Saiba como usar tendências que vêm forte na área de UI para inovar em trabalhos de design visual

A área de UI – user interface – é responsável por desenvolver, entre outras coisas, telas de sites e aplicativos. Designers de interface do usuário estão por trás da composição de páginas virtuais, acessadas por computadores, celulares e tablets. 

Cada vez mais profissionais têm sido requisitados para esta função, uma vez que empresas entendem a importância de uma interface que auxilia o usuário em sua navegação. Pensando nisso, trouxemos aqui três tendências visuais que podem ser a grande aposta para este ano quando se trata de UI.

Com uma gama enorme de ferramentas disponíveis, tais como Sketch, Figma, pacote Adobe, Cinema 4D e Redshift, o design fica cada vez mais acessível e facilita o trabalho na hora de traduzir suas ideias para uma linguagem visual. A variedade de programas permite que novas formas de se comunicar sejam exploradas.

3 TENDÊNCIAS VISUAIS QUE SÃO GRANDES APOSTAS EM UI

 

1 – ILUSTRAÇÕES 3D

Em 2019, a técnica 3D ganhou outro patamar nas redes graças aos experimentos do Instagram conduzidos por entusiastas. Já neste ano, a prevalência do 3D aconteceu graças a ferramentas poderosas como OctaneRender e RedShift, além de gráficos mais simples. 

Softwares mais desenvolvidos têm permitido que artistas de diferentes domínios se joguem em experimentações tridimensionais. Ideias antigas podem ser transformadas em projetos totalmente novos e existem milhões de maneiras de criar em 3D.

Ilustrações de Luis Yrisarry Labadía no Behance

Ilustração por Mike | Creative Mints no Dribbble

Ilustração de Crystal Yumumu no Dribbble

Alguns campos promissores são: ilustrações para pequenas e médias empresas, empresas de alta tecnologia (IA, big data, etc.) e empresas relacionadas à TI, ilustrações infantis e ilustrações experimentais, as ilustrações de figuras geométricas. 

2 – ANIMAÇÕES

Em tempos acelerados, animações e motion design com certeza encontram seu espaço. Avanços mais recentes, que foram muitas vezes considerados impossíveis, abriram portas para possibilidades extraordinárias.

Recentemente, houve um movimento forte de misturar técnicas 2D e 3D, incentivando designers a adicionarem uma camada extra de informação em seus trabalhos. Isso resultou em representações visuais mais fluidas, adicionando um visual mais realístico a diversos trabalhos. Um bom exemplo de animação visual é a página dos AirPods Pro, da Apple.


Algumas ferramentas ótimas na hora de criar animações são ScrollMagic. js, Three.js, Anime.js, Mo.js, Velocity e Scroll Reveal. Para designers iOS, o SwiftUI é uma opção rápida e prática.

Ilustração de Daniel Tan no Dribbble

 

Ilustração de Zak Steele-Eklund no Dribbble

É preciso moderação. Um uso exagerado deste recurso pode não só criar ruídos na experiência do usuário como também comprometer a performance.

3 – IMAGENS CUSTOMIZADAS

Mais uma tendência que surgiu no começo do ano passado e que continua como forte aposta para 2020 são ilustrações customizadas, principalmente para o design comercial. Se alguns anos atrás era difícil convencer clientes a adotarem ilustrações feitas sob medida para seus negócios ou empresas, hoje em dia isso se tornou um padrão no setor.

Bancos de imagens geralmente se utilizam de objetos genéricos, de fácil visualização. Com o crescimento da Inteligência Artificial, blockchain, big data e machine learning, as ilustrações customizadas se tornaram a grande novidade dentro do design moderno e do UI design

Ilustração da equipe Netguru

Ilustração de Ben Schade no Dribbble

Ilustração de Calvin Sprague no Behance

O esquemorfismo, conceito de design que produz itens com características similares a seus representantes na vida real, era muito utilizado nos primeiros Iphones. Desde então, caiu em desuso, sendo reservado para design de jogos, por exemplo. Profissionais perceberam que um estilo de fácil compreensão fazia muito mais sucesso do que narrar uma história. Um estilo mais clean também incentiva designers a se dedicarem a criações inéditas.

Via

Mariana é jornalista e comunicadora. Adora descobrir novos lugares, explorar a cidade a pé e andar sem pressa. Se interessa por viagem, cultura e tudo o que é novidade.

Mariana – já escreveu posts no Follow the Colours.


Você também poderá gostar de:

Comentários