Pinterest aponta mudanças nos usuários, que estão mais preocupados com o impacto de suas ações

Que tal trocar o uso do plástico por vidro? Eles são laváveis e ainda podem ser usados na hora das compras! 

A preocupação com o meio ambiente e o futuro do planeta é um assunto muito sério. Na Europa, jovens estão se reunindo para protestar e chamar atenção para a realidade das mudanças climáticas, em diversos lugares do mundo. A ONU também alerta com relatórios sobre a perda da biodiversidade e que é hora de alterarmos nossos hábitos enquanto nações.

De acordo com um relatório do Pinterest, os mais jovens, classificados como Millennials ou Geração Z, são duas vezes mais propensos a pesquisar sobre sustentabilidade do que pessoas com mais de 38 anos. O estudo aponta ainda que houve um aumento de 265% (entre dezembro de 2017 e 2018) nas pesquisas dos usuários sobre estilo de vida sustentável para iniciantes.

A rede social aponta que as pessoas procuram por opções mais sustentáveis quando se trata de viagens, cuidado com os filhos, alimentação e estilo. “Mesmo que sejam pequenas mudanças cotidianas, é inspirador ver as pessoas trabalhando juntas para fazer a diferença”, diz Swasti Sarna, Insights do Pinterest.

Entenda por que consumo consciente, trabalho escravo e Slow fashion não são temas passageiros na moda

Vai viajar ou comer fora? Ao invés de utilizar talheres de plástico, tenha seu próprio kit de bolso. Funciona com os canudos também! 

As dez principais pesquisas relacionadas a sustentabilidade no Pinterest são:
  • Vida sustentável
  • Arquitetura sustentável
  • Moda sustentável
  • Embalagens sustentáveis
  • Casa sustentável
  • Sustentabilidade no cuidado infantil
  • Vida autossustentável
  • Desenvolvimento sustentável
  • Energia sustentável
  • Produtos sustentáveis

 

VIDA SUSTENTÁVEL

Nas buscas por “vida sustentável”, aparecem pesquisas sobre como eliminar o uso de plástico no dia a dia e ter uma vida próxima da ideia de lixo zero, seja em casa, no escritório e até mesmo em viagens.

Os usuários também pesquisaram sobre sustentabilidade na cozinha, por receitas mais saudáveis e com menos desperdício e por utensílios domésticos mais ecológicos, além das atividades em família (criar horta, minhocário, cozinhar) e até mesmo alternativas de presentes (furoshiki ou reutilizáveis de tecido, etc).

Você também já pensou que as tradicionais esponjas de lavar louça não são recicláveis e nem compostáveis e vão direto para o aterro sanitário? Para substituir use buchas vegetais ou com cerdas naturais, além de produtos para limpeza que agridem menos o ambiente.

Outra procura que aumentou no quesito casa foi em relação à compostagem e como cuidar da reciclagem e do lixo orgânico. Essa prática permite que restos de alimentos sejam transformados em uma terra adubada, que por sua vez pode ser usada para criar uma horta em casa. O processo também produz um biofertilizante, ou seja, um líquido formado pela transformação da matéria orgânica. Ele também pode ser usado para regar plantas, sem desperdício de nada.

ESTILO SUSTENTÁVEL

Já no quesito estilo, o Pinterest analisou que os existe um interesse crescente pelos usuários em descobrir marcas sustentáveis, seja nos materiais que usam, em como tratam seus funcionários e também com a consciência do impacto do processo produtivo no meio ambiente. Uma tendência é que mais do que comprar, as pessoas têm se interessado muito por outras formas de consumo, como aluguel de roupas e trocas, o que é bom para a natureza e para a carteira.

Por aqui, nós já escrevemos sobre algumas iniciativas na moda, como guarda-roupa compartilhado, brechós online, feiras de trocas de roupas como a Trocaderia e o eXcambo além de novos jeitos de se consumir moda pelo mundo. Se você perdeu, também vale ler essa matéria do ano passado com dicas para diminuir o uso de plástico e com informações da campanha #JulhoSemPlástico.

Quando a palavra é reduzir, colecionar sacolinhas plástico não faz muito sentido. É aí que entram as famosas, e cada vez mais estilosas, eco-bags. Uma solução prática que deve acompanhar você para todos os lados. Essas são feitas de rede/tela e também fáceis de guardar. 

VIAGENS SUSTENTÁVEIS

As pesquisas por “viagem sem lixo” também aumentaram em 74% com os usuários buscando maneiras de deixar a bagagem mais leve, reduzir a pegada de carbono e gerar menos resíduos pelo caminho.

Se para você é difícil incorporar novos hábitos, diz pra gente que tipo de dicas você gostaria de ver por aqui para te ajudar a pensar em formas mais sustentáveis para a nossa vida. E caso queira acessar o relatório completo do Pinterest, clique aqui.

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários