Exibido pela TV Cultura, produção chegou a ganhar prêmios e era um sucesso entre a crítica

Bum-bum-bum, Castelo Rá-Tim-Bum. Se você leu essa primeira frase no ritmo da música, então já sabe do que estamos falando. Lançada em 1994, a série Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura foi um dos programas de maior sucesso da emissora e permanece viva até hoje no coração e imaginário de seus fãs.

Nino, Biba, Pedro e Zequinha são alguns dos personagens que viviam aventuras no Castelo, ao lado de Bongô, Caipora, Celeste, Morgana, Dr. Vitor, Dr. Abobrinha, Etevaldo… a lista é grande e todos eles fizeram parte da infância de muitas crianças, hoje adultos. Mesmo com o fim do programa, as lembranças ligadas a seu nome continuam fortes.

Em 2014, o MIS – Museu da Imagem e do Som, realizou em São Paulo uma exposição dedicada à série de televisão. O sucesso foi tão grande que foi preciso estender o tempo de exibição da mostra, para que nenhum fã ficasse sem visitar todo o cenário que foi montado, incluindo reproduções dos ambientes do castelo.

Toda essa paixão que o Castelo Rá-Tim-Bum desperta nas pessoas foi o que motivou o jornalista Bruno Capelas a escrever um livro totalmente dedicado ao programa. Fruto de seu trabalho de conclusão de curso na faculdade, a obra foi aperfeiçoada e lançada como um dos mais completos guias dedicados à série.

RAIOS E TROVÕES

O livro, intitulado “Raios e Trovões” – uma referência a um dos bordões mais famosos do programa – é publicado pela editora Summus e traz entrevistas, fotografias e muitas histórias de bastidores. O autor ainda faz uma análise da influência que o Castelo Rá-Tim-Bum tem na cultura pop brasileira

Com roteiro de Flávio de Souza e direção de Cao Hamburger, indicado para o programa por Fernando Meirelles, Castelo-Rá-Tim-Bum foi exibido na televisão entre 1994 e 1997. Com a saída de Flávio durante o projeto, entrou no roteiro Ana Muylaerte, filha de Roberto Muylaert, então presidente da Fundação Padre Anchieta, que administra a TV Cultura.

E se bateu a nostalgia, não se preocupe. Além do livro Raios e Trovões, dá para matar a saudade (re)assistindo os episódios de Castelo-Rá-Tim-Bum, disponíveis no Youtube.  

Via.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários