora inicia uma série de relatos sobre experiências pessoais ou ouvidas de outras mulheres e homens negros. Assim lemos no verso de seu livro, lançado em 2015.

Bianca é jornalista, autora, militante feminista e doutoranda em Ciências da Informação na USP – SP. Neste livro, explora situações do dia a dia em que percebia preconceitos relacionados à cor de sua pele. Além de alguns textos autobiográficos, Bianca traz histórias de outras mulheres que também sentem na pele um tratamento diferente por serem negras no Brasil.

Há também relatos sobre a descoberta de sua ancestralidade e identidade. É um livro muito delicado e ao mesmo tempo profundo. Seu formato quadrado, a cor preta das páginas e as ilustrações internas dão um toque especial de singularidade à obra.

2. Persépolis – Marjane Satrapi

Este também é um livro autobiográfico, mas no formato de quadrinhos. Nele, a autora iraniana Marjane Satrapi conta sobre a sua infância e criação no Irã, no tempo da Revolução Islâmica. Conhecemos mais de como era viver com restrições e como a dualidade entre o que o governo impunha e a criação que teve por parte dos seus pais afetou a vida de Marjane.

É também um belo e denso relato, que se torna leve e prazeroso pela forma em que foi escrito. É difícil largar o livro até terminá-lo.

3. Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozi

O livro é pequeno, dá para ler em uma sentada, mas a sua mensagem é de extrema importância para os dias de hoje. Sejamos Todos Feministas é uma adaptação de uma palestra feita pela autora nigeriana Chimamanda Ngozi no TEDTalks.

Basicamente, o livro trata da importância do feminismo em um mundo em que o machismo é um conceito arraigado e naturalizado. Chimamanda traz pequenos exemplos de situações vividas por ela e que mostram realidades que as mulheres conhecem muito bem.

4. Ninguém Vira Adulto de Verdade – Sarah Andersen

Esta dica é de mais um livro de quadrinhos. Seu conteúdo é mais leve e informal que os outros, mas não deixa de ser uma boa leitura. As tirinhas tratam com humor de temas do cotidiano e é uma ótima pedida para relaxar e dar umas boas risadas.

Os desenhos de Sarah parecem captar nossas sensações perante situações do dia a dia e o livro é uma ótima dica para presentear uma amiga ou a si mesma.

5. Drogas: As histórias que não te contaram – Ilona Szabó

Se você quer entender um pouco mais sobre como funciona a cadeia de drogas no Brasil e como esse mercado afeta a vida de diferentes pessoas, este livro é um prato cheio.

Ilona Szabó é diretora-executiva do Instituto Igarapé, que entre outras coisas trabalha com pesquisas de segurança e desenvolvimento, e lançou o seu livro para abordar o assunto das drogas de forma que falta na mídia tradicional.

Além de histórias, Ilona também traz dados e nos apresenta políticas públicas de outros países que enxergam as drogas como um problema de saúde pública e buscam novas alternativas para combater o crime e ajudar aqueles que se tornam dependentes.

É um grande esclarecimento a respeito das causas, efeitos e de possíveis soluções para uma questão que ainda é tratada como tabu no Brasil.

Dica: se você curte autoras femininas e busca mais indicações de obras escritas por mulheres, recomendamos seguir o projeto Leia Mulheres!

Tem alguma outra dica? Deixe nos comentários!

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade. Escreve um blog sobre meio ambiente, sustentabilidade e consumo consciente. Também se dedica a cozinhar, como forma de prazer e arrisca novas receitas no tempo livre.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários