TED é uma organização que traz uma série de conferências para disseminar ideias sobre tecnologia, negócios, criatividade, entretenimento e design. Surgida em 1984, com palestras poderosas, as Ted Talks são uma realização profissional para quem palestra e aulas incríveis para quem assiste. Uma das que se destacam é a fala da psicóloga Susan Pinker que ganhou bastante visibilidade. Não é nenhum roteiro e nenhuma garantia de que as pessoas que lerem esse artigo viverão mais de 100 anos.

Porém, Susan mostra que diversos fatores interferem na nossa longevidade. A cientista decidiu pesquisar em Sardenha, cidade italiana, porque haviam tantos centenários lá. A partir de seus aprendizados, Susan apresenta os 10 itens que contribuem para uma vida mais longa.

Conforme Susan Pinker explica, fica claro que fatores externos influenciam, e uma surpresa: o principal não está relacionado à doenças, exercícios físicos, dinheiro ou natureza. E sim com a vida social! Confira o vídeo da TED Talk de Susan completo abaixo:

10 PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIAM NA LONGEVIDADE
  • Integração social (relações frágeis ou fortes) – no caso de Sardenha, o próprio desenho urbanístico da cidade com ruas não ortogonais e casa próximas influencia para que os moradores tivessem contato com diferentes pessoas diversas vezes ao longo dos dias;
  • Relações próximas (fortes) – essas são as relações de confiança, e como diz Susan, são as pessoas que você pode pedir dinheiro emprestado ou que vão cuidar de você se acontecer uma emergência;
  • Não fumar (ou largar o cigarro);
  • Não beber (ou beber apenas moderadamente);
  • Vacina da gripe (reforçando a importância das vacinas nas nossas vidas);
  • Reabilitação cardíaca (para as pessoas que tiveram problemas cardíacos, é importante que após o incidente elas se cuidem, façam exercícios e estejam sempre tomando as precauções necessárias);
  • Exercícios;
  • Magreza x sobrepeso (na palestra, Susan aponta que as pessoas não deveriam sentir culpa pelo seu peso, já que isso é um indicativo baixo de longevidade);
  • Hipertensão sobre controle;
  • Ar limpo! 

 

sardenha italia ted talk

A ilha italiana da Sardenha tem 6 vezes mais centenários que o continente e 10 vezes mais do que a América do Norte. Por quê? De acordo com a psicóloga Susan Pinker, não é uma disposição ensolarada ou uma dieta com baixo teor de gordura e sem glúten que mantém o pessoal da ilha saudáveis – é a ênfase em relacionamentos pessoais próximos e interações cara a cara. 

Quantos dos 10 itens já fazem parte da sua rotina? Conte para nós nas redes da FTCmag! E para ver mais matérias relacionadas à Itália como exposições sob a água e guias turísticos, clique aqui!

Tereza Ribeiro é estudante de Arquitetura e Urbanismo com muito prazer e está sempre procurando aprender mais sobre um pouco de tudo, principalmente sobre cenografia, criatividade, inovação, filosofia, negócios e novas formas de viver. Regida sob novos desafios e convivência constante com a arte.

Tereza Ribeiro – já escreveu posts no FTCMAG.



Comentários